quinta-feira, 24 de agosto de 2023

JESUS FILHO UNIGÊNITO OU FILHO PRIMOGÊNITO? E NÓS SOMOS FILHOS ADOTADOS DE DEUS?

 


 

*O significado bíblico de unigênito (e porque que Jesus é chamado assim)* 

 

Unigênito significa filho único, ou o único gerado. Jesus é chamado de filho unigênito de Deus porque ele é o único que procede de Deus Pai e tem a mesma natureza que Ele. 

 

Unigênito significa literalmente *“único gerado”*. Por exemplo, para um casal que só tem um filho, esse filho é seu unigênito. Assim, o unigênito é o único que procede de seus pais. 

 

Nos tempos da Bíblia, era mais normal ter vários filhos, mas também havia algumas famílias só com um. O filho unigênito era o tesouro mais precioso de seus pais e a garantia do futuro da família. A morte de um filho unigênito era o pior tipo de sofrimento para os pais (Amós 8:10). 

 

*Jesus é chamado de filho unigênito de Deus* 

 

Jesus é o filho unigênito de Deus porque ele é o único que tem a mesma natureza que Deus Pai (João 1:14). Isso não significa que ele é uma criatura. Significa que Jesus vem de Deus Pai, ele é uma manifestação de Deus que vem diretamente dele, com as mesmas características. 

 

Quando Jesus disse que ele era o filho de Deus, os judeus reconheceram que ele estava dizendo que era igual a Deus (João 5:17-18). Um filho é o produto do pai e da mãe. As características que herda vêm somente dos pais, não de outra pessoa sem relação. Jesus vem de Deus Pai, logo ele somente pode ter as características de Deus. Se o Pai é Deus, o Filho é Deus. 

 

Se Jesus é o unigênito de Deus, como nós podemos ser filhos de Deus? Jesus é o único que é por natureza próprio filho de Deus. Mas todos nós podemos ser adotados como filhos de Deus, através de Jesus. A Bíblia diz que, quando nos convertemos, recebemos uma nova natureza como filhos de Deus. Jesus é o único que é filho de Deus por direito, mas pela graça todos os salvos também se tornam filhos de Deus. 

 

Isso não significa que nos tornamos iguais a Deus. Somente Jesus é igual a Deus, com toda a mesma natureza que Deus (Hebreus 1:3-4). No entanto, à medida que Jesus age em nossos corações, nos tornamos mais parecidos com Deus. Por sermos adotados como filhos de Deus, podemos refletir um pouco da glória de Deus. Mas Jesus reflete toda a glória de Deus.

 

*Primogênito: significado na Bíblia* 

 

Primogênito significa o primeiro filho nascido de uma pessoa. Na Bíblia, o primogênito era o herdeiro principal e o futuro líder da família. Jesus é chamado de primogênito porque foi o primeiro filho de José e Maria e domina sobre toda a criação. 

 

Literalmente, primogênito significa *“primeiro gerado”*. 

 

O primogênito é o filho mais velho de um casal. Na Bíblia, a primeira cria de um animal também pode ser chamada de primogênita. Nos tempos da Bíblia, o primogênito tinha um papel importante na família. Ele era o primeiro descendente dos pais e sinal que eles podiam se reproduzir. Ter filhos era muito importante e visto como uma grande bênção e garantia para o futuro. 

 

Como filho mais velho, o primogênito tinha grande responsabilidade. Ele deveria ser exemplo para seus irmãos e, quando o pai morria, ele se tornava o principal provedor de sustento da família. Com essa responsabilidade vinha o dever de liderar a família. Assim, ele deveria cuidar da mãe e dos outros membros dependentes da família. 

 

O trabalho do filho mais velho não era fácil. Ele herdava muitos deveres e responsabilidades. Por isso, ele também tinha alguns privilégios. O primogênito recebia uma porção dupla da herança dos pais e tinha o respeito do resto da família enquanto líder (Deuteronômio 21:15-17). 

 

*A importância do primogênito na Bíblia* 

 

 Como herdeiro principal e líder da família, o primogênito representava toda a família e seu futuro. Foi por isso que Deus matou os primogênitos dos egípcios na última praga. Toda a liderança do Egito foi atacada com esse ato. Mas os primogênitos dos israelitas foram consagrados a Deus (Êxodo 13:2). Consagrar o primogênito era consagrar toda a próxima geração da família. 

 

No entanto, o filho mais velho nem sempre se tornava o líder da família. Em alguns casos, o direito do primogênito passava para outro filho: 

 

*Esaú vendeu seu direito de primogênito a Jacó* - Gênesis 25:33-34 

 

*Efraim recebeu a bênção do primogênito, embora Manassés fosse o mais velho* - Gênesis 48:19-20 

 

*Davi se tornou rei de Israel, apesar de ser o filho mais novo de Jessé* - Salmos 89:27-29 

 

Assim, na Bíblia primogênito é às vezes usado como título, simbolizando liderança ou alguém colocado em primeiro lugar de destaque. 

 

*Jesus, o primogênito* 

 

Jesus é chamado de primogênito em vários contextos diferentes: 

 

*Primogênito de Maria* - Lucas 2:6-7 

 

*Primogênito dentre os mortos* - Apocalipse 1:5 

 

*Primogênito sobre toda a criação* - Colossenses 1:15 

 

Dentro de sua família, Jesus era o primogênito, no sentido mais literal. Ele foi o primeiro filho a quem Maria deu à luz. Embora ele fosse na verdade filho de Deus, para efeitos oficiais na terra, Jesus pertencia à família de José e Maria e foi seu primogênito, o herdeiro principal. 

 

Maria teve outros filhos além de Jesus? Quem eram os irmãos de Jesus?

 

Sim, Maria muito provavelmente teve outros filhos além de Jesus. A evidência bíblica sugere fortemente que Maria teve outros filhos. A Bíblia diz que Jesus tinha quatro irmãos (Tiago, José, Judas e Simão) e pelo menos duas irmãs (Marcos 6:3). Maria era virgem quando Jesus nasceu mas nada na Bíblia indica que ela se manteve virgem depois disso.

 

Irmãos ou primos?

 

A Bíblia diz que Jesus tinha irmãos, não primos. Na língua hebraica não se fazia distinção entre irmão e primo mas o Novo Testamento foi escrito em grego, que tem uma palavra para “irmão” e outra distinta para designar “primo”. Os escritores do Novo Testamento, nas referências acerca de Jesus, usaram a palavra “irmão” (adelfos).

 

Alguns argumentam que o Novo Testamento foi escrito por judeus e para judeus e por isso usaram a palavra grega para “irmão” no sentido hebraico de parente. Mas Lucas era gentio e estava escrevendo para gentios e ele usou a palavra irmão (Lucas 8:19-20). Lucas foi muito cuidadoso na sua escrita e teria usado a palavra “primo” (anepsios) se não fossem realmente os irmãos de Jesus.


Filhos de Maria?

 

A Bíblia não diz que os irmãos de Jesus eram filhos de Maria. Mas também não diz que eram filhos somente de José. Por outro lado, os irmãos de Jesus são mencionados quase sempre com a mãe de Jesus (Mateus 12:46). Claramente eram muito ligados à Maria. E, embora possa ter outros significados, a palavra “adelfos” significa literalmente “saídos do mesmo útero”. Não está explícito que eram filhos de Maria mas está implícito.

 

Um argumento um pouco confuso sugere que os irmãos de Jesus eram na verdade seus discípulos. Jesus tinha discípulos com o mesmo nome que seus irmãos mas, tal como acontece hoje, esses nomes eram muito comuns. Muitos naquela época se chamavam Tiago, José, Judas, Simão e até Jesus! Só entre os Doze Apóstolos havia dois homens chamados Simão, dois Tiago e dois chamados Judas. E os irmãos de Jesus não eram seus discípulos no início; eles pensavam que ele estava louco (Marcos 3:21; João 7:3-5).

 

Jesus também é chamado de primogênito entre os mortos, porque ele foi o primeiro a ressuscitar em glória para a vida eterna. Assim como Jesus ressuscitou e não vai voltar a morrer, um dia todos os salvos também ressuscitarão e viverão para sempre! Jesus é o primeiro e mais destacado entre os ressuscitados. É através da morte e ressurreição dele que temos a salvação e a promessa da vida eterna. 

 

Jesus também é chamado o primogênito de toda a criação porque ele reina supremo sobre todas as coisas. Isso não significa que ele foi a primeira coisa criada. Nesse contexto, significa que Jesus é o herdeiro, com direito sobre toda a criação (Colossenses 1:17-18). 

 

Na verdade, Colossenses 1:15-16 nos mostra que Jesus não é um ser criado mas sim parte de Deus. Deus criou o mundo e esse versículo diz que Jesus criou o mundo. Jesus é a parte de Deus que se revelou ao mundo como homem, sendo o primogênito porque mostrou o caminho a todos e conquistou o lugar de supremacia, até sobre a morte!

 

*Todos são filhos de Deus?* 

 

A Bíblia diz que todos somos criados por Deus e amados por Deus, mas nem todos são filhos de Deus. Jesus é o único filho de Deus. Somente através de Jesus podemos receber a adoção como filhos de Deus. 

 

A Bíblia diz que Deus tem um único filho: Jesus (João 3:16). Ele é a revelação de Deus em forma humana, a expressão exata de quem Deus é. Assim como o filho reflete seu pai que o gerou, Jesus reflete a glória de Deus, mas de forma perfeita (Hebreus 1:3). 

 

De certa forma, todos nós refletimos um pouco da glória de Deus, porque todos fomos criados por Ele, à Sua imagem e semelhança. Mas isso não nos torna filhos de Deus. O pecado nos separa de Deus, não nos deixando pertencer à Sua família. Na verdade, a Bíblia diz que quem vive debaixo do pecado é filho do diabo, porque pertence ao diabo e faz o que o diabo quer! - João 8:44; 1 João 3:8 

 

Ao longo da Bíblia, somente quem faz parte do povo de Deus é chamado de filho de Deus. Os israelitas eram considerados filhos de Deus, porque foram escolhidos por Ele para serem seu povo especial. Mas muitos israelitas se portaram como filhos rebeldes e não eram filhos de verdade. Os verdadeiros filhos são aqueles que permanecem fiéis ao Pai. 

 

*Como se tornar filho de Deus?* 

 

A boa notícia é que podemos ser adotados como filhos de Deus! Foi por isso que Jesus veio à terra (João 1:12-13). Na cruz, Jesus pagou o castigo por nossos pecados. Por causa de sua morte e ressurreição, podemos voltar a ter comunhão com Deus, com nossos pecados todos perdoados. 

 

Quando nos arrependemos de nossos pecados e cremos em Jesus como nosso salvador, recebemos a adoção como filhos de Deus. Já não pertencemos ao diabo, separados de Deus e de Seu amor. Agora somos parte da família de Deus. O Espírito Santo passa a morar dentro de nós e nos convence que somos filhos de Deus (Romanos 8:14-16). 

 

*As bênçãos de ser filho de Deus* 

 

Ser adotado como filho de Deus é um grande privilégio! O filho adotado tem os mesmos direitos que o filho natural. Assim, nós somos herdeiros do reino de Deus, junto com Jesus (Romanos 8:17). Ele é o rei supremo sobre toda a criação, mas os salvos também têm o direito de desfrutar da herança do Céu. 

 

Como filhos, podemos nos aproximar de Deus sem medo. Ele é nosso Pai e nos ama! Ele está sempre pronto para nos ouvir e ajudar, tal como um pai cuida do filho. Deus também nos ensina e disciplina, para nos ajudar a crescer e andar no caminho certo (Hebreus 12:7-8). 

 

O filho reflete o pai. Nossa missão, enquanto filhos de Deus, é ser mais parecidos com Deus, seguindo nos passos de Jesus. Ele nos ajuda a vencer o pecado e a viver de maneira correta, refletindo Sua luz e Seu amor no mundo. Essa é a grande marca de quem é um verdadeiro filho de Deus (1 João 3:9-10).

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário