quinta-feira, 15 de janeiro de 2015

PAIS E FILHOS - SERVOS






EXPECTATIVAS DE DEUS EM RELAÇÃO AOS PAIS

EXEMPLOS DIVINOS

"Estas palavras que hoje te ordeno, estarão no teu coração; tu as inculcarás a teus filhos, e delas falarás assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e ao deitar-te e ao levantar-te." (Deuteronômio 6,6-7) Esta passagem é o tema central de Deuteronômio. Ela estabelece um modelo que nos ajuda a relacionar a Palavra de Deus com nossa vida diária. Devemos amar a Deus, pensar constantemente em seus mandamentos, ensiná-los aos nossos filhos e viver cada dia segundo as diretrizes da Sua Palavra. Deus enfatizou a importância dos pais ensinarem a Bíblia aos seus filhos. Verdades eternas são mais efetivamente ensinadas no ambiente amoroso de um lar temente a Deus. A religião era parte integrante da vida dos hebreus. A educação religiosa era focava a vida e não constava somente de informações. Usavam o contexto da vida diária para ensinar sobre Deus. Se você quer que seus filhos sigam a Deus, deve ensiná-los diligentemente a ver Deus em todos os aspectos da vida, não somente aqueles relacionados à igreja.

PACIÊNCIA

"E vós, pais, não provoqueis vossos filhos à ira, mas criai-os na disciplina e na admoestação do Senhor." (Efésios 6,4). Se nossa fé em Cristo é real, ela é normalmente provada no lar, em nossos relacionamentos com quem nos conhece melhor. Pais e filhos são responsáveis uns pelos outros. Os filhos devem honrar os pais mesmo que sejam exigentes e injustos. Os pais devem cuidar gentilmente de seus filhos, mesmo que sejam desobedientes e rebeldes. Pais e filhos cristãos deverão se relacionar com consideração e amor, um colocando os interesses do outro acima dos seus próprios - isto é, submetendo-se uns aos outros. O propósito da disciplina paterna é ajudar os filhos a crescerem de uma maneira amorosa e que honre a Cristo, não irritá-los ou provocá-los à ira ou levá-los ao desencorajamento (Colossenses 3,21), tratando-os como Jesus trata as pessoas que ama, para que entendam o caráter de Cristo.

EXPECTATIVAS DE DEUS EM RELAÇÃO AOS FILHOS

HONRANDO OS PAIS

"Honra a teu pai e a tua mãe, para que se prolonguem os teus dias na terra que o Senhor teu Deus te dá." (Êxodo 20,12) Este é o primeiro mandamento com promessa. Para viver em paz por gerações na Terra Prometida, os israelitas precisariam respeitar as autoridades e construir famílias fortes. Honrar os pais significa falar bem deles e tratá-los polidamente. Significa agir com cortesia e respeito (mas não obedecê-los se isso significar desobediência a Deus). Significa seguir seus ensinamentos e exemplo de colocar Deus em primeiro lugar. Os pais têm um lugar especial à vista de Deus. Mesmo aqueles que acham difícil conviver com seus pais é requerido deles honrara a seus pais.

BONS EXEMPLOS

"Ninguém despreze a tua mocidade; pelo contrário, torna-te padrão dos fiéis, na palavra, no procedimento, no amor, na fé, na pureza."(I Timóteo 4,12) Timóteo era um jovem pastor. Seria fácil para cristãos mais idosos desprezá-lo por causa de sua idade. Ele teve que ganhar o respeito dos mais velhos estabelecendo um exemplo na sua fala, vida, amor, fé e pureza. Deus pode usá-lo, a despeito de sua idade. Seja você jovem ou idoso, não considere sua idade um empecilho. Viva de maneira que os outros possam ver Cristo em você.

FILHOS DE DEUS QUEM SÃO OS FILHOS DE DEUS?

NASCIMENTO ESPIRITUAL

"Mas a todos os que o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus; a saber: aos que crêem no seu nome; os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas de Deus."(João 1,12-13) Todos que recebem Jesus Cristo como Senhor de suas vidas nascem de novo espiritualmente recebendo de Deus uma nova vida. Através da fé em Cristo, esse novo nascimento promove em nós uma mudança interior - redirecionando nossas atitudes, desejos e propósitos. Ao nascer adquirimos vida física e passamos a pertencer à família dos nossos pais. (1,13). Nascer de Deus nos torna espiritualmente vivos e pertencentes à família de Deus (1,12). Isso é possível a todo aquele que crer em Cristo.

A OFERTA DE DEUS

"Vede que grande amor nos tem concedido o Pai, ao ponto de sermos chamados filhos de Deus; e, de fato, somos filhos de Deus. Por essa razão o mundo não nos conhece, porquanto não o conheceu a ele mesmo."(I João 3,1) A autoestima dos fiéis se baseia no fato de que Deus nos ama e nos chama de filhos. Somos seus filhos agora e isso deveria nos encorajar a viver como Jesus viveu. Leia também Romanos 8,14-17; Gálatas 3,26-27; 4,6-7.

A Família DE DEUS

"O próprio Espírito testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus."(Romanos 8:16) Paulo usa adoção ou "filiação" para ilustrar o novo relacionamento do crente com Deus. Quando alguém se torna cristão, ganha todos os privilégios e responsabilidades de um filho da família de Deus. Um desses privilégios é ser guiado pelo Espírito (Gálatas 4,5-6), cuja presença nos lembra quem somos e nos encoraja com amor (5,5). Deus nos deu Seus melhores presentes: Seu Filho, perdão e vida eterna.

Marco Antonio Lana
Bacharel em Teologia

Nenhum comentário:

Postar um comentário