quinta-feira, 28 de janeiro de 2021

Por que não devemos desistir de andar no caminho de Deus?

 



 

(1) Porque o caminho de Deus é o caminho da vida

Andar na presença de Deus não é fácil, mas é o único caminho que nos leva à vida. Muitos se iludem, achando que outros caminhos serão melhores, que os levarão a uma vida melhor, mas a Bíblia é clara quanto aos caminhos que não são o caminho de Deus, que parecem bons caminhos, mas não o são: “Há caminho que ao homem parece direito, mas ao cabo dá em caminhos de morte” (Provérbios 14:12). Por isso, não desista de andar no caminho de Deus, pois ele é o único que nos levará à vida e nos livrará da morte espiritual.

 

(2) Porque o caminho de Deus é o caminho da salvação e da vida eterna

Não se iluda, só existe um caminho que chega ao céu, a o que a Bíblia chama de vida eterna. E esse caminho chama-se Jesus Cristo: “Respondeu-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim” (João 14:6). Isso significa que somente quando andamos seguindo a Jesus Cristo estamos no caminho que nos leva à vida eterna, à vontade de Deus. Sair desse caminho é desviar-se do único caminho seguro para a eternidade.

 

(3) Porque o caminho de Deus é o caminho da bênção

Muitos confundem bênção com prazer. Se não for prazeroso não é bênção. Esse pensamento está errado. Bênção, no contexto bíblico, é fazer a vontade de Deus, andar nela, ainda que seja difícil. Um caminho de prazeres longe de Deus é um caminho de maldição. Um caminho de lutas difíceis, mas perto de Deus, é um caminho de bênção: “Os sofredores hão de comer e fartar-se; louvarão o SENHOR os que o buscam. Viva para sempre o vosso coração” (Salmos 22:26). Abandonar o caminho de Deus equivale a abandonar o caminho abençoado, onde se encontram as bênçãos do Senhor para nós.

 

(4) Porque o caminho de Deus é o caminho da proteção

Quem não deseja ser protegido por Deus? Somente aqueles que andam em Seus caminhos têm esse privilégio! A Bíblia é clara quando nos afirma que Deus está ao lado de Seus servos, ainda que o caminho seja difícil: “Pois o SENHOR ama a justiça e não desampara os seus santos; serão preservados para sempre, mas a descendência dos ímpios será exterminada” (Salmos 37:28). Já no outro caminho, o largo, onde a impiedade reina, só há aparente paz, pois, a destruição virá mais cedo ou mais tarde.

 

(5) Porque o caminho de Deus é o caminho da satisfação

Você já parou para pensar por que servos de Deus que sofreram grandes perseguições demonstravam tanta alegria mesmo em terríveis condições? Veja este exemplo: “Este, recebendo tal ordem, levou-os para o cárcere interior e lhes prendeu os pés no tronco. Por volta da meia-noite, Paulo e Silas oravam e cantavam louvores a Deus, e os demais companheiros de prisão escutavam” (Atos 16:24-25). A resposta é maravilhosa! O caminho de Deus, ainda que difícil, é o caminho da satisfação, onde nos alegramos estar mesmo nas dificuldades. As dores e lutas são sofridas e sentidas na pele, porém, com o consolo de Deus, nos sentimos satisfeitos, completos e vitoriosos, ainda que estejamos injustamente em uma prisão como ocorreu com Paulo e Silas.

 

(6) Porque o caminho de Deus é o caminho do descanso

Muitos acham cansativo demais ser crente, andar na presença de Deus. Porém, o caminho de Deus é o único caminho em que somos consolados, pastoreados, cuidados pelo próprio Deus. Nos outros caminhos estamos entregues aos inimigos, que nos trarão graves destruições e cansaços que não passarão. Já no caminho de Deus recebemos o descanso que vem do próprio Deus, que nos pastoreia: “Vinde a mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para a vossa alma” (Mateus 11:28-29).

 

(7) Porque o caminho de Deus é o caminho da vitória

Quem não deseja ser vitorioso? É apenas no caminho de Deus que somos vitoriosos de verdade. A verdadeira vitória é estar ao lado de Deus e fazer à vontade Dele. Tudo que os outros caminhos podem nos proporcionar são coisas passageiras. Jesus chamou essas coisas de tesouros da terra, que a traça e a ferrugem destroem (Mateus 6:19-29). Os tesouros acumulados nos céus representam a nossa vitória, são tesouros que não podem ser tirados de nós, pois foram dados pelo próprio Deus e conquistados no caminho Dele. Nos outros caminhos não existe vitória, antes, existe morte e derrota.

Nenhum comentário:

Postar um comentário