terça-feira, 10 de fevereiro de 2015

PEDRO, PAPA?



“17. Jesus então lhe disse: Feliz és, Simão, filho de Jonas, porque não foi a carne nem o sangue que te revelou isto, mas meu Pai que está nos céus. 18. E eu te declaro: tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja; as portas do inferno não prevalecerão contra ela. 19. Eu te darei as chaves do Reino dos céus: tudo o que ligares na terra será ligado nos céus, e tudo o que desligares na terra será desligado nos céus.” (Mt 16,17-19).

A palavra tu é um pronome pessoal na 2ª.  pessoa do singular. Atualmente, os pronomes tu e vós estão sendo esquecidos e substituídos pelos pronomes você e vocês, que, na verdade, são pronomes de tratamento assim como"Vossa Senhoria" e "Vossa Excelência". 

Em algumas regiões do país, o tu ainda é bastante utilizado. Entretanto, na linguagem oral, apesar de ser um pronome de 2ª pessoa, é freqüentemente usado com o verbo conjugado em 3ª pessoa, o que pode ser um reflexo do uso constante dos pronomes de tratamento. 
O uso do pronome vós é ainda mais raro, se restringindo ao âmbito religioso e a discursos muito formais.

No versículo 17 confere o que Jesus disse a Pedro: “Feliz és, Simão, filho de Jonas, porque não foi a carne nem o sangue que te revelou isto, mas meu Pai que está nos céus”.

No versículo 18 Jesus faz uma declaração a Pedro: “tu (você) és Pedro (pedra), e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja; as portas do inferno não prevalecerão contra ela”. Aqui nos deixa bem claro que Jesus edificou a sua Igreja em cima de Pedro

No versículo 19 Jesus ainda disse a Pedro: “Eu (Jesus) te darei as chaves do Reino dos céus: tudo o que ligares na terra será ligado nos céus, e tudo o que desligares na terra será desligado nos céus.” A palavra chave aqui é simbólico, representa o poder. Jesus deu todo poder a Pedro quando disse: “tudo o que ligares na terra será ligado nos céus, e tudo o que desligares na terra será desligado nos céus.

Pedro se torna Bispo chefe da Igreja Primitiva.

Quanto a palavra Papa realmente concordo que não é bíblico é doutrina dos homens. 

Marco Antonio Lana (Teólogo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário