quinta-feira, 17 de setembro de 2020

Qual o significado das sete tranças de Sansão?


A História de Sansão no antigo testamento é desenrolada em quatro capítulos, recheada de ensinos aplicáveis aos cristãos na sua individualidade, e às igrejas na sua coletividade mediante o Evangelho de Cristo. Por se tratar duma mensagem longa,  se abstemos de comentar alguns fatos dela. Mas, apenas centralizar a mensagem “Nos significados das sete tranças de Sansão”.

Baseados nas Escrituras, mostraremos que toda causa tem seu efeito, assim sendo, a perda das SETE TRANÇAS de Sansão, “DEPOIS”; foi exatamente, o efeito negativo de sete causas ocorridas “ANTES”; confira:

Texto áureo:
“Então ela o fez dormir sobre os seus joelhos, e chamou a um homem, e rapou-lhe AS SETE TRANÇAS DO CABELO DE SUA CABEÇA; e começou a afligi-lo, e retirou-se dele a sua força”. Jz. 16:19.

Essa passagem, aconteceu na aldeia de Zorá, na região dos filisteus; havia um homem chamado Manoá da terra de Dã, cuja mulher era estéril. O anjo do Senhor apareceu a esta mulher no campo e lhe prometeu um filho. Ele fez algumas recomendações, no tocante ao modo de viver do menino; dizendo que ele não poderia beber vinho, ou bebida forte nem comer carne imunda; e em sua cabeça não se passaria  navalha, pois seria Nazireu de Deus desde seu ventre! Em seguida, o anjo do Senhor revelou o propósito de Deus, na missão de Sansão: "...E ele começará a livrar a Israel da mão dos filisteus". Jz. 13:5c.

“Depois, teve esta mulher um filho e chamou seu nome Sansão; e o menino cresceu, e o Senhor o abençoou.

E o Espírito do Senhor o começou a impelir ele de quando em quando para o campo de Dã, entre Zorá e Estaol”. Jz. 13:24-25.


1 - A PRIMEIRA TRANÇA - OBEDIÊNCIA

-SANSÃO DESOBEDECE A SEUS PAIS:

Juízes 14: 1-3

'E DESCEU Sansão a Timna; e, vendo em Timna uma mulher das filhas dos filisteus, Subiu, e declarou-o a seu pai e a sua mãe, e disse: Vi uma mulher em Timnate, das filhas dos filisteus; agora, pois, tomai-ma por mulher. Porém seu pai e sua mãe lhe disseram: Não há, porventura, mulher entre as filhas de teus irmãos, nem entre todo o meu povo, para que tu vás tomar mulher dos filisteus, daqueles incircuncisos?

Ao escolher para si uma esposa filisteia, Sansão desprezou o conselho de seus pais, esquecendo-se que estava sob a lei e os profetas, sujeito ao 5º mandamento que dizia: “Honra o teu pai e tua mãe... Êx. 20:12”.

Ao contrariar seus pais, Sansão incorreu no seu primeiro erro contra a lei de Deus, vigente na época. Erro tal, que contribuiu para perda de SUA PRIMEIRA TRANÇA ESPIRITUAL: “A DA OBEDIÊNCIA”.

Aliás, o abecedário do cristão, não inicia com a letra "A", mas, com a letra "O": de OBEDIÊNCIA.
“Porém Samuel disse: Tem porventura o Senhor tanto prazer em holocaustos e sacrifícios, como em que se obedeça à palavra do Senhor? Eis que o obedecer é melhor do que o sacrificar; e o atender melhor é do que a gordura de carneiros.” 1Sm. 15:22

Trança essa, perdida também por muitos cristãos em nossos dias, por DESOBEDECER  AO PAI MAIOR: O DOS ESPÍRITOS

“Além do que, tivemos nossos pais segundo a carne, para nos corrigirem, e nós os reverenciamos; não nos sujeitaremos muito mais ao Pai dos espíritos, para vivermos?” Heb. 12:9

No entanto, essa trança foi honrada até ao fim por Jesus Cristo - o Filho de Deus, na plenitude dos tempos...

Filipenses 2: 6-8

'“Que, sendo em forma de Deus, não teve por usurpação ser igual a Deus, Mas esvaziou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, fazendo-se semelhante aos homens; E, achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, sendo obediente até à morte, e morte de cruz”'.

A fim de edificar os fiéis há permanecer em obediência...

“E, sendo ele consumado, veio a ser a causa da eterna salvação para todos os que lhe obedecem”. Heb. 5:9

...E exortar os infiéis ao arrependimento, e obediência do Seu Evangelho.

“Eu não vim chamar os justos, mas, sim, os pecadores, ao arrependimento". Lucas 5:32


2 - A SEGUNDA TRANÇA -VISÃO ESPIRITUAL (FÉ)


-SANSÃO TEM FALTA DE VISÃO ESPIRITUAL – FÉ: 

 ...“E disse Sansão a seu pai: Toma-me esta, porque ela agrada aos meus olhos. Jz. 14:3b.


Ao idealizar seu futuro ao lado da mulher filisteia, baseado unicamente EM SUA VISÃO NATURAL, Sansão tornou-se um cego espiritual, deixando o Reino de Deus em segundo plano em sua vida (Mat. 6:33). Ao fazer isso, ele incorreu no seu segundo grande erro, a perda da SUA SEGUNDA TRANÇA ESPIRITUAL : A DA VISÃO ESPIRITUAL – FÉ 

“ORA, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que se não vêem”. Heb. 11:1 – 2 Rs.6:17 

Trança essa, também perdida por muitos cristãos e Lideres de Igrejas em nossos dias, os quais querem fazer a obra de Deus, baseada unicamente na sua VISÃO MATERIALISTA, considerando o povo de Deus em seu meio, como comércio, número e cifras. 

2Pe. 2,1-3

'E TAMBÉM houve entre o povo falsos profetas, como entre vós haverá também falsos doutores, que introduzirão encobertamente heresias de perdição, e negarão o Senhor que os resgatou, trazendo sobre si mesmos repentina perdição. E muitos seguirão as suas dissoluções, pelos quais será blasfemado o caminho da verdade. E por avareza farão de vós negócio com palavras fingidas; sobre os quais já de largo tempo não será tardia a sentença, e a sua perdição não dormita”.


Porém essa Trança, foi honrada pelo Filho de Deus em todo o seu mestrado...

“Olhando para Jesus, autor e consumador da fé, o qual, pelo gozo que lhe estava proposto, suportou a cruz,desprezando a afronta, e assentou-se à destra do trono de Deus. Heb. 12:2.


“Desceu pois, Sansão com seu pai e com sua mãe  a Timna: e, chegando às vinhas de Timna, eis que um filho de leão, bramando, lhe saiu ao encontro. Então o Espírito do Senhor se apossou dele tão possantemente que o fendeu de alto a baixo, como quem fende um cabrito, sem ter nada na sua mão: porém nem a seu pai e nem a sua mãe deu a saber o que tinha feito”. - Jz. 14:5-6.

3 - A TERCEIRA TRANÇA - MISSÃO

-SANSÃO DESPREZA A SUA MISSÃO:

Juizes 14: 10-11

“Descendo, pois, seu pai àquela mulher, fez Sansão ali um banquete; porque assim os moços costumavam fazer. E sucedeu que, como o vissem, trouxeram trinta companheiros para estarem com ele”.

Ao casar-se com a filisteia, Sansão também, se aliou a seu povo pagão e idólatra, o que era terminantemente proibido pela lei, escolhendo justamente trinta companheiros filisteus para seu casamento; com isso, desprezou sua missão dada pelo anjo do Senhor no princípio, completamente contrária a sua missão: Livrar Israel dos filisteus (Jz. 13:5). Portanto, ao aliar-se aos filisteus, Sansão perdeu a sua TERCEIRA TRANÇA ESPIRITUAL: A DE SUA MISSÃO.

Trança essa, perdida também por muitos cristãos em nossos dias, que desprezam sua missão de pregar o Evangelho a toda a criatura (Mc. 16:15), para SE ASSENTAR NA RODA DOS ESCARNECEDORES.

“BEM-AVENTURADO o varão que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores”. Sal. 1:1.

Ao final dos sete dias das bodas, a mulher de Sansão o trai, revelando o segredo dum enigma proposto por ele, aos filisteus.

Furioso por ter perdido a aposta, Sansão mata 30 escalonitas, e lhes tira as vestes para pagar a aposta. Enquanto isso, a mulher de Sansão foi dada a outro convidado das bodas. Jz. 14:19-20
Entretanto, essa terceira trança, foi honrada grandemente pelo Filho de Deus, ao cumprir Sua Missão salvífica na cruz, até o fim.

“E, quando Jesus tomou o vinagre, disse: Está consumado. E, inclinando a cabeça, entregou o espírito”. Joa. 19:30.

Depois disso, Sansão pegou 300 raposas, e colocou tições de fogo, nas suas caudas, e pôs fogo na seara dos filisteus. Em seguida, os filisteus perseguem e prendem Sansão. Jz. 15:4-5 e 19.

SANSÃO MATA MIL HOMENS COM UMA QUEIXADA DE JUMENTO:

"E achou uma queixada fresca de em jumento, e estendeu a sua mão, e tomou-a, e feriu com ela mil homens". Jz. 15:15

4 - QUARTA TRANÇA - A SANTIDADE

-SANSÃO TORNA-SE IMPURO:

“E foi Sansão a Gaza, e viu ali uma mulher prostituta, e entrou a ela” Juízes 16:1
Depois de seu casamento frustrado, por causa do descobrimento do enigma revelado por sua mulher aos filisteus para pagar a aposta feita com os trinta convidados filisteus, Sansão mata trinta ascalonitas, lhes tira as vestes e as leva aos filisteus  (Jz. 14:12 a 20).

Depois disso, ele tomou trezentas raposas e pôs fogo na seara dos filisteus. Na sequência foi amarrado pelos próprios israelitas e entregue aos filisteus, donde num lugar chamado Lei, o Espírito do Senhor se apossou de Sansão, que matou mil filisteu com apenas uma queixada de jumento.
Na continuação, Sansão desceu à Gaza e possuiu uma prostituta. Ele que, segundo a lei deveria cumprir o voto de nazariado até ao fim, separado para a obra de Deus, deixou-se contaminar por uma prostituta; e ao fazê-lo, perdeu A SUA QUARTA TRANÇA ESPIRITUAL: A DA SANTIFICAÇÃO.

“Portanto santificai-vos, e sede santos, pois eu sou o Senhor vosso Deus”.  Lv. 20:7

Trança essa, também perdida por muitos cristãos em nossos dias, muitos deles subindo aos púlpitos em impureza, sendo um mau testemunho para o Evangelho e um peso para a toda a igreja. Boa parte deles, infiéis ao casamento; outros se contaminando com várias prostituições, ou por meios naturais ou virtuais, esquecendo-se de preservar tão importante Trança: A da santidade.
"Porquanto está escrito: Sede santos, porque eu sou santo ". 1Ped. 1:16

Esquecendo-se ainda, que terão de dar conta de suas obras más, no último dia.

“Ficarão de fora os cães e os feiticeiros, e os que se prostituem, e os homicidas, e os idólatras, e qualquer que ama e comete a mentira”. Apoc. 22:15

Por sua vez, essa quarta Trança foi honrada pelo Filho de Deus até o fim, separado do pecado e do mundo (Jo. 16:33).

“Declarado Filho de Deus em poder, segundo o Espírito de santificação, pela ressurreição dentre os mortos, Jesus Cristo, nosso Senhor”. Rom. 1:4.

“E, depois disso, aconteceu que se afeiçoou a uma mulher do vale de Soreque, cujo nome era Dalila.
Então, os príncipes dos filisteus subiram a ela e lhe disseram: Persuade-o e vê em que consiste a sua grande força e com que poderíamos assenhorear-nos dele e amarrá-lo, para assim o afligirmos; e te daremos cada um mil e cem moedas de prata”. Jz. 16:4-5.

5 - A QUINTA TRANÇA - PRUDENCIA

-SANSÃO TORNA-SE IMPRUDENTE:

Juízes 16: 15-17

'Então ela lhe disse: Como dirás: Tenho-te amor, não estando comigo o teu coração? Já três vezes zombaste de mim, e ainda não me declaraste em que consiste a tua força. E sucedeu que, importunando-o ela todos os dias com as suas palavras, e molestando-o, a sua alma se angustiou até a morte. E descobriu-lhe todo o seu coração, e disse-lhe: Nunca passou navalha pela minha cabeça, porque sou nazireu de Deus desde o ventre de minha mãe; se viesse a ser rapado, ir-se-ia de mim a minha força, e me enfraqueceria, e seria como qualquer outro homem”.

Ignorando que já tinha sido traído pela primeira esposa filistéia, no tocante ao enigma no dia do casamento (Jz. 14:16-17), Sansão, revela um outro segredo, o mais importante de sua vida, O DE SUA FORÇA (Jz. 13:5) à segunda filisteia, Dalila. Ao fazer isso, ele perdeu A SUA QUINTA TRANÇA ESPIRITUAL: A DA PRUDÊNCIA.

Trança essa, perdida também por muitos cristãos em nossos dias, por NÃO SEREM PRUDENTES na edificação da sua casa espiritual.

Mat. 7: 24-27

“Todo aquele, pois, que escuta estas minhas palavras, e as pratica, assemelhá-lo-ei ao homem prudente, que edificou a sua casa sobre a rocha; E desceu a chuva, e correram rios, e assopraram ventos, e combateram aquela casa, e não caiu, porque estava edificada sobre a rocha. E aquele que ouve estas minhas palavras, e não as cumpre, compará-lo-ei ao homem insensato, que edificou a sua casa sobre a areia; E desceu a chuva, e correram rios, e assopraram ventos, e combateram aquela casa, e caiu, e foi grande a sua queda”.

Porém, essa quinta trança, foi honrada por Jesus, sendo prudente em seu testemunho de servo, diante de Deus e dos homens (Luc. 24:19); ensinando os cristãos, a conservar também, tão importante trança:

“Eis que vos envio como ovelhas ao meio de lobos; portanto, sede prudentes como as serpentes e inofensivos como as pombas”. Mat. 10:16

6 - SEXTA TRANÇA - VIGILÂNCIA

-SANSÃO NÃO VIGIA:

“Então ela o fez dormir sobre os seus joelhos, e chamou a um homem, e rapou-lhe AS SETE TRANÇAS DO CABELO DE SUA CABEÇA; e começou a afligi-lo..." Juízes 16:19a.

Depois que revelou seu segredo a Dalila, Sansão em seguida deitou-se no colo da inimiga, esquecendo completamente de ser UM ISRAELITA VIGILANTE.  Ao dormir num momento crucial de sua vida, Sansão perde A SUA SEXTA TRANÇA ESPIRITUAL: A DA VIGILÂNCIA.

Trança essa, perdida também, por muitos cristãos em nossos dias, POR NÃO VIGIAREM EM ORAÇÃO, contra o pecado que tão de perto nos arrodeia.

“Não durmamos, pois, como os demais, mas vigiemos, e sejamos sóbrios”. 1 tes. 5:6

Porém, essa foi outra importante Trança honrada por Jesus, vivendo uma vida de completa vigilância em oração, ensinando os cristãos a conservação de tão importante trança:

Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; na verdade, o espírito está pronto, mas a carne é fraca”. Mat. 26:41


7 - A SÉTIMA TRANÇA - VIRTUDE DO ESPIRITO


..FINALMENTE, SANSÃO PERDE A FORÇA DO ESPÍRITO:
Juízes 16: 19b-20

“... E retirou-se dele a sua força”. E disse ela: Os filisteus vêm sobre ti, Sansão. E despertou ele do seu sono, e disse: Sairei ainda esta vez como dantes, e me sacudirei. Porque ele não sabia que já o Senhor se tinha retirado dele.

Trança essa, perdida também por muitos cristãos em nossos dias, por entristecer o Espírito Santo de Deus, com pecados não arrependidos.

“E não entristeçais o Espírito Santo de Deus, no qual estais selados para o dia da redenção”. Efe. 4:30
Depois que a última trança de sua cabeça foi cortada, Sansão caiu nas mãos do inimigo, tendo seus olhos vazados, tornando-se um homem comum, em trevas e com sete deficiências espirituais:

1-DESOBEDIENTE. 
2-SEM VISÃO ESPIRITUAL - FÉ . 
3- SEM MISSÃO. 
4- SEM SANTIFICAÇÃO. 
5- SEM PRUDÊNCIA. 
6- SEM VIGILÂNCIA. 
7- E SEM A PRESENÇA DO ESPÍRITO SANTO.

“Então, os filisteus´pegaram nele, e lhe arrancaram os olhos, e fizeram-no descer a Gaza, e amarram-no com duas cadeias de bronze, e andava ele moendo no cárcere. E o cabelo da sua cabeça lhe começou a crescer, como quando foi rapado”. Jz. 16:21-22.

O ARREPENDIMENTO E VITÓRIA DE SANSÃO:

Na prisão, seus cabelos começaram a crescer novamente, então ele lembrou-se o que Deus disse a Moisés (Dt. 30:1 a 3): Quando alguém pecasse contra a sua lei, e se arrependesse dos seus pecados, Deus o tornaria A LEVANTÁ-LO, conforme aconteceu, Ele se arrependeu.

"Tem misericórdia de mim, ó Deus, segundo a tua benignidade; apaga as minhas transgressões, segundo multidão das tuas misericórdias. Lava-me completamente da minha iniquidade, e purifica-me do meu pecado". Sal.51:1-2.

No dia da grande festa do deus dos filisteus - Dagom, o Senhor se compadeceu dele e lhe restaurou a sua força. No templo, ele abraçou as duas principais colunas que sustentava aquele o templo pagão, e as derribou por terra, matando uns três mil filisteus; cumprindo assim, a sua missão e a Palavra de Deus, dada no princípio pelo anjo, a seus pais...

“...e ele começará a livrar a Israel da mão dos filisteus Jz. 13:5b”. De forma semelhante, o Evangelho de Cristo, garante hoje a vitória a todos os que se arrependem de seus pecados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário