terça-feira, 30 de agosto de 2022

DESOBEDIENCIA NA BIBLIA.

O que a Bíblia diz sobre desobediência

 

 

Significado de desobediência: 

desobediência
de·so·be·di·ên·ci·a
sf
1 Ação de desobedecer.
2 Falta intencional de obediência; inobediência, insubordinação.
3 Não observância, transgressão de uma ordem.

 

Devemos ser obedientes principalmente com a palavra de Deus, ou seja, aos ensinamentos que Ele deixou para que todo cristão possa seguir para conquistar um lugar no Paraíso, após a sua morte. Fonte: Significados.

 

A melhor forma de demonstrarmos gratidão a Deus por tudo o que Ele tem feito por nós é sermos obedientes. Podemos glorificar a Deus sendo obedientes aos seus mandamentos e a sua palavra.

 

Se formos desobedientes estaremos desagradando a Deus e nos afastando Dele. A desobediência traz muitas consequências ruins para nossas vidas.

 

Vimos isso no segundo capítulo do livro de Gênesis, quando Adão e Eva não obedeceram a ordem de Deus em não comer o fruto de uma árvore do jardim:

 

E o Senhor Deus ordenou ao homem: “Coma livremente de qualquer árvore do jardim, mas não coma da árvore do conhecimento do bem e do mal, porque no dia em que dela comer, certamente você morrerá”. Gn 2,16-17


A desobediência a Deus é um pecado que certamente nos levará à morte. O ato de desobediência de Adão e Eva provocou a queda, eles foram expulsos do paraíso.

 

Nós temos como escolher entre desobedecer e obedecer à Deus. Cada escolha trará suas consequências. Sendo Deus um pai tão bondoso e amoroso porque não escolheremos obedecê-lo?

 

O caminho da obediência não é fácil, nele teremos que fazer renúncias e abrir mão de coisas que muitas vezes agradam nossa carne, mas nos afastam de Deus.

 

Versículos sobre desobediência na Bíblia

 É por causa dessas coisas que vem a ira de Deus sobre os que vivem na desobediência. Cl 3,6 

 

Ninguém os engane com palavras tolas, pois é por causa dessas coisas que a ira de Deus vem sobre os que vivem na desobediência. - Ef 5,6
 

E estaremos prontos para punir todo ato de desobediência, uma vez completa a obediência de vocês. 2Cor 10,6
 

Pois Deus colocou todos sob a desobediência, para exercer misericórdia para com todos. Rm 11,32
 

Assim como vocês, que antes eram desobedientes a Deus mas agora receberam misericórdia, graças à desobediência deles. - Rm 11,30
 

Portanto, esforcemo-nos por entrar nesse descanso, para que ninguém venha a cair, seguindo aquele exemplo de desobediência. Hb 4,11
 

Porque se a mensagem transmitida por anjos provou a sua firmeza, e toda transgressão e desobediência recebeu a devida punição.Hb 2,2
 

Entretanto, resta entrarem alguns naquele descanso, e aqueles a quem anteriormente as boas novas foram pregadas não entraram, por causa da desobediência. - Hb 4,6
 

Logo, assim como por meio da desobediência de um só homem muitos foram feitos pecadores, assim também, por meio da obediência de um único homem muitos serão feitos justos. - Rm 5,19
 

Nos quais costumavam viver, quando seguiam a presente ordem deste mundo e o príncipe do poder do ar, o espírito que agora está atuando nos que vivem na desobediência. Ef 2,2  

 

“Por isso, filho do homem, diga aos seus compatriotas: ‘A retidão do justo não o livrará se ele voltar-se para a desobediência, e a maldade do ímpio não o fará cair se ele se desviar dela. E se o justo pecar, não viverá por causa de sua justiça’. Ez 33,12. 

 

Digo a verdade: Enquanto existirem céus e terra, de forma alguma desaparecerá da Lei a menor letra ou o menor traço, até que tudo se cumpra. Todo aquele que desobedecer a um desses mandamentos, ainda que dos menores, e ensinar os outros a fazerem o mesmo, será chamado menor no Reino dos céus; mas todo aquele que praticar e ensinar estes mandamentos será chamado grande no Reino dos céus. - Mt 5,18-19
 

Se alguém desobedecer ao que dizemos nesta carta, marquem-no e não se associem com ele, para que se sinta envergonhado; contudo, não o considerem como inimigo, mas chamem a atenção dele como irmão. - 2 Ts 3,14-15
 

Samuel, porém, respondeu:”Acaso tem o Senhor tanto prazer em holocaustos e em sacrifícios quanto em que se obedeça à sua palavra? A obediência é melhor do que o sacrifício, e a submissão é melhor do que a gordura de carneiros. Pois a rebeldia é como o pecado da feitiçaria;a arrogância, como o mal da idolatria.Assim como você rejeitou a palavra do Senhor, ele o rejeitou como rei”. - 1Sm 15,22-23
 

Sabemos que tudo o que a Lei diz, o diz àqueles que estão debaixo dela, para que toda boca se cale e o mundo todo esteja sob o juízo de Deus. Portanto, ninguém será declarado justo diante dele baseando-se na obediência à Lei, pois é mediante a Lei que nos tornamos plenamente conscientes do pecado. Rm 3,19-20
 

Para os puros, todas as coisas são puras; mas, para os impuros e descrentes, nada é puro. De fato, tanto a mente como a consciência deles estão corrompidas. Eles afirmam que conhecem a Deus, mas por seus atos o negam; são detestáveis, desobedientes desqualificados para qualquer boa obra. - Tito 1,15-16
 

A terra seca-se e murcha,o mundo definha e murcha,definham os nobres da terra. A terra está contaminada pelos seus habitantes, porque desobedeceram às leis,violaram os decretos e quebraram a aliança eterna. Is 24,4-5


Veja algumas consequências da desobediência

 

Agora que você já viu alguns versículos sobre desobediência na Bíblia, veja algumas das consequências de não obedecermos a Deus:

 

1- Rejeição e afastamento da presença de Deus. 

 
Quando Saul desobedeceu ao Senhor, Ele retirou o seu Espírito e a unção de sua vida e a partir de então Saul começou a ser perseguido por um espírito mal. Veja:

O Espírito do Senhor se retirou de Saul, e um espírito maligno, vindo da parte do Senhor, o atormentava. - 1Sm 16,14. 


2 – Morte espiritual

 
Quando desobedecemos a Deus estamos pecando, e o pecado gera a morte.


Pois o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus, nosso Senhor. - Rm 6,23 


3 – Morte física 

 
A sentença de sua morte espiritual e a perda em mais uma batalha fizeram Saul tirar sua própria vida:


Então Saul ordenou ao seu escudeiro: “Tire sua espada e mate-me com ela, senão sofrerei a vergonha de cair nas mãos desses incircuncisos”. Mas seu escudeiro estava apavorado e não quis fazê-lo. Saul, então, pegou a própria espada e jogou-se sobre ela. 1Sm 31,4.

Realmente vale muito mais a pena obedecermos a Deus e fazermos a sua vontade, pois ela é boa, perfeita e agradável.

Não se amoldem ao padrão deste mundo, mas transformem-se pela renovação da sua mente, para que sejam capazes de experimentar e comprovar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus. Rm 12,2.

Ele nos criou e tem planos incríveis para nossas vidas, mas para isso precisamos estar dispostos a obedecê-lo.

Decida obedecer! A obediência nos trará paz e tranquilidade, estaremos aperfeiçoando nosso relacionamento com o Senhor e consequentemente seremos mais satisfeitos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário