quinta-feira, 26 de janeiro de 2023

Já entrei no meu jardim

Pergunta Proposta: Lendo Cantares, capítulo 5, verso 1, quem está falando? O Noivo (Jesus) ou a Noiva (Igreja)?

 

TEXTO-BASE:

 

Cantares 5:1 – “Já entrei no meu jardim, minha irmã, minha esposa; colhi a minha mirra com a minha especiaria, comi o meu favo com o meu mel, bebi o meu vinho com o meu leite; comei, amigos, bebei abundantemente, ó amados.”

 

INTRODUÇÃO

 

Todo o livro de Cantares se trata de um diálogo, entre um noivo e sua noiva. Jesus é esse noivo, e a igreja fiel é a noiva, e ambos anseiam pelo encontro, pelo dia do casamento.

 

Deus Pai já preparou a festa, a casa, o alimento da festa, e o noivo: seu Filho Jesus, quando definiu que o Projeto seria completo entregando Seu Filho, para que pelo Seu sangue essa noiva fosse comprada, e preparada dia após dia para o casamento, que será o dia mais esperado, o dia do Arrebatamento. Ao contrário do que muitos pensam, que Cantares é um livro carnal, é um livro profético, que mostra desde o início da igreja, até o dia em que ela será Arrebatada, para o encontro com Jesus nas nuvens. O momento profético em que vivemos hoje, como noiva, nos preparando para este glorioso dia.

 

DESENVOLVIMENTO

 

No texto em que lemos mostra o noivo Jesus falando, e ele demonstra seu amor pela noiva, quando aponta suas características. Ele se agrada dela, e dela sente o aroma da mirra com as especiarias. Cheiro de uma igreja que sofreu por amor a Jesus, que não negou sua fé, que enfrentou leões, arenas, fogueiras, e hoje enfrenta ainda muitas oposições, provas, enfermidades, mas é essa igreja que se manteve fiel ao Projeto de Deus. Mesmo com todas as lutas, ela não desvia seu olhar do seu maior objetivo: a Eternidade – a festa – o casamento.

 

“Pelo que sinto prazer nas fraquezas, nas injúrias, nas necessidades, nas perseguições, nas angústias por amor de Cristo”. II Coríntios 12:10

 

Tiago 1:12 – “Bem-aventurado o homem que sofre a tentação; porque, quando for provado, receberá a coroa da vida”.

 

Essa noiva vai ser levada para a Eternidade exalando o bom cheiro de Cristo, pois ela manteve esse perfume, quando buscou estar cheia do Espírito Santo. Ela vai subir levando o que recebeu de Jesus, a virtude, a graça, os dons, a fé, tudo o que veio de Deus para que ela se mantivesse firme aqui nessa Terra.

 

Essa noiva é reconhecida pela doçura do mel.

 

Mas não é qualquer mel, mas aquele que está dentro do favo: protegido de predadores. O mel mais puro, sem filtragem, sem mistura. É a revelação de Jesus, a revelação da Sua Palavra, que alimenta a nossa alma e nos faz provar da doçura do Evangelho Genuíno. A revelação que está protegida pelo Senhor, e que cabe ao Espírito Santo dar esse alcance aos “pequeninos”, e não aos letrados e estudiosos.

 

“…ocultaste estas coisas aos sábios e entendidos, e as revelaste aos pequeninos”. Mateus 11:25

 

Essa noiva vai subir com o que recebeu de seu noivo, com os adornos para o preparo para o dia do casamento. Essa noiva vai subir com o vinho que recebeu nessa vida, mas não é o vinho que embriaga, mas o Espírito Santo que nos enche de alegria. Uma alegria que o mundo não pode dar. E com o leite, alimento nutritivo, sem mistura, a doutrina que emerge da Palavra.

 

A igreja quando tem a experiência de um novo nascimento em Cristo Jesus, quando é batizada com o Espírito Santo, passa a receber o leite e o vinho pois ela vive agora a doutrina (leite), que emerge da palavra revelada, vem do interior de Jesus, revelada pelo Espírito Santo, e passa a desfrutar de uma alegria que só Jesus tem (vinho).

 

“Desejai afetuosamente, como meninos novamente nascidos, o leite racional, não falsificado, para que por ele vades crescendo”. 1 Pedro 2:2

 

“E não vos embriagueis com vinho, em que há contenda, mas enchei-vos do Espírito” (Efésios 5.18)

 

E tudo isso são os presentes que ela recebeu do seu noivo, mas que irá levar consigo quando subir para o encontro com Ele.

 

CONCLUSÃO

 

E o noivo continua falando nos dias de hoje: E Ele tem prazer em falar com sua noiva todos os dias. Assim como Deus tinha prazer em falar com Adão e Eva, na viração do dia, Jesus tem prazer de falar com sua noiva, de demonstrar a ela o seu amor, e lembra-la todos os dias: “Já entrei no meu jardim, minha irmã, minha esposa” – Jesus nos lembra que todos os dias que Ele está em nosso meio! “Estou aqui minha esposa! Estou aqui para resolver teus problemas! Estou aqui para te consolar, para te amar e te cuidar!” Jesus um dia nos levará para encontrar com Ele, e se cumprirá todo o Projeto, mas hoje, pelo Seu Espírito Santo tem nos dado os recursos das fontes de águas vivas. A vida dentro do jardim!

 

E o noivo nos convida todos os dias:

 

Comei, amigos, bebei abundantemente, ó amados. Comer e beber abundantemente é desfrutar da comunhão com Ele, aqui nesta Terra e depois sem mais findar, lá na Eternidade. “Vinde!” Jesus está falando com sua igreja hoje!

 

“Desfruteis das bênçãos que tenho derramado”! A comida está a nossa disposição, o alimento espiritual, a doutrina, e beber do Espírito Santo, para nos enchemos com a Sua presença. Candeias cheias e preparadas, para que no dia do encontro sejamos reconhecidas!

 

Se você irmã não está ouvindo a voz Dele, abra o seu coração!

 

“Eis que estou à porta, e bato; se alguém ouvir a minha voz, e abrir a porta, entrarei em sua casa, e com ele cearei, e ele comigo”. Apocalipse 3:20

 

Maranata! Ora Vem Senhor Jesus!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário