quarta-feira, 1 de novembro de 2023

Quais são às 12 Tribos de Israel e como foram criadas

A história de Israel tem sua origem relatada nas sagradas escrituras e se inicia no livro de Gênesis começando com Abraão. Abraão era um homem segundo o coração de Deus e foi escolhido como o grande patriarca, ele teve um filho chamado Isaque, esse foi oferecido, por seu pai, como sacrifício a Deus e antes que Abraão consumasse o ato  foi impedido por Deus que reconheceu que ele era fiel. Isaque teve um filho chamado Jacó. 

 

Após um encontro com Deus o nome de Jacó foi mudado para Israel e por isso seus descendentes são chamados de o povo de Israel. Israel teve 12 filhos e uma filha e desses filhos surgiram as 12 tribos de Israel que receberam como herança partes da terra de Israel. E as 12 tribos de Israel são:

 

Rúben

Foi o primogênito dado por Lia a Israel. Rúben não teve o direito de filho mais velho de assumir o lugar de Israel como chefe da família pois teve relações com uma das concubinas do seu pai o desonrando.

 

O símbolo que representa Rúben é uma mandrágora, pois ele encontrou essas mandrágoras para sua mãe como auxílio para fertilidade e assim dar mais filhos para Jacó.

 

No Êxodo os homens da tribo de Rúben se rebelaram contra Moisés e foram punidos por Deus. Mais tarde, quando chegaram à terra prometida, a tribo de Rúben decidiu ficar escolheu  ficar na parte leste do Rio Jordão e se tornaram uma tribo de pastores de ovelhas.

 

Simeão

 

Uma curiosidade sobre o nome de Simeão é que seu significado é “aquele que escuta” e o símbolo que representa essa tribo é a torre e as muralhas da cidade de Siquém. Ele recebe esse símbolo pois, junto com seu irmão Levi, ele destruiu a cidade de Siquém pois os homens daquela cidade molestaram sua irmã Diná.

 

O território que Simeão recebeu quando entraram na cidade de Israel foi uma parte dentro do território de Judá, e por Judá ser uma tribo maior a tribo de Simeão foi extinguida com o passar do tempo.

 

Levi

Mais um dos filhos que Lia deu a Jacó foi Levi. Considerado um homem violento, ele e Simeão foram responsáveis por destruir a cidade de Siquém por causa da desonra de Diná. 

 

Levi deu origem a uma das tribos de Israel e tem uma singularidade diante das outras tribos. Levi não recebeu nenhuma herança da divisão das terras de Israel após os 40 dias no deserto. Foi ordenado por Deus para que fosse separados para com Arão, servirem no Templo e tivessem o próprio Deus como herança.

 

A tribo de Levi foi separada para Deus para o servirem, eram eles que cuidavam do templo, tocavam os instrumentos e faziam as manutenções. Nenhuma outra tribo exerceria essa função a não ser a tribo de Levi. E dentro da tribo de Levi foi separado uma família para dar origem aos sarcedotes, a família de Cohen.

 

A tribo de Levi é representada pelo símbolo do peitoral do sumo sacerdote que possui 12 pedras que são as 12 tribos sendo que o serviço à Deus eles faziam por todo povo.

 

Judá

 

É a maior entre as tribos de Israel e a que recebeu a maior porção de terra por herança, por isso que uma grande parte das terras de Israel recebem o nome de Judá como montanhas de Judá, deserto da Judéia,o povo de Israel tem como religião o Judaísmo que é oriundo do nome Judá e a bandeira de Jerusalém recebe o que é o símbolo da tribo que é o leão. 

 

Como dito, o símbolo de Judá é principalmente representado por um leão, pois no momento em que os filhos de Jacó recebem a benção, seu pai o abençoou como um leão que irá possuir o Reinado.

 

O território de Judá foi tão grande que no decorrer da história foi considerado um reino separado de Israel e teve como seu primeiro  rei Davi que era o escolhido de Deus, e foi de Judá que os profetas anunciaram a vinda do Messias Jesus.

 

 

Foi o primeiro filho que foi dado a Jacó pela sua concubina Bila. A tradução do seu nome é Juiz e por isso foi abençoado por Jacó como “Aquele que Julgará o seu povo.”.  O símbolo da Tribo de Dã é representado tanto por uma balança que refere-se ao seu nome e como foi abençoado e uma Serpente, pois Dã foi derrubado do seu cavalo quando uma serpente mordeu o seu calcanhar.

 

O território que Dã conquistou como herança é o local onde se situa a grande Tel-Aviv, porém, por ter sido na época um local habitado pelos Filisteus e esse povo obter um grande poderio militar, a tribo de Dã nunca conseguiu conquistar a quela terra ficando com a região que faz fronteira com o Líbano.

 

Naftali

 

O segundo filho que Bila deu a Jacó foi Naftali, teve como parte da sua herança as terras próximas ao mar da Galiléia, uma região muito próspera, pois existiam algumas das rotas comerciais mais importantes da época levando muita riqueza e prosperidade.

 

O símbolo de Naftali é uma gazela, pois foi assim que nas escrituras ele foi abençoado por seu pai.

 

Gade

 

Gade foi o primeiro filho que Zilpa, que era uma das concubinas, deu a Jacó. Sua tribo tem como símbolo uma tenda, pois na divisão das terras de Israel foi dada a Gade é onde hoje se encontra a Jordânia e essa região é muito árida e o trabalho que a tribo exercia era de pastores e viviam andando para lugares onde fosse melhor para cuidar das suas ovelhas.

 

Aser

 

Aser é o segundo filho da concubina Zilpa, seu nome significa “Felicidade”, o símbolo que representa essa tribo é uma árvore de oliveira. Ele também recebeu uma porção da terra em Israel, mas não conseguiu tomar posse de toda a terra pois não conseguiu dominar toda ela.

 

Issacar

 

Depois de muito tempo sem dar filhos a Jacó, Léia deu seu quinto filho e seu nome é Issacar. A tribo de Issacar era composta por muitos que entendiam da ciência dos astros como as estrelas, o sol e a lua. Por isso o símbolo que representa essa tribo é a lua, as estrelas e o sol.

 

O nome dele significa “homem pago” ou “pagamento” e até hoje as pessoas em Israel utilizam o nome para referir ao pagamento de algo, salário por exemplo.

 

Zebulom

 

Zebulom foi o último filho homem que Lia deu a Jacó, depois disso ela deu à luz a uma menina chamada Diná. O significado do nome Zebulom quer dizer “aquele que foi presenteado e sua tribo é representada pelo símbolo de um barco, pois na divisão das terras, Zebulom ficou entre os dois mares, o Mar da Galiléia e o Mar Mediterrâneo. 

 

José 

Foi o primeiro filho que Raquel deu a Jacó foi José e o significado do seu nome é “acrescentar”. Ele foi entregue pelos seus irmãos a mercadores e foi vendido como escravo no Egito e o símbolo que representa sua tribo é o feixe de trigo, tanto por causa das visões que ele teve quanto pela prosperidade que ele levou para o Egito.

 

A tribo de José foi dividida em duas tribos, Manassés e Efraim que são os dois filhos de José que foram adotados pelo seu avó Jaco e receberam parte da herança. Sendo assim continua contando doze tribos pois a tribo Levi não teve parte da herança por serem separados para Deus e a tribo de José que foi dividida entre seus filhos.

 

Benjamim

Foi o segundo filho e último filho de Raquel pois essa morreu no parto, também foi o filho preferido de Jacó dentre seus irmãos. Benjamim recebeu como herança a cidade de Jerusalém, a cidade mais importante de todas em Israel.

 

As terras de Jerusalém passaram a pertencer à tribo de Judá, pois a tribo de Benjamim não conseguiu conquistar a sua porção dos habitantes que haviam ali e a cidade seguiu pertencendo aos Jebuseus. Só muito tempo depois que Davi veio a conquistar a cidade.

 

Essas são as doze tribos de Israel e todas essas histórias estão relatadas nas sagradas escrituras e muitas outras questões você encontra no território de Israel e nas suas tradições. 

 

Nós da New Gênesis tempos pacotes de viagens para Israel que unem, a nossa experiência de mais de 20 anos levando pessoas para Terra Santa com conforto e segurança com a expertise de guias que conhecem os locais e relatos Bíblicos atrelados a esses locais proporcionando uma experiência única de fé. Se quer saber mais entre em contato com um dos nossos representantes e viaje conosco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário