segunda-feira, 9 de abril de 2012

A PÁRABOLA DO GRÃO DE MOSTARDA E DO FERMENTO


(Evangelho de Lucas cap.13 vers: 18-21)
 
"Dizia Jesus : a que é semelhante o reino de Deus e a que o compararei ? É semelhante a um grão de mostarda que um homem plantou na sua horta ; e cresceu e fez-se árvore ; e as aves do céu aninharam-se nos seus ramos . Disse mais : A que compararei o reino de Deus ? É semelhante ao fermento que uma mulher tomou e escondeu em três medidas de farinha , até ficar tudo levedado .
 
Lição que extraímos :
 
A parábola do grão de mostarda e a do fermento, que se lhe segue , completam-se entre si.  Falam do crescimento do mal dentro do atual reino visível de Deus .   A parábola do grão de mostarda fala do pequeno começo desse reino e seu desenvolvimento subseqüente no decurso do tempo.  Ele começou apenas com Jesus e um grupo de discípulos dedicados.  No entanto, a manifestação atual e visível do reino crescerá até tornar-se grande organizado e poderoso . Ele aceitará nos seus “ramos”,(isto é, na sua comunhão) as aves do céu, isto é, elementos malignos que removem as sementes da verdade ; onde as aves figuram os agentes do mal .

O fermento é normalmente , considerado nas Escrituras, tipo de presença do mal ou da impureza .  Ele fermenta, desintegra ou corrompe . No Novo Testamento o fermento    é empregado para representar o falso ensino e as doutrinas malignas dos fariseus ,  dos saduceus e dos herodianos.

Todo cristão deve tomar cuidado para que o fermento do mal não afete sua vida .

O segredo da vitória contra isso consiste em sempre olhar para Jesus com fé ; em desprezar as coisas do mundo ; em permanecer na Palavra de Deus ; e aguardar a volta de Cristo;  em constantemente ouvir e obedecer a voz do Espírito Santo., em estar disposto a sofrer com Cristo ; e por Cristo ; em lutar contra todas as formas do mal; em defender o evangelho ; e em revestir-se de toda a armadura de Deus .
 
Quem eram os saduceus ?
 
Eram os que negavam a validade permanente de qualquer escrito sagrado , além das leis escritas do Pentateuco. Rejeitavam as doutrinas mais adiantadas da alma e do após-vida , da ressurreição , das recompensas , das retribuições, dos anjos e demônios. Acreditam que não existe destino, que os homens tem a livre escolha entre o bem do mal, sendo que a prosperidade ou a advertência era o resultado de seu próprio curso de ação.
 
Quem eram os fariseus ?

Eram os membros de uma seita dos judeus , que ostentavam grande santidade exterior
na sua vida .    Aquele que não tem senão a ostentação da virtude : hipócrita . Sob um rigorismo aparente , os fariseus escondiam os hábitos mais depravados. Jesus Cristo, tendo-lhes desmascarado o orgulho e a hipocrisia , comparou-os a sepulcros  caiados , por fora, e cheios por dentro de podridão e negrura ; os fariseus ligaram-se com os príncipes dos sacerdotes contra Ele , amotinaram a população e fizeram-no condenar ao suplicio da cruz . Esta palavra (fariseu) diz-se, no figurado , dos beatos falso e d’aquele que só tem a máscara da piedade e virtude .
 
Quem eram os herodianos ?

Eram os inimigos de Jesus 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário