sexta-feira, 9 de dezembro de 2022

História de Mefibosete na Bíblia

Mefibosete era o filho de Jônatas, o melhor amigo do rei Davi. Depois que Jônatas morreu, Davi tomou conta de Mefibosete, por amor ao seu amigo.

 

Mefibosete era neto de Saul, o primeiro rei de Israel. Saul se desviou de Deus, por isso Deus escolheu Davi para ser o próximo rei. Jônatas, o pai de Mefibosete e o filho mais velho de Saul, se tornou amigo de Davi e o apoiava.

 

Mesmo sabendo que Davi iria ser o próximo rei, e não ele, Jônatas defendeu Davi e o protegeu da inveja de Saul. Davi e Jônatas eram amigos tão próximos que estabeleceram uma aliança de amizade (1 Samuel 20:16-17).


O que significa o nome Mefibosete

 

Não há uma certeza sobre o nome de Mefibosete. Alguns dizem que significa algo vergonhoso, que causa vergonha. Na Bíblia, encontramos duas pessoas com este nome: um citado em 2 Samuel 4:4, que era neto de Saul e filho de Jônatas e o outro em 1 Crônicas 8:34, filho de Saul com uma concubina chamada Rispa (2 Samuel 21:8).

 

Podemos, no entanto, verificar que na Septuaginta (a versão em grego do Antigo Testamento) há o nome de Meribe-Baal ou Memfibaal (tirando a pessoa da passagem bíblica de 2 Samuel 21:8). Por causa destas divergências, o nome de Mefibosete pode ter traduções como: “aquele que luta com Baal”; “heróis de Baal” (1 Crônicas 8:34).

 

Estamos estudando o Mefibosete, filho de Jônatas. Seu primeiro nome fora meribe-baal, pela sua semelhança ao deus dos cananeus, então o nome dele foi mudado para ishboset (algo como homem de vergonha). Passou-se mais algum tempo e, aparece o nome de Mefibosete. No passar do tempo, a transcrição do nome foi alterada. Houve substituições nas palavras e terminações, que davam outra conotação como ba´al por boshet. Podemos verificar um exemplo em 1 Reis 18:19-25, pela tradução da Septuaginta. Nesta passagem está como “profetas de vergonha” invés de “profetas de Baal”.

 

A história de Mefibosete

 

Mais tarde, em uma batalha, Jônatas morreu junto com seu pai Saul. Quando a notícia chegou à casa de Jônatas, a babá de Mefibosete pegou nele e fugiu para salvar sua vida dos inimigos. Mas ela se descuidou e deixou o menino cair. Assim, ele ficou com os dois pés aleijados pelo resto da vida. Mefibosete foi levado para Lo-Debar, um lugar em Gileade. Ele tinha cinco anos de idade quando isso aconteceu (2 Samuel 4:4).

 

Passado bastante tempo, quando Davi já estava estabelecido como rei de todo Israel, ele se lembrou de Jônatas e quis continuar a honrar sua amizade. Um antigo servo de Saul lhe contou sobre Mefibosete e Davi mandou chamá-lo. Quando Mefibosete chegou, Davi lhe devolveu todas as terras de seu avô Saul e o convidou a morar com ele. Ele também colocou um homem chamado Ziba para tomar conta da propriedade de Mefibosete (2 Samuel 9:6-7).

 

A amizade de Davi com Jônatas era muito maior que sua inimizade com Saul! Davi poderia ter visto Mefibosete como um rival ao trono mas ele apenas o viu como o filho de seu melhor amigo.

 

Mefibosete e Ziba

 

Anos mais tarde, quando um dos filhos de Davi tentou roubar o trono, Davi teve de fugir de Jerusalém. Durante a fuga, Ziba, o servo de Mefibosete chegou com provisões para ajudar Davi. Quando Davi perguntou onde estava Mefibosete, Ziba respondeu que ele tinha ficado em casa porque queria retomar o trono. Zangado com a ingratidão de Mefibosete, Davi deu toda a propriedade dele a Ziba (2 Samuel 16:2-4).

 

Algum tempo depois, quando Davi derrotou os traidores e voltou para casa, Mefibosete veio ao seu encontro. Ele não tinha se arrumado desde que Davi tinha partido, em sinal de tristeza! Davi perguntou por que Mefibosete não tinha ido com ele e Mefibosete explicou que Ziba o tinha traído. Sendo aleijado dos pés, Mefibosete precisava de seu jumento para ir ao encontro de Davi para lhe dar seu apoio, mas Ziba ignorou sua ordem e partiu sem ele (2 Samuel 19:26-28).

 

Tendo ouvido duas histórias diferentes, Davi decidiu que Mefibosete e Ziba deveriam dividir a propriedade entre si. Mas Mefibosete disse que Ziba podia ficar com tudo! Ele apenas estava preocupado com o bem de Davi (2 Samuel 19:29-30).


O que podemos aprender com Mefibosete?

 

Mefibosete sofreu muito com as consequências das ações de outras pessoas mas isso não destruiu seu caráter. Mefibosete nos ensina sobre:

 

  • Gratidão – apesar de todas as coisas ruins que lhe aconteceram, Mefibosete era grato pelas bênçãos que recebeu
  • Humildade – Mefibosete não se achava superior nem procurou se exaltar acima de outras pessoas, tentando ser rei
  • Contentamento – a alegria de Mefibosete não dependia da quantidade de seus bens

Nenhum comentário:

Postar um comentário