quinta-feira, 8 de novembro de 2018

O QUE É IMORALIDADE SEXUAL NA BÍBLIA




Segundo a Bíblia, imoralidade sexual é toda a prática sexual fora do padrão estabelecido por Deus. O sexo foi criado por Deus para ser praticado entre um homem e uma mulher dentro do casamento, com amor e respeito (“Por isso o homem deixa o seu pai e sua mãe para se unir à sua mulher; e já não são mais que uma só carne.” - Gênesis 2,24). Tudo que desvia desse padrão é imoralidade sexual.

O sexo é uma ação muito íntima que pode ter efeitos muito fortes na vida do casal. Por isso, o ato sexual precisa ser feito dentro de um ambiente de segurança, compromisso e amor. A imoralidade sexual é toda prática sexual insegura.

Outro nome para imoralidade sexual é fornicação. A imoralidade sexual é pecado. Algumas formas de imoralidade sexual são: 

  • Adultério
  • Cobiçar alguém (isso inclui pornografia)
  • Prostituição
  •   Violentar 
  • Sexo antes ou fora do casamento
  • Homossexualismo
  • Incesto
  •  Bestialidade 

Imoralidade sexual não é brincadeira! As consequências para você e para as pessoas à sua volta podem ser muito graves:
  1.   Transtornos emocionais muito sérios
  2.  Doenças sexualmente transmissíveis
  3.  Perda da confiança das pessoas
  4.  Destruição de famílias
  5. Gravidez indesejada
  6.  Vícios
  7.  Sentimentos de culpa e abandono
  8. Perda de comunhão com Deus

Deus perdoa a imoralidade sexual?

Sim, Deus não só perdoa quem comete imoralidade sexual, mas também pode restaurar sua vida. Quando a pessoa se arrepende e decide seguir Jesus de todo o coração, Deus perdoa seu pecado, não importa o que é (“Se reconhecemos os nossos pecados, (Deus aí está) fiel e justo para nos perdoar os pecados e para nos purificar de toda iniquidade.” - 1 João 1,9). Mesmo uma pessoa que já aceitou Jesus como seu salvador pode cair na imoralidade sexual, se não tomar cuidado. Mas Deus está sempre pronto a perdoar quando o crente toma consciência de seu pecado e se arrepende.

Isso não significa que podemos continuar praticando imoralidade sexual, pensando “depois peço desculpa e fica tudo bem”. Arrependimento é reconhecer seu pecado e decidir mudar, com a ajuda de Deus. Também não significa que todas as consequências negativas vão simplesmente desaparecer.

A mudança de comportamento pode ser difícil e levar tempo. Algumas pessoas têm recaídas de imoralidade sexual. Mas quando seu coração está voltado para Deus, Ele vai ajudar a vencer a imoralidade sexual.

Como evitar a imoralidade sexual?
  •   Fugindo – sim, a Bíblia recomenda fugir! A tentação da imoralidade sexual pode ser muito forte e perigosa; a melhor solução é correr da situação. (“Fugi da fornicação. Qualquer outro pecado que o homem comete é fora do corpo, mas o impuro peca contra o seu próprio corpo.” - 1 Coríntios 6,18)
  •  Resistindo – quando resistimos ao diabo, ele foge; Deus promete nos ajudar a resistir, mas você tem que decidir resistir. (“Sede submissos a Deus. Resisti ao demônio, e ele fugirá para longe de vós.” Tiago 4,7; “Não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação do vosso espírito, para que possais discernir qual é a vontade de Deus, o que é bom, o que lhe agrada e o que é perfeito.” Romanos 12,2 ).
  • Focando em Deus – aprenda mais sobre Deus lendo a Bíblia e orando; a verdade de Deus liberta. (“conhecereis a verdade e a verdade vos livrará.” João 8,32)
  •  Casando – se você se sente muito tentado, pense seriamente no casamento (“Mas, se não podem guardar a continência, casem-se. É melhor casar do que abrasar-se.” - 1 Coríntios 7,9) – esse é o único contexto seguro e saudável para o ato sexual (mas tome cuidado, o casamento é um compromisso muito sério, que vai muito além da satisfação do desejo sexual).


Nenhum comentário:

Postar um comentário