sexta-feira, 21 de julho de 2023

O que a Bíblia fala sobre extraterrestres?

A Bíblia não fala nada sobre se extraterrestres existem ou não. A possibilidade de vida em outros planetas não é discutida na Bíblia. A possível (mas improvável) existência de vida extraterrestre não implica que Deus não existe nem que a Bíblia está errada.

 

1. A Bíblia não diz nada sobre extraterrestres?

 

Não há nenhuma passagem na Bíblia que sugere que há vida noutros planetas. Essa ideia é muito recente. Nos tempos antigos, os curiosos se interessavam pelos lugares mais distantes da terra. Tal como as teorias de hoje sobre outros planetas, naqueles tempos as pessoas imaginavam coisas fantásticas e sem razão sobre os lugares remotos do mundo (como sereias e dragões). Nós agora simplesmente substituímos as terras distantes por outros planetas, as criaturas fantásticas por extraterrestres e a magia por ficção “científica”.

 

Algumas pessoas tentam identificar visões e profecias na Bíblia com contatos com seres extraterrestres. Mas a Bíblia diz que o nosso mundo tem um lado espiritual. As visões pertencem a essa área espiritual e servem para explicá-la. Muitas das figuras nas visões são simbólicas, por exemplo os quatro animais na visão de Daniel, que representavam quatro reinos (Daniel 7:16-17). Além disso, a mensagem das profecias e visões da Bíblia não é que há extraterrestres, mas que existe um Deus supremo que criou tudo e nos ama (Isaías 45:18). Esse deve ser o nosso foco, não a procura por evidências para teorias improváveis.


Atenção: as pessoas que acreditam em extraterrestres dirão que a Bíblia é uma deturpação de evidências de extraterrestres. Mas na verdade, as teorias de extraterrestres são uma deturpação da Bíblia (e da História em geral).

 

2. Existe vida em outros planetas?

 

A Bíblia não diz, mas é pouco provável. A ideia que pode existir vida em outros planetas baseia-se na teoria que a vida começou com uma “sopa” de elementos que se juntaram e formaram a primeira célula viva. Coisas mortas não geram coisas vivas, mas presumindo que pode ter acontecido, o que seria necessário para outro planeta formar vida?

 

  • Uma estrela com mais ou menos o mesmo tamanho e idade do sol;
  • Um planeta com o mesmo tamanho da terra, a mesma composição e à mesma distância do seu sol;
  • Uma atmosfera parecida com a nossa (que é muito complexa);
  • Muita água em estado líquido;
  • Todos os ingredientes da “sopa” reunidos nesse planeta, com todos os seus elementos interagindo de uma maneira muito específica.

 

Há muitas outras condições mas só essas tornam a ideia de vida extraterrestre muito improvável. Outra teoria é que a vida na terra surgiu de vida extraterrestre mas essa teoria não tem base científica sólida e é uma desculpa para ignorar a questão da origem da vida. A Bíblia diz que Deus criou a vida. Não sabemos se Ele também criou vida noutros planetas, mas a Bíblia fala que todo o universo sofre as consequências do pecado do homem (Apocalipse 6:12-14). Se há vida extraterrestre, sua natureza também é caída.

 

3. O que a Bíblia fala sobre vida em outros planetas

 

A Bíblia não diz se existe ou não vida em outros planetas. Não há nenhuma referência a vida em outros planetas na Bíblia. O foco da Bíblia é a vida humana.

 

A Bíblia fala sobre a vida na terra (homens e animais) e sobre seres espirituais, que não têm corpo físico. Esses seres são anjos e demônios (Hebreus 1:14). A Bíblia não fala sobre outras criaturas em outros planetas.

 

Os anjos não são, todos eles, espíritos ministradores enviados para servir aqueles que hão de herdar a salvação?
- Hebreus 1:14

 

Algumas pessoas tentam provar que a Bíblia fala indiretamente sobre vida em outros planetas, usando passagens como 1 Coríntios 4:9:

 

Porque me parece que Deus nos pôs a nós, os apóstolos, em último lugar, como condenados à morte. Viemos a ser um espetáculo para o mundo, tanto diante de anjos como de homens.
- 1 Coríntios 4:9

 

Nessa passagem, a palavra para “mundo” é “kosmos”, que também pode significar “universo”. Mas isso é apenas um reconhecimento que o mundo é maior que nosso planeta, não fala de extraterrestres. Na verdade, a passagem fala apenas sobre homens e anjos, não sobre outras criaturas.

 

A Bíblia reconhece que o universo é muito grande, mas não fala de vida extraterrestre. Nenhuma passagem na Bíblia fala sobre criaturas morando em outros planetas. A maioria das passagens usadas para provar a existência de vida extraterrestre falam sobre anjos e a dimensão espiritual do mundo. Não podemos forçar a Bíblia a dizer o que não diz!


4. Pode existir vida em outros planetas?

 

A Bíblia não diz, mas é pouco provável que exista vida em outros planetas. A ciência ainda não conseguiu provar que é possível surgir vida de matéria morta sem a ajuda de um milagre. A Bíblia diz que a vida vem de Deus (Neemias 9:6).

 

Mesmo se a vida pode surgir naturalmente, as condições na terra são muito especiais. Existem milhares de fatores que têm de estar perfeitamente sincronizados. O universo é muito grande, mas a probabilidade de haver outro planeta com as mesmas condições ainda é muito pequena.

 

Se a probabilidade de existir formas de vida simples já é pequena, a existência de vida inteligente e com capacidade de nos contatar é praticamente impossível! Os relatos de contato com vida extraterrestre são de pouca confiança.

 

5. O que podemos aprender na Bíblia sobre extraterrestres?

 

A Bíblia não fala sobre vida em outros planetas, mas se existir sabemos que:

  • é criação de Deus – a Bíblia diz que tudo foi criado por Deus. Se existe vida em outros planetas, foi criada por Deus – Hebreus 11:3
  • sua natureza é caída – a Bíblia diz que toda a criação sofre as consequências do pecado. A criação engloba todo o universo físico, que será destruído no fim dos tempos. Se existirem extraterrestres, não são perfeitos nem santos – Romanos 8:19-21; 2 Pedro 3:10

 

6. O que a Bíblia diz sobre o Universo e Sistema Solar?

 

A Bíblia não é um livro científico, ela usa muita linguagem simbólica. Os poucos fenômenos científicos de que a Bíblia fala servem apenas para ilustrar verdades maiores sobre Deus, não pretendem ser descrições exatas e completas desses fenômenos. A Bíblia assume que o leitor consegue fazer a distinção entre linguagem figurativa e linguagem literal.

 

Gênesis 1:14-18 conta que Deus criou o sol, a lua e as estrelas, mas não diz que giram todos à volta da terra. Apenas diz que estão no céu. Esse céu é o espaço, não nossa atmosfera.

 

Disse Deus: "Haja luminares no firma­mento do céu para separar o dia da noite. Sir­vam eles de sinais para marcar estações, dias e anos, e sirvam de lu­minares no firmamento do céu para ilu­minar a terra". E assim foi. Deus fez os dois gran­des lumi­nares: o maior para go­vernar o dia e o menor para gover­nar a noite; fez também as estrelas. Deus os colo­cou no firmamento do céu para iluminar a terra, governa­r o dia e a noite, e separar a luz das tre­vas. E Deus viu que ficou bom.
- Gênesis 1:14-18

 

A Bíblia também não diz que a terra é o centro do universo. Para provar que a Bíblia diz que a terra é o centro do universo, algumas pessoas utilizam certas passagens fora de contexto:

 

1. Salmos 93:1 diz que a terra está firme e não se abala – essa expressão é usada muitas vezes na Bíblia para ilustrar o poder e a provisão de Deus. Deus protege a terra da destruição. Noutras passagens, a terra sendo abalada refere-se a terremotos, não ao movimento natural de rotação da terra.

Senhor reina! Vestiu-se de majestade; de majestade vestiu-se o Senhor e armou-se de poder!
O mundo está firme e não se abalará.
- Salmo 93:1

 

2. Eclesiastes 1:5 diz que o sol se move no céu – o texto fala da nossa perspectiva cá na terra. O que nós vemos parece ser o sol a mover. Tal como não tomamos a expressão “nascer do sol” literalmente como o nascimento do bebê sol, também não devemos levar esse texto como uma afirmação científica.

 

O sol se levanta e o sol se põe e depressa volta ao lugar de onde se levanta.
- Eclesiastes 1:5

 

Devemos sempre ter cuidado com a interpretação científica da Bíblia. O objetivo da Bíblia não é ser um manual de ciências, mas um livro sobre Deus e Sua relação conosco. Ela fala sobre coisas naturais que todos podem observar, mas sempre apontando para Deus.

 

7. Estamos sozinhos no universo?

Não, não estamos sozinhos no universo. Existe um Deus que quer ter um relacionamento pessoal com você. Ele não é um extraterrestre, uma criatura de outro planeta. Ele é o criador e o dono de todo o universo! E Ele ama você! Deus visitou a terra para que você O pudesse conhecer (João 3:16). E Ele deixou um livro para explicar isso tudo a você: a Bíblia.

 

A Bíblia não nos dá a resposta sobre se a vida existe em outros planetas, mas ela nos mostra a fonte de toda a vida: Deus. - Salmos 36:9.


Nenhum comentário:

Postar um comentário