terça-feira, 1 de março de 2022

TATUAGEM – O QUE A BIBLIA NOS FALA?

 

 


 

1 - Jesus fez uma tatuagem na coxa escrito que ele é o Rei dos reis?

 

O contexto do capítulo 19 de Apocalipse é a batalha final. Jesus Cristo de forma esplendorosa se manifesta para acabar com todo o mal. Diversas características Dele são mencionadas por João, que busca descrever o cenário que está vendo na visão. E em uma das partes da descrição, diz: “Tem no seu manto e na sua coxa um nome inscrito: REI DOS REIS E SENHOR DOS SENHORES” (Apocalipse 19:16 – ARA). Primeiro vamos falar sobre a palavra “manto”. É uma peça de roupa que reis, autoridades e pessoas ricas costumavam vestir sobre as outras roupas. Simboliza aqui o poder de Cristo, Sua soberania como Rei sobre todos os reis. Porém, deveria haver algo a mais para diferenciá-lo, já que outros reis também usam mantos.

 

O texto narra, então (além de diversas outras características), uma inscrição, um tipo de nota explicativa sobre Aquele que estava montado no cavalo branco (Apocalipse 19:11). A nota diz que ele é “REI DOS REIS E SENHOR DOS SENHORES”. Segue-se, então, a dúvida: essa inscrição é uma tatuagem? Isso é pouco provável. Vou explicar porquê: Primeiro que existe certa dúvida sobre a composição do significado desse texto. Como uma inscrição na coxa de Jesus estava visível? Ele estava nu ou em pequenos trajes? isso parece pouco provável, já que a vestidura de um guerreiro não era comumente assim. Alguns argumentam que “coxa” aqui poderia significar também “perna” e essa inscrição estaria, então, em uma parte mais visível da perna, enquanto ele cavalgava sobre o cavalo branco. Mesmo esse pensamento exigiria que Ele tivesse com menos trajes para que a inscrição fosse visível e compreendida por quem o visse.

 

Qual seria, então, o significado da inscrição na coxa? Alguns argumentam que a construção do texto dá a ideia de que o manto onde estava a inscrição caia sobre a coxa, enquanto o cavaleiro cavalgava em seu cavalo branco, então, ficava visível a inscrição. Essa ideia está presente na famosa tradução da Bíblia King James, que traduz assim: “Em seu manto, sobre a coxa, traz escrito este nome: REI DOS REIS E SENHOR DOS SENHORES” (Apocalipse 19:16 – versão King James). Essa explicação não é livre de dificuldades de interpretação, porém, explicaria o fato da inscrição ser bem visível, já que com o movimentar do cavaleiro o manto faria movimentos para trás e para frente à medida que o cavaleiro parava e se movimentava. Ela também resolveria a questão dos problemas levantados no ponto 2 (um tanto estranha) de um escrito na pele da coxa ser visível.

Seja qual for o entendimento sobre a inscrição na coxa, uma coisa é certa: o texto ali não tem a intenção de defender ou proibir tatuagens. Esse não é o foco de João na sua descrição. Por isso, ainda que haja o entendimento de alguns de que havia uma inscrição na coxa de Jesus, não temos ali qualquer ideia de que fosse uma tatuagem na forma como as pessoas a usam em nossos dias (e também no passado usaram). O texto de Apocalipse nos apresenta muitas coisas simbólicas que devem ser vistas com cautela. Por exemplo: o texto seria simbólico, demonstrando que a identidade do cavaleiro está sobremodo clara a todos? Essa é uma possibilidade, já que diversas características sobre o cavaleiro foram citadas antes dessa, demonstrando que Sua identidade era inquestionável. Todos saberão de quem se trata.

 

2 - Tatuagem é pecado?

 

Fazer tatuagem está muito na moda mas muitas pessoas dizem que é errado. O que a Bíblia diz? Tatuagem é pecado? Quais são os limites? Esses 4 versículos dão a resposta...

 

Só há um versículo que fala diretamente sobre tatuagem. Esse versículo explica que é pecado se tatuar como parte de um ritual de outra religião. A Bíblia não fala mais sobre tatuagem, mas tem alguns princípios gerais que ajudam o crente a decidir se é certo ou não para si.

 

Tatuagem não é brincadeira! Você vai ter de viver com ela pelo resto da vida. Por isso, antes de fazer, se pergunte: "isso vai dar glória a Deus?" Vai dar um bom ou um mau testemunho? Sua consciência permite?

 

Se você fez uma tatuagem, mas sentiu que foi errado e se arrependeu, Deus lhe perdoa! A tatuagem não vai desaparecer, mas você não está mais debaixo de condenação. Deus sempre perdoa quem se arrepende.

 

1. Algumas tatuagens são pecado

 

Não façam cortes no corpo por causa dos mortos nem tatuagens em vocês mesmos. Eu sou o Senhor. Levítico 19,28

 

Esse é o único versículo na Bíblia que fala diretamente sobre tatuagem! (Obviamente não é um tema central da Bíblia.) Deus deu essa regra aos israelitas, para se distinguirem de outros povos. Mas porque era proibido?

 

Em muitas culturas, as pessoas faziam (e ainda fazem) tatuagens como parte de rituais pagãos. Uma tatuagem dessas representaria uma dedicação à idolatria. Assim, podemos concluir que, dependendo das circunstâncias, do significado ou da intenção, certas tatuagens podem ser pecado.

 

2. Glorifique a Deus

 

Vocês foram comprados por alto preço. Portanto, glorifiquem a Deus com o seu próprio corpo. 1 Coríntios 6:20

 

A primeira pergunta que você deve fazer quando pensa em fazer uma tatuagem (ou outra coisa qualquer com o corpo) é: isso glorifica a Deus? Qual é a mensagem da tatuagem? Evite algo que possa afetar seu testemunho como cristão.

 

3. Será que convém?

 

Você vai ter de viver com essa tatuagem a vida toda. Pense muito bem antes de fazer. Você é livre para fazer sua escolha, mas nem tudo convém.

 

Em termos práticos, é preciso ter muito cuidado na hora de fazer uma tatuagem, para não se tornar uma inconveniência. Evite tatuagens e localizações no corpo que poderão prejudicar sua empregabilidade, suas relações familiares e suas amizades (sim, uma tatuagem pode afetar todas essas áreas!)

 

4. Deus perdoa!

 

Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para perdoar os nossos pecados e nos purificar de toda injustiça. 1 João 1:9

 

Se você já fez uma tatuagem mas o Espírito Santo lhe convenceu que foi errado, há uma solução! Confesse o pecado a Deus e peça perdão. Deus sempre perdoa quem se arrepende. A tatuagem ainda vai estar lá mas você vai poder dormir descansado, sabendo que foi perdoado. Se você está arrependido, Deus não lhe vai cobrar isso na eternidade.

 

3 - É pecado fazer tatuagem em homenagem a Deus?

 

Eu amo muito o Senhor Jesus! Eu gostaria muito de fazer uma tatuagem em homenagem a Ele. Mas estou com muita dúvida sobre isso! Eu estaria cometendo algum pecado caso fizesse uma tatuagem em homenagem a Deus? Ou seja, a minha ideia é fazer um pequeno desenho e uma frase em louvor ao Senhor? Existe algo na Bíblia que me dê essa resposta de forma clara?

 

Tem havido uma moda na atualidade em meio aos cristãos e até daqueles que apenas simpatizam de alguma forma com o cristianismo, de tatuar no corpo imagens que representa de alguma forma o cristianismo, tais como cruzes e outros símbolos do cristianismo, rostos simbolizando Jesus, frases bíblicas, frases em hebraico, etc.

 

A meu ver modas normalmente fazem as pessoas fazerem coisas por impulso apenas para seguir uma tendência ou copiar o que a multidão está fazendo ou mesmo o que uma personalidade famosa faz. Homenagear a Deus com uma tatuagem em forma de imagem, de um versículo ou de uma frase de efeito porque todo mundo está fazendo não me parece uma motivação correta.

 

Infelizmente, basta uma personalidade do mundo gospel aparecer com uma nova modinha e multidões copiam sem sequer refletir sobre aquilo em seu contexto de vida e espiritualidade. Isso é muito perigoso e questionável.

 

Deus leva em conta as motivações com que fazemos as coisas. Por exemplo, até para um ato de bondade de dar esmolas a um necessitado, Jesus orientou que deveria ser feito em secreto, ou seja, aqueles que dão esmolas (algo bom), mas com a motivação de aparecer, transformam seu ato em algo que não agrada a Deus. Com tatuagens é a mesma coisa.

 

Uma homenagem (ou louvor) a Deus é algo que deve acontecer e permanecer primeiramente no coração. Marcar a pele sem que o coração esteja “marcado” nos leva ao pecado da hipocrisia. Eu teria muito temor de fazer uma marca permanente em meu corpo de algo que eu possa não estar vivendo agora ou de algo que eu possa não estar vivendo no futuro, ou para simplesmente “se mostrar” aos outros. A Bíblia é clara quando diz que com Deus não se zomba (Gálatas 6:7).

 

As maiores “homenagens” que podemos fazer a Deus estão no campo espiritual, no campo interior, no campo “secreto” da nossa vida de comunhão com o Senhor. Por exemplo, quando Jesus falou sobre coisas materiais, Ele ensinou: “Não acumuleis para vós outros tesouros sobre a terra, onde a traça e a ferrugem corroem e onde ladrões escavam e roubam” (Mateus 6,19). Os verdadeiros tesouros são acumulados “nos céus” (Mateus 6,20). A pergunta que faço é: A homenagem que mais agradaria a Deus na sua vida seria fazer uma tatuagem?

 

Assim, concluo que, antes de marcar nosso corpo com algo permanente, reflitamos primeiro sobre as questões propostas no inicio deste artigo. E quando se tratar de algo com a intenção de homenagear ou louvar a Deus de alguma forma, que reflitamos ainda sobre essas outras questões pontuadas sobre o tipo de homenagem que agrada ao Senhor!

 

Agora quero trazer algumas perguntas que alguém que deseja tatuar seu corpo deveria refletir antes de fazer isso:

 

A - Está fazendo aquela tatuagem para a glória de Deus?

B - O tipo de desenho é biblicamente aceitável?

C - A tatuagem irá causar escândalo nos mais fracos na fé ou alguma desobediência da minha parte?

D - Na minha idade já tenho maturidade para fazer uma marca permanente?

E - Estou respeitando a lei no que se refere a idade mínima (18 anos)?

F - Minhas dúvidas são maiores do que minhas certezas?

 

4 - Então, crente pode ou não pode fazer tatuagem?

 

O novo testamento não aborda diretamente a questão das tatuagens. Hoje o cristão está sob a nova aliança, e portanto tudo lhe é permitido - mas nem tudo lhe convém (1 Coríntios 6,12). É aí que cada um deve analisar seus motivos e fazer essa pergunta a si mesmo: De que maneira estarei exaltando a Cristo fazendo uma tatuagem?

 

Lembre o que Paulo disse em 1 Coríntios 10,31 - "Assim, quer vocês comam, quer bebam, quer façam qualquer outra coisa, façam tudo para a glória de Deus."

 

É possível eu fazer uma tatuagem para a glória de Deus? Se você conseguir responder a essa pergunta, e o Espírito Santo lhe der uma consciência tranquila sobre o que está fazendo, você é livre para fazer uma tatuagem.

 

Recorde também que existem várias passagens que nos dizem que o corpo do cristão é algo especial, que deve ser tratado com respeito - é o templo do Espírito Santo (1 Coríntios 6,19).

 

Uma tatuagem é uma coisa permanente (ou quase - remoções são processos muitas vezes caros, dolorosos e ineficazes). Por isso, pense muito bem antes de tomar a decisão de fazer uma tatuagem.

 

Se você pertence a uma igreja, fale com o seu pastor, ou alguém da liderança, que pode te orientar nessa decisão.

 

5 - Já fiz, e agora?

 

Se você fez uma tatuagem, mas se sente convicto que foi errado, peça perdão a Deus. Deus perdoa todos que se arrependem (1Jo 1,9). A tatuagem não vai desaparecer, mas Deus se preocupa mais com seu coração.

 

Se você tem possibilidade, existem alguns tratamentos para remover tatuagens. Mas esse processo é caro e pode não remover totalmente. Se você se arrependeu não fique preocupado, Deus já lhe perdoou.

 

CONCLUINDO

Se depois de todas essas reflexões a intenção de fazer uma tatuagem permanecer intacta diante de todos os questionamentos, creio não ser pecado fazer. Porém, caso haja dúvidas, melhor não fazer, pois como Paulo orientou em um assunto diferente, mas que também lança luz sobre esse contexto: “Mas aquele que tem dúvidas é condenado se comer, porque o que faz não provém de fé; e tudo o que não provém de fé é pecado.” (Romanos 14,23).

 

Por - Marco Antonio Lana (Teólogo - Biblista)

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário