terça-feira, 27 de março de 2012

PARÁBOLAS DE JESUS - A PARÁBOLA DO SEMEADOR



(Evangelho de Marcos cap.4 vers. 2-20)
 
Voltou Jesus a ensinar  à beira mar. E reuniu-se numerosa multidão a ele , de modo que entrou num barco onde se assentou, afastando-se da praia. E todo o povo estava à beira-mar , na praia. Assim lhes ensinava muitas coisas por parábolas , no decorrer do seu doutrinamento. Ouvi : Eis que saiu o semeador a semear . E, ao semear, uma parte caiu à beira do caminho , e vieram as aves e a comeram. Outra caiu em solo rochoso, onde a terra era pouca, e logo nasceu , visto não ser profunda a terra . Saindo, porém, o sol a queimou, e, porque não tinha raiz, secou-se. Outra parte caiu entre os espinhos ; e os espinhos cresceram e a sufocaram , e  não deu fruto. Outra, enfim, caiu em boa terra e deu fruto que vingou e cresceu , produzindo a trinta a sessenta e a cem por um. E acrescentou : Quem tem ouvidos para ouvir, ouça . 

A explicação da parábola

Quando Jesus ficou só, os  que estavam junto dele com os doze   o interrogaram a respeito das parábolas. Ele lhes  respondeu : A vós outros é dado conhecer o mistério do reino de Deus; mas, aos de fora, tudo se ensina por meio de parábolas ; para que, vendo, vejam e não percebam ; e, ouvindo, ouçam e não entendam ; para que não venham a converter-se , e haja perdão para eles. Então, lhe perguntou : Não entendeis esta parábola e como compreendereis todas as parábolas ? O semeador semeia a palavra . São estes os da beira do caminho, onde a palavra é semeada ; e, enquanto a ouvem logo vem Satanás e tira a palavra semeada neles. Semelhantemente, são estes os semeados em solo rochoso, os quais , ouvindo a palavra, logo a recebem com alegria . Mas eles não têm raiz em si mesmo , sendo, antes, de pouca duração ; em lhes chegando a angústia ou a perseguição por causa da palavra, logo se escandalizam . Os outros , os semeados entre os espinhos, são os que ouvem a palavra, mas os cuidados do mundo, a fascinação da riqueza e as demais ambições , concorrendo, sufocam a palavra, ficando ela infrutífera. Os que foram semeados em boa terra são aqueles que ouvem a palavra e a recebem, frutificando a trinta , a sessenta e a cem por um .

Nesta parábola Jesus já deu a explicação.
 
Como reforço vou dizer algumas palavras : O que o pregador evangélico semeou, diz Cristo, é a palavra de Deus. Os espinhos, as pedras, o caminho e a terra boa , em que a semente caiu, são os diversos corações dos homens. Os espinhos – são os corações embaraçados, com cuidados, com riquezas, com delícias ; e nestes afoga-se a palavra de Deus. As pedras são os corações duros e obstinados ; e n’estes seca-se a palavra de Deus , e se nasce, não cria raízes. Os caminhos- são os corações inquietos e perturbados com a passagem e tropel das coisas do mundo, umas que vão, outras que vêem, outras que atravessam , e todas passam; e n’estes é pisada a palavra de Deus, porque ou a desatendem, ou a desprezam. Finalmente, a terra boa são os corações bons, ou os homens de bom coração, nestes prende e frutifica a palavra divina , com tanta fecundidade e abundância , que se colhe cento por um.

Nenhum comentário:

Postar um comentário