sábado, 23 de setembro de 2023

EVA E MARIA - DESOBEDIENCIA X OBEDIENCIA

 


O poderoso contraste entre a desobediência de Eva e a obediência de Maria

 

Confusões, conflitos e desordens permeiam o mundo. E tudo por causa de um pedaço de fruta.

Bem, é um pouco mais profundo do que isso, mas a sedução da árvore foi o incentivo que iniciou a queda da humanidade.

A Bíblia está repleta de histórias de mulheres que influenciaram o reino de Deus. Sara era a mãe de Isaque cujos descendentes geraram o Messias. Ester salvou os judeus, e Débora liderou Israel em batalhas vitoriosas.

O Novo Testamento nos fala de Isabel, mãe de João Batista, Maria Madalena e Priscila, uma mulher que junto com seu marido ajudou Paulo na pregação da mensagem de redenção a inúmeras pessoas.

Mas duas mulheres nas Escrituras deixaram um legado que afetou o futuro dos habitantes da terra, Eva e Maria, a mãe de Jesus.

A decisão de cada mulher deixou consequências eternas. Uma semeou dor para toda a humanidade e uma deu origem ao caminho da redenção.

Como podemos contrastar a desobediência de Eva com a obediência de Maria?

 

A resposta de Eva a um anjo caído

 

·         Lúcifer, o anjo caído que se tornou o diabo, veio a Eva na forma de uma serpente. Ele usou as palavras que o Criador disse, mas inseriu o elemento de dúvida na conversa. Ou seja, distorceu a verdade.

·         Ele disse à mulher: “Deus realmente disse: ‘Você não deve comer de nenhuma árvore do jardim? - (Gênesis 3:1b NVI).

·         Eva não estava presente quando Deus contou a Adão sobre a Árvore do Conhecimento do Bem e do Mal (Gênesis 2:16-17).

·         Suas informações sobre a restrição tinham que vir de seu marido. Ou ele não deu a ela do jeito que recebeu as instruções, ou ela interpretou mal como indicado por sua resposta à serpente.

·         “Mas do fruto da árvore que está no meio do jardim, disse Deus: Não comereis dele, nem nele tocareis para que não morrais.” (Gênesis 3:3). Não lhes foi dito nada sobre tocar na árvore. Eva inseriu estas palavras em sua resposta.

·         Eva não reconheceu que este mensageiro não era do Senhor. Ela e Adão andaram e conversaram com Deus no final do dia desde que foram criados. Não sabemos quantos dias eles fizeram isso antes que o tentador viesse. Mas, com o histórico do diabo, ele provavelmente não perdeu tempo.

·         Só porque eles foram criados à Sua imagem e não tinham pecado não significa que eles conheciam o caráter do Santo. Pode ser por isso que Ele falava com eles todos os dias para que pudessem estabelecer o relacionamento íntimo que Ele queria ter.

·         Quando a serpente rastejou pela árvore e falou com Eva, a diferença em Suas palavras e voz deveria tê-la alertado que isso não era verdade. A primeira mulher conversou com uma cobra que questionou o que Deus já havia dito.

·         Eva submeteu-se às palavras do engano.

 

A resposta de Maria a um anjo do céu

·         Gabriel veio para uma jovem em Nazaré direto do trono de Deus. Ele não precisava se disfarçar porque seu propósito não era enganar.

·         Por causa da transgressão no jardim, o medo foi introduzido na alma das pessoas. Jeová teve que lembrar Seus santos daquele dia em diante com a saudação: “Não temais”, sempre que Ele os abordava com uma nova mensagem. Gabriel teve que primeiro assegurar ao destinatário de suas palavras que não havia nada a temer.

·         A rápida capacidade de Maria de aceitar as palavras de Gabriel para sua vida é uma indicação de que ela foi educada em obediência a vida inteira. A escolha de Deus para a mãe de Seu Filho teria sido de uma família judia fiel.

·         E, entrando o anjo aonde ela estava, disse: Salve, agraciada; o Senhor é contigo; bendita és tu entre as mulheres. - (Lucas 1:28)

·         Maria conversou com Gabriel, mas apenas para colher informações. Ele não estava pedindo para ela duvidar de algo que Deus já havia dito, como o tentador fez com Eva. Ela só queria saber como a concepção poderia acontecer a uma virgem.

·         Esta jovem conhecia as profecias sobre a vinda do Messias. Toda a população judaica esperou séculos pelo Seu aparecimento. Ela já conhecia e confiava nas Escrituras e prontamente se submeteu à escolha do Senhor para sua vida (Lucas 1:38).

·         Auxiliou a Israel seu servo, Recordando-se da sua misericórdia; Como falou a nossos pais, Para com Abraão e a sua posteridade, para sempre. - (Lucas 1:54-55)

 

A diferença em seus filhos primogênitos de Eva e Maria

·         O Filho primogênito de Maria deu a própria vida para dar vida aos outros.

·         Porque o Filho do homem também não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate de muitos. - (Marcos 10:45)

·         O filho primogênito de Eva cometeu o primeiro assassinato (Gênesis 4:8).

·         Após a morte de Abel, Caim culpou seu próprio irmão. “Eu sou o guardião do meu irmão?” (Gênesis 4:9b)

·         Jesus tinha todo o direito de culpar aqueles que vieram contra Ele, em vez disso, Ele os perdoou.

·         Uma voz do céu disse a Caim que ele era amaldiçoado e fugitivo (Gênesis 4:12).

·         A voz do Pai do céu declarou que Jesus era Seu Filho amado (Mateus 3:17).

·         O sangue de Abel caiu no chão e clamou por vingança.

·         O sangue de Jesus caiu de Sua fronte ao chão por meio de Sua oração agonizante no Jardim do Getsêmani. Ele clamou para que a vontade de Seu Pai fosse feita e por meio de Seu sacrifício a vingança contra o pecado aconteceria.

 

As consequências das decisões de Eva e Maria

·         A desobediência de Adão e Eva trouxe a morte e instituiu o primeiro sacrifício quando Deus os vestiu com peles de animais (Gênesis 3:21).

·         Portanto, assim como por um homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte, assim também a morte passou a todos os homens, porque todos pecaram.  - (Romanos 5:12)

·         A fidelidade de Maria deu origem ao sacrifício que foi dado por toda a humanidade.

·         E Ele é o sacrifício expiatório pelos nossos pecados, e não apenas pelos nossos, mas também pelos pecados do mundo inteiro. - (1 João 2:2)

·         A aceitação da comissão do Senhor trouxe um escândalo temporário à vida de Maria. Sua submissão às palavras do anjo exigia que ela superasse suas emoções quando não sabia o que o futuro reservava para ela. Sua decisão abençoou sua vida, e temos a mesma opção quando aceitamos a Cristo.

·         A fé nasceu no coração de Maria e o Verbo se fez carne (João 1:14).

·         A dúvida nasceu no coração de Eva e as palavras de Deus morreram em sua alma. Uma barreira foi erguida contra a intimidade com seu Criador.

·         Eva perdeu a alegria. Seu único momento de prazer introduziu o pecado.

·         Quando a mulher viu que a árvore era boa para comer e agradável aos olhos, e também desejável para obter sabedoria, ela pegou um pouco e comeu. Ela também deu ao marido, que estava com ela, e ele comeu. - (Gênesis 3:6)

·         Todo o mundo culpa Eva. ‘E Adão não foi o enganado; foi à mulher que foi enganada e se tornou pecadora’. - (1 Timóteo 2:14)

·         Todo o mundo chamará Maria bem-aventurada. ‘Bem-aventurada aquela que acreditou, porque haverá um cumprimento das coisas que lhe foram ditas do Senhor’. - (Lucas 1:45)

 

Suas escolhas podem nos ensinar como responder ao que ouvimos

·         As respostas de Eva e Maria podem nos ensinar como devemos responder ao que ouvimos. Somos instruídos a dividir corretamente a palavra da verdade. Procuras apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem do que se envergonhar e que maneja bem a palavra da verdade. - (2 Timóteo 2:15)

·         As táticas de Satanás não mudaram desde o início dos tempos. Suas únicas armas são o engano e a mentira. Ele se transformou em uma serpente para falar com Eva, (que na época não era um animal indesejável). Ele se transforma em anjo de luz para vir até nós.

·         E não é de admirar, pois o próprio Satanás se disfarça de anjo de luz. Não é surpreendente, então, que seus servos também se disfarcem de servos da justiça. Seu fim será o que suas ações merecem. - (2 Coríntios 11:14-15)

·         Ele se falsifica como algo bom para nos enganar. Mas nos dizem que ele não pode nos devorar se resistirmos a ele. ‘Esteja alerta e de mente sóbria. O diabo, vosso inimigo, anda em derredor como leão que ruge procurando alguém para devorar. Resisti-lhe, permanecendo firmes na fé , porque sabeis que a família dos crentes em todo o mundo está passando pelo mesmo tipo de sofrimentos’. - (1 Pedro 5:8-9)

·         Ambas as mulheres tinham a opção de escolha. Maria escolheu se submeter às palavras de Gabriel. Eva se submeteu às mentiras do diabo.

·         Nossas opções são as mesmas de Maria e Eva. Devemos decidir que voz vamos ouvir. Nossas consequências serão determinadas por essa decisão.

 

Adão e Eva foram para o céu ?

Eu gosto de pensar que eles fizeram. Deus em Sua misericórdia derramou o sangue de um animal em vez de matá-los pelo que fizeram. Ele cobriu seus corpos com as peles e mesmo que sua intimidade estivesse corrompida, o Senhor ainda falava com eles.

Embora eles possam ter passado o resto de suas vidas em culpa, eles também se arrependeram e ensinaram seus filhos sobre sacrifícios e ofertas (Gênesis 4:3-4).

Seria contra o caráter de nosso Senhor condená-los ao inferno ao mesmo tempo em que mostra misericórdia para com o resto da humanidade fornecendo redenção. Eles tiveram que escolher receber o perdão de Deus da mesma forma que nós. Só somos salvos porque respondemos ao Seu dom.

‘Mas onde o pecado aumentou, a graça aumentou ainda mais, para que, assim como o pecado reinou na morte, assim também a graça reinasse pela justiça para trazer a vida eterna por meio de Jesus Cristo nosso Senhor’. - (Romanos 5:20-21)

Eles estariam entre os santos no padrão do Paraíso esperando pela trasladação para seu lar celestial. Depois que Jesus foi crucificado, Ele entrou nas entranhas da terra e os conduziu para fora (Efésios 4:8-9).

É fácil condenar o primeiro casal por sua transgressão, mas é provável que não houvesse um único de nós que não tivesse feito a mesma coisa.

Podemos ser gratos pela misericórdia e bondade de Deus estendidas a cada um de nós. Por causa da graça, não importa o que aconteceu no início, recebemos vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário