quarta-feira, 11 de abril de 2012

SERMAO DA MONTANHA - LIÇÃO 10 – A PIEDADE DO CRISTÃO


“Guardai-vos de fazer vossas boas obras diante dos homens, para serdes vistos por eles. Do contrário, não tereis recompensa junto de vosso Pai que está no céu.” (Mt 6,1).

  1. INTRODUÇAO.

O cuidado de não praticarmos publicamente nossos deveres espirituais para que sejamos admirados pelos outros (Mt 6,1) introduz toda a seção que vamos estudar nesta lição. Os três exemplos de piedade cristã considerados por Jesus – a esmola, a oração e o jejum – são tão inerentes à vida do cristão que o propósito de Jesus no sermão não foi levar os discípulos a praticar essas coisas, mas ensinar-lhes a maneira correta de fazê-lo, diante de Deus.

Os assuntos aqui analisados integram o corpo doutrinário de praticamente todos os sistemas religiosos ao redor do mundo. Essa semelhança com o cristianismo bíblico não diminui a importância da esmola, oração e jejum para nós. O importante não está na semelhança, mas na diferença entre o que a Bíblia ensina e os demais credos. E é exatamente para fazer diferença que fomos chamados.

  1. A ESMOLA CRISTÃ – (Mt 6,2-4).

                      I.    A palavra grega para esmola significa compaixão, alivio imediato aos pobres em dinheiro ou outras coisas.

A ajuda ao necessitado é parte integrante da conduta ideal do povo de Deus – “Nunca faltarão pobres na terra, e por isso dou-te esta ordem: abre tua mão ao teu irmão necessitado ou pobre que vive em tua terra” (Dt 15,11). O Sl 41,1 – “Bem-aventurado é aquele que considera o pobre; o Senhor o livrará no dia do mal” – apela para o interesse pessoal que se deve ter pelos pobres. Jesus falou da benção da doação – “Em tudo vos tenho mostrado que assim, trabalhando, convém acudir os fracos e lembrar-se das palavras do Senhor Jesus, porquanto ele mesmo disse: É maior felicidade dar que receber!” (At 20,35). Isso implica que o cristão não pode se esquecer de que ter sido salvo pela graça mediante a fé, e “não por obras”, não contradiz a verdade de que foi salvo “por boas obras” (Ef 2,8-10). Boas obras certamente incluem as esmolas. Mas isso n ao é dar indiscriminadamente. São palavras do Didaqué (antigo documento cristão): “Que tua esmola sue em tuas mãos, até saberes a quem dar”.

                    II.    A qualidade de esmola tem muito a ver com a motivação.

Exatamente o contrário do que faziam os escribas e fariseus, que buscavam a gloria dos homens – “Como podeis crer, vós que recebeis a glória uns dos outros, e não buscais a glória que é só de Deus?” (Jô 5,44); “Assim preferiram a glória dos homens àquela que vem de Deus.” (Jô 12,43), Jesus disse que o cristão não deve dar esmolas com um espírito de auto - gratificação, para engrandecer seu ego. Mas se Jesus proíbe a busca de louvor dos outros e até de nós mesmos quando damos esmolas, por que nos incentiva a procurar a recompensa de Deus? Não seria apenas mudar a forma da vaidade?

a)    Ser motivado por recompensa nem sempre está errado.

O próprio Jesus suportou a cruz em troca da alegria que o aguardava:

“Em vez de gozo que se lhe oferecera, ele suportou a cruz e está sentado à direita do trono de Deus.” (Hb 12,2).

Moisés fez uma grande renuncia por causa do galardão de Deus:

“Foi pela fé que Moisés, uma vez crescido, renunciou a ser tido como filho da filha do faraó, preferindo participar da sorte infeliz do povo de Deus, a fruir dos prazeres culpáveis e passageiros. Com os olhos fixos na recompensa, considerava os ultrajes por amor de Cristo como um bem mais precioso que todos os tesouros dos egípcios. Foi pela fé que deixou o Egito, não temendo a cólera do rei, com tanta segurança como estivesse vendo o invisível.” (Hb 11,24-27).

E não apenas ele, mas todos os heróis da fé se motivaram na justa recompensa divina:

“Ora, sem fé é impossível agradar a Deus, pois para se achegar a ele é necessário que se creia primeiro que ele existe e que recompensa os que o procuram. Pela fé na palavra de Deus, Noé foi avisado a respeito de acontecimentos imprevisíveis; cheio de santo temor, construiu a arca para salvar a sua família. Pela fé ele condenou o mundo e se tornou o herdeiro da justificação mediante a fé. Foi pela fé que Abraão, obedecendo ao apelo divino, partiu para uma terra que devia receber em herança. E partiu não sabendo para onde ia. Foi pela fé que ele habitou na terra prometida, como em terra estrangeira, habitando aí em tendas com Isaac e Jacó, co-herdeiros da mesma promessa. Porque tinha a esperança fixa na cidade assentada sobre os fundamentos (eternos), cujo arquiteto e construtor é Deus.” (Hb 11,6-10).

Isso tem tudo a ver com cada um de nós:

“Porque teremos de comparecer diante do tribunal de Cristo. Ali cada um receberá o que mereceu, conforme o bem ou o mal que tiver feito enquanto estava no corpo.” (2 Cor 5,10).

b)   Deus não vê como vê o homem.

“Mas o Senhor disse-lhe: Não te deixes impressionar pelo seu belo aspecto, nem pela sua alta estatura, porque eu o rejeitei. O que o homem vê não é o que importa: o homem vê a face, mas o Senhor olha o coração.” (1 Sm 16,7).
A natureza da recompensa divina difere da recompensa dos homens. Uma forma de recompensa é ver o alivio do necessitado por nosso intermédio.

  1. A ORAÇAO CRISTÃ – Mt 6,5-8).

No segundo exemplo da piedade cristã, Jesus novamente chama nossa atenção para a diferença entre a hipocrisia e a realidade. É interessante a referencia aos hipócritas quando diz que eles “gostam de orara”. Contudo, a intenção era se exibirem nos lugares mais públicos como as sinagogas e os cantos das praças. O problema não estava na postura (em pé) nem na diferença de lugares (sinagogas e praças), mas na motivação – “serem vistos dos homens”. Apenas oravam de si para si mesmos:

 “O fariseu, em pé, orava no seu interior desta forma: Graças te dou, ó Deus, que não sou como os demais homens: ladrões, injustos e adúlteros; nem como o publicano que está ali.” (Lc 18,11).

A recompensa que recebiam não passava do aplauso dos homens. Esse tipo de farisaísmo continua vivo ainda hoje.

Em contraste com a hipocrisia exibicionista dos fariseus, Jesus nos chama para a oração secreta. Imagina-se que ser hipócrita na oração a soas com Deus seria o cúmulo do fingimento. O quarto referido em Mt 6,6 representa uma despensa onde se guardavam tesouros. Era um lugar privativo ao administrador da casa. A implicação é que quando vamos orar em secreto, os tesouros de Deus nos aguardam, pois essa é a promessa: “Teu pai, que vê em secreto, te recompensará”. Se não conseguirmos entrar no nosso quarto, fechar a porta e ficar a sós em comunhão com nosso pai celestial, pergunta-se: De que espécie de cristãos nós somos?

A “hipocrisia” era a marca dos fariseus e as “vãs repetições” identificavam os gentios ou pagãos.

“Nas vossas orações, não multipliqueis as palavras, como fazem os pagãos que julgam que serão ouvidos à força de palavras.” (Mt 6,7).

Jesus não está proibindo repetição nas orações, pois ele não só recomendou como também praticou.

“Deixou-os e foi orar pela terceira vez, dizendo as mesmas palavras.” (Mt 26,44).

O apóstolo Paulo também essa pratica;

“Demais, para que a grandeza das revelações não me levasse ao orgulho, foi-me dado um espinho na carne, um anjo de Satanás para me esbofetear e me livrar do perigo da vaidade. Três vezes roguei ao Senhor que o apartasse de mim.” (2 Cor 12,7-8).

O que ele condena é a verbosidade do “muito falar” quando se ora.
“Nas vossas orações, não multipliqueis as palavras, como fazem os pagãos que julgam que serão ouvidos à força de palavras.” (Mt 6,7).

Dizem-nos muitos santos que quando nossa oração se aprofunda, cada vez mais precisamos de menos palavras. O Deus do cristão não se impressiona com o volume de palavras e o tempo gasto na oração.

Se Deus sabe do que precisamos antes de orarmos, porque então orar?

“Não os imiteis, porque vosso Pai sabe o que vos é necessário, antes que vós lho peçais.” (Mt 6,8).

Os cristãos não oram com a intenção de informar a Deus de suas necessidades, mas para mostrar confiança e dependência dele.

  1. O JEJUM CRISTÃO – (Mt  6,16-18).

Muitos cristãos vivem hoje como se Mt 6,16-18 tivesse sido arrancado de suas Bíblias. Mas não temos nenhuma razão para destacar mais o dar e o orar dop que jejuar.

                      I.    Quem praticava o jejum?

a)    O povo de Israel recebeu a ordem de jejuar uma vez por ano, nos dia da Expiação (Lv 16,29-31; 23,26-32; Nm 29,7)

b)   Depois do cativeiro na babilônia passou-se a praticar quatro jejuns, para lembrar os dias do exílio (Zc 7,3-5; 8,19).

c)    Os fariseus jejuavam duas vezes por semana (Lc 18,12).

d)   Os discípulos de João Batista também jejuavam (Mt 9,14; Lc 5,33).

e)    O próprio Jesus jejuou antes de começar o seu ministério publico (Mt 4,1-2).

f)     A igreja primitiva seguiu o exemplo de Jesus (At 13,1-3; 14,23.

g)   Os apóstolos jejuavam (2 Cor 6,5)


                    II.    O jejum é um meio ou um fim em si mesmo?

O jejum não obtém um favor automático de Deus, pois se não for acompanhado de uma conduta correta, sua prática perde o sentido (Is 58,1-12; Jr 14,11-12). Ele não deve chamar as atenções para nós mesmos, mas expressar nossa humildade diante de Deus, que tudo conhece.

                   III.    Que é jejum?

O jejum é a abstenção total ou parcial de alimentos e de água durante períodos de tempos longos ou curtos, a critério de quem vai jejuar, sempre com razoes especificas.

                  IV.    Quando o jejum é praticado?

O jejum sempre foi praticado em ocasiões de grandes decisões (2 Cr 20,1-4; Ed 8,21-23; Et 4,16); em momentos de tristezas (1Sm 31,13; Ne 1,4); de arrependimento (Ne 9,1-2; Jn 3,5-9); e sempre acompanhado de orações (Sl 35,13). O jejum pode ser individual ou coletivo (2Sm 12,22; Jz 20,26; Jr 1,14).

  1. CONCLUSÃO.

Devemos concluir esta lição lembrando a todos que o Deus da Bíblia odeia a hipocrisia, pois Ele é o Deus da verdade e da realidade. Mantenhamo-nos conscientes de que estamos sempre na sua presença, e que a nossa dádiva, a nossa oração e o nosso jejum devem ser para agradar a Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário