domingo, 30 de abril de 2023

Jesus Revelado em Gênesis

Sim, Jesus é revelado em Gênesis. Em Gênesis 3:14-15, Deus, em resposta ao pecado do homem e da mulher, fala sobre Jesus e aquilo que Ele viria a fazer no futuro.

 

O Senhor Deus está falando com a serpente, Satanás, e revela pela primeira vez como ele acabará um dia com todo o mal, de uma vez por todas.

 

Muitos estudiosos chamam esta passagem de proto-evangelho, um primeiro esboço do evangelho. Quer ver como?

 

Deus fala da "descendência da mulher", e não da descendência do homem. Seria mais normal talvez, ter falado na semente ou descendência do homem, mas não. A inimizade é entre a descendência da mulher e a serpente.

 

Deus está prometendo que um dia, um descendente da mulher iria ferir a cabeça da serpente. A serpente, por seu lado, apenas conseguiria ferir o calcanhar.

 

Assim aconteceu com Jesus, que nasceu de uma virgem e não é descendente físico de um homem, que foi ferido, sim, mas que ressuscitou, e que venceu o diabo, a serpente, quando morreu pelos nossos pecados na cruz.

 

A vitória final pertence a Jesus. O inimigo até pode ferir o calcanhar, mas Jesus fere a cabeça.

 

Assim Deus revelou Jesus em Gênesis, prometendo a vitória final para a descendência da mulher.

 

Cristofanias

 

Em teologia dá-se nome de Cristofanias às aparições de Jesus no Velho Testamento, antes do seu próprio nascimento.

 

Quando em Gênesis lemos sobre O Anjo do Senhor, em vez de simplesmente "um anjo", é muito provável que fosse o próprio Filho, o segundo membro da Trindade, se revelando e interagindo com pessoas como Abraão, por exemplo.

 

Melquisedeque

 

Melquisedeque (um rei sacerdote que aparece em Gênesis 14:18-20) aparece a Abraão e dele recebe o dízimo de tudo), é provavelmente mais uma manifestação do Filho. Tal como Jesus, Melquisedeque é rei e, ao mesmo tempo, sacerdote. Além disso, ele recebeu o dízimo, algo reservado apenas a Deus.

 

Em Hebreus 7:17 vemos que Jesus é sumo-sacerdote eternamente, segundo a ordem de Melquisedeque.

 

O Homem que lutou com Jacó

 

Em Gênesis 32, Jacó lutou com um homem que acabou tornando-o manco e lhe mudou o nome. Alguns estudiosos acreditam que tenha também esta tenha sido uma manifestação de Cristo pré-encarnado.

 

Versículos de Jesus Revelado em Gênesis

 

Então o Senhor Deus declarou à ser­pente: "Uma vez que você fez isso, maldita é você entre todos os rebanhos domésticos e entre todos os animais selvagens! Sobre o seu ventre você rastejará, e pó comerá todos os dias da sua vida. Porei inimizade entre você e a mulher, entre a sua descendência e o descendente dela; este ferirá a sua cabeça, e você lhe ferirá o calcanhar".  - Gênesis 3:14-15

 

Então o Senhor disse a Abrão: "Saia da sua terra, do meio dos seus parentes e da casa de seu pai, e vá para a terra que eu lhe mos­trarei. "Farei de você um grande povo, e o abençoarei. Tornarei famoso o seu nome, e você será uma bênção. Abençoarei os que o abençoarem e amaldiçoarei os que o amaldiçoarem; e por meio de você todos os povos da terra serão aben­çoados".  - Gênesis 12:1-3

 

Então Melquisedeque, rei de Salém e sacerdote do Deus Altíssimo, trouxe pão e vinho e abençoou Abrão, dizendo: "Bendito seja Abrão pelo Deus Altíssimo, Criador dos céus e da terra. E bendito seja o Deus Altíssimo, que entregou seus inimigos em suas mãos". E Abrão lhe deu o dízimo de tudo. - Gênesis 14:18-20

 

Naquela noite, Jacó levantou-se, tomou suas duas mulheres, suas duas servas e seus on­ze filhos para atravessar o lugar de passagem do Jaboque. De­pois de havê-los feito atravessar o ribeiro, fez passar também tudo o que possuía. E Jacó ficou sozinho. Então veio um homem que se pôs a lutar com ele até o amanhe­cer. Quan­do o homem viu que não poderia dominar Jacó, tocou-lhe na articulação da coxa, de forma que a deslocou enquanto luta­vam. Então o homem disse: "Deixe-me ir, pois o dia já despon­ta". Mas Jacó lhe respondeu: "Não te deixarei ir, a não ser que me aben­çoes". O homem lhe perguntou: "Qual é o seu nome?" "Jacó", respondeu ele. Então disse o homem: "Seu nome não será mais Jacó, mas sim Israel, porque você lutou com Deus e com homens e venceu". Prosseguiu Jacó: "Peço-te que digas o teu nome". Mas ele respondeu: "Por que pergunta o meu nome?" E o abençoou ali. Jacó chamou àquele lugar Peniel, pois disse: "Vi a Deus face a face e, todavia, minha vida foi poupada".  - Gênesis 32:22-30

 

Judá é um leão novo. Você vem subindo, filho meu, depois de matar a presa. Como um leão, ele se assenta; e deita-se como uma leoa; quem tem coragem de acordá-lo? O cetro não se apartará de Judá, nem o bastão de comando de seus descendentes, até que venha aquele a quem ele pertence, e a ele as nações obedecerão.  - Gênesis 49:9-10

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário