quarta-feira, 20 de junho de 2018

Por que Satanás usou uma serpente para falar com Eva?



 Imagem relacionada


A Bíblia descreve as táticas de Satanás como “maquinações”, ou “artimanhas”, e esse incidente ajuda a comprovar isso. (“Vistam-se com toda a armadura que Deus dá a vocês, para ficarem firmes contra as armadilhas do Diabo.Efésios 6,11) O que houve no Éden não é nenhuma fábula sobre um animal que falava; é um exemplo amedrontador de uma estratégia inteligente elaborada para afastar as pessoas de Deus. Como assim?

Satanás escolheu seu alvo com cuidado. Eva era a mais nova das criaturas inteligentes do Universo. Assim, ele se aproveitou de sua inexperiência e armou um plano para enganá-la. Escondendo-se atrás de uma serpente, que é uma criatura muito cautelosa, Satanás astutamente ocultou seus objetivos ousados e ambiciosos. (“A cobra era o animal mais esperto que o Senhor Deus havia feito. Ela perguntou à mulher:Gênesis 3,1)

Veja também o que ele conseguiu ao fazer com que a serpente parecesse falar, assim como um ventríloquo faz com um boneco.

Primeiro Satanás atraiu e prendeu a atenção de Eva. Ela sabia que serpentes não falam; seu marido tinha dado nome a todos os animais, incluindo esse, provavelmente depois de uma análise cuidadosa. (“Depois que o Senhor Deus formou da terra todos os animais selvagens e todas as aves, ele os levou ao homem para que pusesse nome neles. E eles ficaram com o nome que o homem lhes deu.Gênesis 2,19) Sem dúvida, Eva também tinha observado esse animal cauteloso. Assim, a trama de Satanás despertou sua curiosidade; fez com que ela se concentrasse na única coisa que lhe era proibida em todo o jardim.

Segundo, se a serpente estava escondida nos galhos da árvore proibida, a que conclusão Eva pode ter chegado? Será que ela concluiu que essa criatura inferior, que não falava, havia comido o fruto e depois conseguiu falar? Se o fruto podia fazer tanto por uma serpente, o que poderia fazer por ela? Não sabemos com certeza o que Eva pensou nem se a serpente mordeu a fruta. Mas sabemos que, quando a serpente disse a Eva que o fruto a faria ser “como Deus”, Eva estava pronta para acreditar naquela mentira.

As palavras que Satanás escolheu também revelam muito. Ele semeou dúvidas na mente de Eva, dando a entender que Deus estava retendo dela algo de bom e restringindo desnecessariamente a sua liberdade. A trama de Satanás só daria certa se o egoísmo dela fosse maior do que seu amor pelo Deus que lhe tinha dado tudo o que possuía. (“Mas a cobra afirmou: — Vocês não morrerão coisa nenhuma! Deus disse isso porque sabe que, quando vocês comerem a fruta dessa árvore, os seus olhos se abrirão, e vocês serão como Deus, conhecendo o bem e o mal. Gênesis 3,4-5)

Tragicamente, a estratégia de Satanás funcionou; nem Eva nem Adão haviam cultivado a espécie de amor e apreço por Deus que eles deveriam ter. Não é verdade que hoje em dia Satanás promove o mesmo tipo de egoísmo e modo de pensar?

Mas quais eram as motivações de Satanás? O que ele queria? No Éden, ele tentou esconder tanto sua identidade como sua motivação. Mas com o tempo ele mostrou quem realmente era. Quando tentou Jesus, ele com certeza sabia que não adiantaria nada usar algum disfarce. Por isso ele disse a Jesus de forma direta: ‘Prostre-se e me faça um ato de adoração. ’ (“e disse: — Eu lhe darei tudo isso se você se ajoelhar e me adorar”. Mateus 4,9).

Pelo visto, Satanás sempre teve ciúmes da adoração prestada a Jeová Deus. Ele fará de tudo para impedir que as pessoas adorem a Deus ou para corromper sua adoração. Ele tem prazer em destruir a integridade de quem serve a Deus.

De forma clara, a Bíblia revela que Satanás é um implacável estrategista no que se refere a atingir seus objetivos. Felizmente, não precisamos ser enganados como Eva, “pois não desconhecemos os seus desígnios”. — 2 Coríntios 2,11.

Por - Marco Antônio Lana (Teólogo Bíblico).

Nenhum comentário:

Postar um comentário