sábado, 22 de dezembro de 2012

PAIS NA BÍBLIA - DAVI – Um grande rei, mas como pai é outra historia.



Se há um personagem na Bíblia que podemos admirar por sua coragem, devoção a Deus e fidelidade a um chamado especial ‘e sem duvida Davi. Em nenhum lugar da Bíblia, Jesus ‘e chamado “filho de Abraão”, ou “filho de Jacó”, mas “filho de Deus”. Sem duvida ‘e o personagem mais famoso antes de Cristo. Se Davi foi um homem reverenciado por seus atos enquanto esteve a frente do povo de Israel, o  mesmo não podemos dizer de sua vida enquanto  marido e pai. A Bíblia em parte alguma procura disfarçar os pecados ou defeitos de caráter dos filhos de Deus. O propósito bíblico ao relatar os defeitos e pecados de Davi e de tantos outros pais e mães ‘e para nos divertir por meio de seus exemplos negativos.

Sua família:

Davi foi bisneto de Rute e Boaz, neto de Obede e filho de Jesse (Rt 4.21-22). Seu pai teve nove filhos sendo Davi o mais jovem. Teve, segundo os registros bíblicos, 19 filhos (2Sm 3-5), de Bate-Seba, nasceram Salomão, Samua, Sobabe e Nata (1Cr 3.5). Das concubinas foram vários (2Sm 5.14-16). De Mical não tem registro que tenha nascido filhos.

Uma família problemática.

Na historia de vida familiar de Davi, encontramos a presença de adultério, poligamia, incesto, assassinato, perseguição entre filhos.

Sua grande área vulnerável era realmente a família. Vejamos em que Davi errou como pai.

Mau exemplo no relacionamento conjugal.

Embora a poligamia tenha sido, em alguns lugares do Oriente ainda seja, uma pratica adotada. Davi errou nesta área da vida. Como homem conhecedor das leis de Deus para seu povo, Davi errou em não passar para os filhos o exemplo de monogamia. O que vemos ‘e a sua descendência seguir o mesmo caminho do pai, especialmente na vida de Salomão. O escritor do livro de Reis declarou que Salomão, seu filho com Bate-Seba teve 700 mulheres e 300 concubinas! A Bíblia afirma que: “Tinha ele setecentas mulheres, princesas, e trezentas concubinas; e suas mulheres lhe perverteram o coração” – 1Rs 11.3. O próprio Salomão declarou ter concubinas em grandes números: “Ajuntei também para mim prata e ouro, e tesouros dos reis e das províncias; provi-me de cantores e cantoras, e das delícias dos filhos dos homens, concubinas em grande número” – Ecl 2.2.

Se quisermos ajudar os nossos filhos a construírem famílias que serão bênçãos no futuro devemos ensiná-los através de bons exemplos em nossa vida conjugal. Se vivermos bem no casamento, com certeza nossos filhos desejarão  se casar, constituir famílias e serem felizes nessa área.

Falta de limite.

Um dos relatos mais tristes da historia de Davi como pai esta em 1Rs 1.6. O texto diz que: “Ora, nunca seu pai o tinha contrariado, dizendo: Por que fizeste assim?”.

Davi tinha serias dificuldades em chamar seus filhos a responsabilidade. Não colocava limites, não disciplinava seus filhos. O mesmo aconteceu quando Amnon cometeu incesto com Tamar. Davi, ao saber do acontecido, apenas se irou, mas não tomou nenhuma atitude disciplinadora contra Amnon: “Quando o rei Davi ouviu todas estas coisas, muito se lhe acendeu a ira” – 2Sm 13.21.

Os filhos precisam saber claramente que Deus, ao colocar os pais na família, deu-lhes a tarefa de disciplinar, instruir: “E vós, pais, não provoqueis à ira vossos filhos, mas criai-os na disciplina e admoestação do Senhor” – Ef 6.4. Os filhos precisam de disciplina, de correção, de limites. Pais que não colocam disciplina, com medo de  entristecer os filhos, estão falhando seriamente. Devemos mostrar claramente o que ‘e certo e o que ‘e errado, mesmo que isto lhes aborreça por algum tempo.

Se não colocarmos limites em nossos filhos, com certeza colheremos tristezas no futuro. Muitos pais estão chorando porque não comunicaram para seus filhos o que ‘e certo e o que ‘e errado. Que precisamos respeitar as fronteiras nos relacionamentos  interpessoais.

Falhas em promover o perdão e a paz na família.

Outra historia triste acontecida na família de Davi foi o caso de incesto de Amnon e Tamar. A historia esta registrada em 2Sm 13.1-22. Após a se efeiçoar a sua irmã, Amnon arma um plano para se relacionar sexualmente com sua irmã. Tendo conseguido o que queria, Tamar ‘e desprezada e humilhada: “Então ela lhe respondeu: Não há razão de me despedires; maior seria este mal do que o outro já me tens feito. Porém ele não lhe quis dar ouvidos, mas, chamando o moço que o servia, disse-lhe: Deita fora a esta mulher, e fecha a porta após ela. Ora, trazia ela uma túnica talar; porque assim se vestiam as filhas virgens dos reis. Então o criado dele a deitou fora, e fechou a porta após ela. Pelo que Tamar, lançando cinza sobre a cabeça, e rasgando a túnica talar que trazia, pôs as mãos sobre a cabeça, e se foi andando e clamando” – 2Sm 13.16-19. Abssalao, seu irmão, assim que ficou sabendo da historia, logo arquitetou um plano para vingar Amnon do seu feito pecaminoso. E assim fez. Após tramar um plano diabólico, Amnon foi assassinado. A reação de Davi? Mais uma vez a Bíblia diz que foi omisso. Nenhuma condenação a atitude de Absalao.


Analisando esta triste historia, vemos consecutivos erros nas atitudes de Davi para com seus filhos. Não mostrou a Amnon que o que fizera era um pecado: “A nudez da filha da mulher de teu pai, gerada de teu pai, a qual é tua irmã, não a descobrirás” – Lv 18.11. Não consolou Tamar. Não promoveu o perdão e reconciliação entre os filhos. Sua omissão levou Absalão a tomar atitudes erradas e também pecaminosas.

Como pai, Davi deveria ser um ministro da paz, da harmonia e do perdão. Não o foi. E isso ficou registrado em sua historia familiar como algo negativo.

Falha em não se relacionar amigavelmente com o filho.

Após cometer assassinato. Absalão foge e fica três anos exilado: “38 Tendo Absalão fugido para Gesur, esteve ali três anos” – 2Sm13.38. Ao sentir saudades de seus filhos Absalão, Davi planeja com Joabe um plano para trazê-lo de volta a Jerusalém – 2Sm 14.1-22. Voltando a Jerusalém, Davi ao invés de receber Absalão de pronto, manda-o para a sua casa: “E disse o rei: Torne ele para sua casa, mas não venha à minha presença. Tornou, pois, Absalão para sua casa, e não foi à presença do rei” – 2 Sm 14.24. “Assim ficou Absalão dois anos inteiros em Jerusalém, sem ver a face do rei” – 2 Sm 14.28. Durante este tempo os netinhos de Davi nasceram: “Nasceram a Absalão três filhos, e uma filha cujo nome era Tamar; e esta era mulher formosa à vista” – 2 Sm 14.27. Durante este tempo, Absalão ordenou que toda a plantação de Joabe fosse queimada: “Pelo que disse aos seus servos: Vede ali o campo de Joabe pegado ao meu, onde ele tem cevada; ide, e ponde-lhe fogo. E os servos de Absalão puseram fogo ao campo” – 2 Sm 14.30. Era uma forma de chamar a atenção de seu pai. Passados os dois anos, Davi ordenou que chamassem Absalao ao palácio. Ao invés de se ter uma reconciliação real de pai e filho, o que vemos ‘e um encontro formal, não de pai com um filho que carecia de amor, mas de um rei com um súdito: “Foi, pois, Joabe à presença do rei, e lho disse. Então o rei chamou Absalão, e ele entrou à presença do rei, e se prostrou com o rosto em terra diante do rei; e o rei beijou Absalão” – 2 sm 14.33. O que vem depois ‘e só tristeza, rivalidade, lagrimas e morte. Davi ‘e exilado e perseguido pelo próprio filho. A batalha final ‘e digna de uma peca dramática. Davi com seu poderoso exercito luta com o de Absalão. Mesmo recomendando não matar seu filho, Joabe o mata: “Então disse Joabe: Não posso demorar-me assim contigo aqui. E tomou na mão três dardos, e traspassou com eles o coração de Absalão, estando ele ainda vivo no meio do carvalho” – 2 Sm 18.14. Ao saber da morte do filho, o choro de Davi ‘e comovente: “Pelo que o rei ficou muito comovido e, subindo à sala que estava por cima da porta, pôs-se a chorar; e andando, dizia assim: Meu filho Absalão, meu filho, meu filho Absalão! Quem me dera que eu morrera por ti, Absalão, meu filho, meu filho!”. – 2 Sm 18.33.

Esta historia do relacionamento de Davi nos mostra um pai distante do filho. Um pai que não soube administrar os conflitos entre os irmãos, de um pai que se distancia, não somente fisicamente, mas acima de tudo, emocionalmente. Um pai que teve uma oportunidade de se reconciliar com o filho, mas o tratou como mais um dos seus súditos. Creio que ao chorar a morte de Absalão, Davi chorou pela impossibilidade de jamais se reconciliar com o filho.

Davi não foi pai digno de imitação. Seus erros nos mostram que muitas vezes somos grandes para os de fora, mas tremendamente falhos para os de casa. Só pela graça de Deus ‘e que Davi, mesmo com todas as suas faltas, ficou conhecido como sendo “um homem segundo o coração de Deus”.

Um comentário:

  1. MUITA PAZ, SAÚDE E FELICIDADES!!
    UM ABENÇOADO NATAL E UM ANO NOVO DE MUITAS REALIZAÇÕES!!

    ResponderExcluir