segunda-feira, 20 de julho de 2015

A ARCA DE NOÉ


1NO TEMPO DE NOÉ.

a.    O mundo de ontem e a reação de Deus – Nos dias de Noé, as pessoas eram muito más e os seus pensamentos eram ruins o tempo todo. A terra estava corrompida aos olhos de Deus e cheia de violência. O Senhor estava triste e o seu coração estava cheio de dor, porque ele havia feito as pessoas na terra  - Gn 6,5-7.
b.    O plano de Deus – O Senhor disse que iria banir da face da terra a humanidade que ele havia criado. Isto incluía pessoas e criaturas na terra e nos ares. O Senhor fez isso porque Ele estava triste. Somente uma pessoa achou graça diante dele, Noé – Gn 6,1-13
c.    Noé – Era filho de Lameque, que tinha 182 anos de idade quando Noé nasceu, e viveu mais 595 anos após, de acordo com a genealogia Adão até Noé. Noé teve três filhos depois dos 500 anos de idade: Jafé, Cam e Sem – Gn 5.
d.    A profecia do pai de Noé – Quando Noé nasceu, seu pai disse que ele “Os consolaria do penoso trabalho de suas mãos e da fadiga, causados pela terra que o Senhor amaldiçoou” (Gn 5,29).
e.    O caráter de Noé – Noé era um homem justo e integro entre as pessoas de seu tempo e andava com Deus – Gn 6,9.

2O PLANO DE DEUS PARA A ARCA.

a.    O que Deus disse a Noé? – Deus disse que iria destruir todas as pessoas e a terra, porque estava cheia de violência. Ele disse a Noé para fazer uma arca de madeira “gofer” (talvez cipreste).
b.    Medidas da arca – a arca deveria medir 138 metros de comprimento (450 pés), 23 metros de largura (75 pés) e 13,5 metros de altura (45 pés).
c.    O projeto de Deus para a arca – três pavimentos com compartimentos; uma porta na lateral; um telhado e uma janela de 45 cm na parte superior; Toda a arca tinha que ser revestida com betume, por dentro e por fora – Gn 6,14-16.
d.    O uso da arca – Deus disse que traria um dilúvio sobre a terra, para destruir tudo o que tivesse vida debaixo dos céus, mas estabeleceu com Noé a sua aliança. Noé obedeceu a Deus – Gn 6,17-22.
Noé, seus filhos e suas esposas, tinham que entrar na arca e levar sete casais de cada espécie de animal puro, um casal de cada espécie de animal impuro e também sete casais de aves a fim de preservá-las em nossa terra – Gn 7,2-3.
Eles tinham que levar comida e deveriam armazená-la longe deles a dos animais. Os animais vieram a Noé e entraram na arca – Gn 6,14-16.

3O DILUVIO.

a.    Idade de Noé – Noé tinha 500 anos de idade quando seus filhos nasceram e tinham 600 quando o Senhor fechou a sua família na arca – Gn 5,32; 7,6
b.    O dilúvio – Choveu 40 dias e 40 noites. Todas as fontes do grande abismo se romperam. As águas inundaram a terra por 140 dias. Depois Deus enviou um vento e as águas retrocederam – Gn 7,24.
c.    O tempo na arca – Noé estava na arca por mais de um ano. Ele tinha 600 anos quando o dilúvio começou, e com 601, ele viu que  a terra estava seca, mas ainda estava na arca – Gn 8,13.


CRONOLOGIA

Gn 7,6 – Noé – 600 anos de idade: o dilúvio começou.
Gn7,11 – 17º. Dia do 2º. Mês: As fontes se romperam – Chuva.
Gn 8,4 –  17º. Dia do 7º. Mês: repousa no Ararate.
Gn 8,5 – 1º. Dia do 10º. Mês: O topo da montanha aparece.
Gn 8,6-12 – 40 dias mais tarde: pombas são enviados a cada 7 dias
Gn 8,13 – 1º. Dia do 1 mês: Noé 601 anos de idade.
Gn 8,14 – 27º. Dia do 2º. Mês: a terra está seca!
Gn 8,20 – eles saíram; Noé constrói um altar



4.    A ARCA DE NOÉ NA BÍBLIA.

a.    Jesus menciona Noé – Jesus disse a seus discípulos que o céu e a terra passariam, mas que somente o Pai sabe quando. Nos dias de Noé, as pessoas comiam, bebiam e casavam, até o dia em que Noé entrou na arca, e o dilúvio veio e destruiu a todos. Assim acontecerá no dia em que o Filho do homem for revelado. Muitas pessoas não estarão prontas quando Jesus vier para julgar o mundo – (Mt 24,35-39; Lc 17,26-30).
b.    Noé um homem de fé – pela fé, Noé, sendo advertido por Deus sobe coisas que nunca tinha visto (inundação), movido pelo terror, preparou uma arca para salvar sua família. Pela fé, obedeceu a Deus. O mundo foi destruído e Noé foi considerado justo por causa da sua fé – (Hb 11,7).
c.    Pedro escreve sobre Noé – Deus jamais vai tolerar o pecado. Deus esperou pacientemente, enquanto Noé estava construindo a arca e pregando a piedade. Pedro adverte sobre a proximidade do dia do julgamento dos ímpios. Deus quer que todas as pessoas se arrependam para que não pereçam – (1Pd 3,20; 2Pd 2,1-5; 3,1-13).
d.    Como Noé reuniu todos os animais? – Deus trouxe os animais até Noé e eles entraram na arca – (Gn 6,18; 7,8-9).
e.    Ele levou apenas dois animais e cada espécie? – não, Noé levou dois, d maioria dos tipos de animais limpos. Os animais limpos (que podiam ser comidos ou sacrificados) incluíam: boi, ovelhas, cabras, pombos e pombas. Em Levítico, os animais impuros: porcos, camelos, águias, abutres, corvos, corujas e outros (Lv 11).
f.     Como todos os animais couberam na arca? – não sabemos quantos tipos havia nos dias de Noé. Com base no tamanho e na capacidade da arca, que era superior a 520 caminhões de carga, provavelmente era grande o suficiente para abrigar e manter mais de 50 mil animais e aves alem de alimentos.
g.    Quantos cômodos tinham a arca? – devem ter tido mais de 500 grandes compartimentos que mediam cerca de 3x3x4 metros, mais corredores. Se muitos dos compartimentos que mediam 14 metros de altura, foram divididos em dois níveis, pode ter havido quase 1000 cômodos ou baias. Alguns compartimentos eram para os animais e outros eram para os alimentos.
h.    Fatos sobre Noé e a arca –
·         A palavra “arca” significa “caixa”, no hebraico.
·         No hebraico o tamanho da arca é expresso em uma unidade de medida chamada côvado. Um côvado era, geralmente, a distancia entre a ponta de um dedo e o cotovelo de um homem, mais ou menos 45 cm.
·         Noé viveu mais 350 anos depois do começo do dilúvio, e morreu com 950 anos – (Gn 9,26-8-29).
·         Abraão, Davi e Jesus, vieram da linhagem de Sem, filho de Noé (Gn 11,10-26; Mt 1; Lc 3,23-36).

i. Pensamentos interessantes sobre os animais –
Algumas pessoas acreditam que muitos animais podem ter hibernado enquanto estavam na arca, exigindo assim menos espaço, comida e cuidado.
Outros acreditam que muitos dos animais eram crias, requerendo menos espaço e alimentação.
Depois que os animais saíram da arca, algumas pessoas acreditam que eles migraram através de pontes de terra que ligavam aos continentes do mundo.
Depois do dilúvio. Deus disse que os animais temeriam os seres humanos e a carne deles poderia ser comida – (Gn 9,2-3).

j.      Onde a arca está hoje? –
Ninguém sabe ao certo. Talvez a arca tenha sobrevivido nas montanhas do Ararate (antiga Uratu), mas a Bíblia não fala de um lugar especifico onde a arca tenha pousado. A situação política na região, alem do gelo e do clima das montanhas tem impedido muitas expedições. Um menino pastor, em 1906, e piloto da segunda guerra mundial, afirmam ter visto a arca. Dezenas de grupos tem procurado por ela, mas até agora nenhum sinal alegado ganhou muita aceitação. A arca salvou Noé e a sua família da completa destruição. Da mesma forma, Jesus é a salvação da alma dos cristãos.
k.    O arco-íris hoje – Ainda é um lembrete da promessa e da felicidade de Deus a Noé, um homem que tinha fé e o obedecia.


5.    HISTÓRIAS PRIMITIVAS DO DILUVIO.

Histórias de um dilúvio maciço eram conhecidas de muitas culturas antigas e dão apoio à realidade do evento.

Lista dos reis sumérios.
Os sumérios governaram a Mesopotâmia antes de Abraão. O fato de um dilúvio era to arraigado em sua história, que eles incluíram na lista dois reis sumérios, encontrada em tabletes de argila, que datam de cerca de 2100ª.C. em ruínas na Mesopotâmia.
Os reis eram divididos em dois grupos: os que governaram antes do grande dilúvio e os que após. A lista dos reis diz “Depois do dilúvio haver varrido a terra..”.
O período dos reinos (e a expectativa de vida) desses reis diminuiu drasticamente depois do dilúvio, assim como a expectativa da vida das pessoas registradas na Bíblia.
A época de Gilgamesh da Babilônia.
Esta longa saga de um antigo rei babilônico, Gilgamesh, inclui a história de um dilúvio maciço que tem varias similaridades com a história de Gênesis. A melhor cópia mais antiga conhecida da epopeia foi encontrada em Nínive, numa serie de tabletes de argila. O tablete 11 fala de um grande dilúvio e de um herói que instruído a construir um navio para quais “todas as coisas vivas” deveriam ser levadas. Ele usou pássaros para verificar se a água havia retrocedido.

6.    A ALIANÇA DE DEUS COM NOÉ.
O sacrifício de Noé para Deus.
Noé sacrificou alguns de cada espécie de animal e aves limpos em um altar. Quando o Senhor sentiu o cheiro agradável das ofertas queimadas prometeu nunca mais “amaldiçoar a terra”, por causa do homem, apesar de o seu coração ser inclinado para o mal desde a infância – (Gn 8,20-22).

Deus abençoa Noé.
Deus disse à Noé e seus filhos que:
·         Fossem frutíferos, se multiplicassem e enchessem a terra.
·         Os animais, pássaros e peixes teriam medo e receio deles.
·         Tudo o que fosse vivo e se movesse serviria de alimento para eles.
·         Não deveriam comer carne com o seu sangue.
·         Se alguém matasse um homem, o seu sangue seria derramado pelo homem. Deus fez o homem à sua imagem (Gn 9,1-7).


Aliança de Deus com Noé.
Deus fez uma aliança com Noé e com cada ser vivo. Nunca mais tudo que tivesse vida na terra seriam destruídos por um dilúvio.
Deus colocou o arco-iris nas nuvens com um sinal da aliança entre ele e todos os seres viventes para sempre, e por toas as gerações  (Gn 9,8-17)

7.    OS TRÊS FILHOS DE NOÉ.


8.    MAPA DA TABELA DA NAÇOES (Gn 10).



Marco Antonio Lana (Teólogo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário