terça-feira, 13 de junho de 2023

Josué e a Terra Prometida: 5 Lições sobre a fidelidade de Deus

 


A história do povo escolhido, os israelitas entrando na terra prometida é de esperança e vitória. A história bíblica nos lembra de como Deus é fiel em cumprir suas promessas. Podemos aprender muito com essa história, mas quero compartilhar com você cinco lições de Josué e da terra prometida.

 

O que acontece na história de Josué e a Terra Prometida na Bíblia?

 

Lição #1 – O inimigo está realmente preocupado com você.

 

Antes de Josué conduzir os israelitas à terra prometida, ele enviou espias para inspecionar a terra. Mas isso foi descoberto e espalhou-se a notícia de que havia espiões na terra. Com isso, os inimigos se levantam para capturá-los. Raabe escondeu oes espiões e depois de mantê-los escondidos dos homens de Jericó, foi isso que ela disse aos espiões.

 

Antes que os espias se deitassem para dormir, ela subiu ao telhado e disse-lhes: “Eu sei que o Senhor lhes deu esta terra e que um grande medo de vocês caiu sobre nós, de modo que todos os que vivem nesta terra país estão derretendo de medo por sua causa. Ouvimos como o Senhor secou as águas do Mar Vermelho para vocês quando vocês saíram do Egito, e o que vocês fizeram com Siom e Og, os dois reis dos amorreus a leste do Jordão, a quem vocês destruíram completamente. 11  Quando ouvimos isso, nossos corações se derreteram de medo e a coragem de todos falhou por causa de vocês, pois o Senhor, seu Deus, é Deus em cima nos céus e embaixo na terra. – Josué 2:8-11

 

Quando se trata de sua caminhada com Deus, há uma coisa que você deve lembrar. O inimigo não está contente com você. Eu sei que muitas vezes pensamos em um demônio que está atrás de você e, embora isso seja verdade, o diabo está realmente furioso com você. Ele tem medo que você finalmente entenda quem você é em Cristo. Porque quando você compreende totalmente essa revelação e começa a viver nela, então você se torna uma ameaça para ele. 

 

É por isso que ele usará todos os meios necessários para impedir que você entenda quem você é em Cristo. Quando você começa a andar verdadeiramente com o poder do Espirito Santo fluindo em sua vida, você é uma ameaça ao reino.

 

O que podemos aprender com a história de Josué e a Terra Prometida?

 

Lição #2 – O pecado atrasa e frustra o plano de Deus para sua vida.

Se há uma lição de Josué e da terra prometida que você deve levar a sério é o impacto que o pecado tem em sua vida. Por mais crente que você seja em Cristo, o pecado atrasará, derrotará e inviabilizará o plano de Deus para sua vida. Na verdade, o pecado é a única coisa que pode fazer isso. 

 

A cidade de Ai, o segundo alvo do exército israelita, seria uma vitória fácil. Mas os israelitas foram infiéis em relação às coisas consagradas. Acã, filho de Carmi, filho de Zinri, filho de Zerá, da tribo de Judá, tomou alguns deles. Então, a ira do Senhor ardeu contra Israel.

 

Então Josué enviou homens de Jericó a Ai, que fica perto de Bete-Aven, ao leste de Betel, e lhes disse: “Subam e espiem a região”. Então, os homens subiram e espiaram Ai.

Quando voltaram a Josué, disseram: “Nem todo o exército terá que subir contra Ai. Envie dois ou três mil homens para tomá-la e não canse todo o exército, pois apenas algumas pessoas vivem lá”. Então subiram cerca de três mil; mas foram derrotados pelos homens de Ai, que mataram cerca de trinta e seis deles. Eles perseguiram os israelitas desde o portão da cidade até as pedreiras e os derrubaram nas encostas. Com isso, os corações das pessoas se derreteram de medo e se tornaram como água. – Josué 7:1-5

 

Qual era a diferença entre Jericó e Ai? Uma palavra… pecado. A razão pela qual você é uma ameaça para o adversário é porque Deus está com você. Se perder a presença de Deus em sua vida, então você não é uma ameaça para ninguém e certamente não para o inimigo. 

 

Quando há pecado escondido em sua vida, isso anula a capacidade de Deus de usá-lo e anula o plano de Deus para sua vida. Se você cair em pecado, arrependa-se rapidamente e não permita que ele permaneça em seu coração porque, um pecado escondido causará atraso, derrota e sofrimentos em sua vida.

 

Lição #3 – Faça um “memorial” da fidelidade de Deus.

 

Então Josué convocou os doze homens que designara dentre os israelitas, um de cada tribo, e disse-lhes: “Passai adiante da arca do Senhor, vosso Deus, para o meio do Jordão. Cada um de vocês levará uma pedra sobre o ombro, conforme o número das tribos de Israel, para servir de sinal entre vocês. No futuro, quando seus filhos lhe perguntarem: O que essas pedras significam? diga-lhes que o fluxo do Jordão foi cortado diante da arca da aliança do Senhor. Quando atravessou o Jordão, as águas do Jordão foram cortadas. Estas pedras serão um memorial para o povo de Israel para sempre. – Josué 4:4-7

 

Para chegar à terra prometida, Josué e os israelitas tiveram que atravessar o Rio Jordâo. No entanto, assim como eles atravessaram o Mar Vermelho quando Deus abriu caminho nas águas, eles fizeram o mesmo no rio Jordão. 

 

Para lembrar desse evento, Deus pediu que eles trouxessem algumas pedras como memorial. O que você está fazendo para marcar a fidelidade de Deus em sua vida? Não estou dizendo que você tem que pegar uma pedra, mas deve fazer algo que seja um lembrete da fidelidade de Deus para você e para aqueles que vierem depois. Esta será uma forma de ensinar às gerações futuras como Deus tem sido maravilhoso.

 

Escreva em caderno, tire uma foto, faça um vídeo, faça algo para contar a história de quem é Deus e o que ele fez em sua vida.


Lição #4 – Deus vai te dar a vitória, mas você ainda precisa lutar.

Quando as trombetas soaram, o exército gritou, e ao som das trombetas, quando os homens deram um grande grito, o muro desmoronou; então todos atacaram e tomaram a cidade. Eles consagraram a cidade ao Senhor e destruíram à espada todos os seres vivos que havia nela: homens e mulheres, jovens e velhos, bois, ovelhas e jumentos. – Josué 6:20-21

 

Outra lição de Josué e da terra prometida que precisamos lembrar é que sim, Deus nos deu a vitória, mas ainda temos que lutar. Em outras palavras, ainda temos um papel a desempenhar na batalha. Nós temos a vantagem porque temos Deus do nosso lado, mas isso vai exigir algo de você… você tem que agir. 

 

É apropriado orar e pedir a Deus pela vitória, mas uma vez que você tenha feito isso, você deve prosseguir e caminhar na vitória que Deus dará.

 

Lição #5 – Mesmo na terra prometida há batalhas para lutar.

 

A lição final de Josué e da terra prometida que quero lembrá-lo é que mesmo na terra prometida há batalhas a serem travadas. Você pensaria que a terra prometida seria um lugar onde não há inimigos e tudo seria fácil. No entanto, esse não era o caso porque havia inimigos para conquistar na terra que Deus havia prometido dar a eles. 

 

Este é um lembrete de que, ao caminhar para as coisas que Deus prometeu, nem sempre será uma jornada tranquila. Você pode enfrentar oposição. Pode enfrentar ameaças. Você pode enfrentar coisas que tentarão impedi-lo de obter o que Deus prometeu. A diferença é que quando você se move na promessa de Deus, o resultado já está assegurado e garantido. 

 

Considerações Finais sobre Josué e a Terra Prometida

 

As lições de Josué e a terra prometida são um grande lembrete de que Deus é fiel para fazer o que disse. Desde o momento em que os israelitas subiram ao Egito até o momento em que entraram na terra prometida foram mais de 470 anos, mas nenhum período de tempo cancelará o que Deus prometeu a você. O mesmo Deus que foi fiel a Israel é o mesmo Deus que será fiel a você.

Nenhum comentário:

Postar um comentário