sábado, 27 de dezembro de 2014

A Serpente do Éden



Um dos temas que despertam interesse de estudo na Bíblia é a respeito da serpente que, segundo o terceiro capítulo de Gênesis, tentou Eva e fez com que, assim, a humanidade fosse corrompida. Como era essa serpente? Ela falou por si só ou algum “espírito” a manipulou? A partir de agora faremos uma análise muito cuidadosa acerca dessas questões.


Mas antes de "dissecarmos a serpente do Éden", é bom deixar claro de que esse estudo parte do pressuposto de que a narrativa de Gênesis não seja alegórica, mas sim um relato. É claro que existem as interpretações alegóricas da narrativa de Gênesis... Mas aqui estamos tratando do assunto dentro da visão judaico-cristã, que aliás é a visão desse blog.


Vamos começar.

A SERPENTE FALOU SOZINHA?


Quase todos os cristãos de hoje afirmam que a serpente não falou sozinha com Eva, mas que o diabo é quem usou a serpente como “fantoche” e tentou Eva dessa maneira. No entanto, muitos judeus e outras pessoas afirmam constantemente que a Bíblia não diz que a serpente foi usada por Satanás, mas sim que ela “falou por si só” porque era a criatura "mais astuta que Deus havia criado". Afinal a serpente do Éden foi “possuída” ou não?


Cientificamente falando, a possibilidade de uma serpente falar sozinha é zero. Isso porque as serpentes são surdas, são mudas (não possuem cordas vocais) e tem a língua bifurcada, e isso as impossibilitaria de falarem por si só. A única chance de uma serpente ter falado algum dia seria a do caso se tratar de algo sobrenatural. É aí que entra Lúcifer.


Então, uma interpretação plausível seria a de que Nachash (o termo em hebraico para a serpente do Éden) era Lúcifer, o líder dos anjos caídos, que possuiu uma serpente para "arruinar a Criação". A associação de idéias apóia-se, gramaticalmente falando, na associação de uma palavra cognata de nachash com cobre ou latão e daí com "brilhante", forçando a aproximação com "Lúcifer", "portador de luz".


O Antigo Testamento não costuma "fazer animais falarem". As únicas exceções são a serpente do Éden e a jumenta de Balaão, mas esta fala por milagre de Deus, o que não é o caso da serpente do jardim do Éden, que obviamente não foi usada por Deus. No entanto a Bíblia evidencia que, realmente, quem fez o “milagre” da serpente falar foi Satanás, pois em Apocalipse, Satanás é chamado de “A antiga serpente” (ton ophin ton archaion, em Apocalipse 20:2). Logo, não resta dúvidas: a serpente não falou por si só; de acordo com a Bíblia, Satanás a induziu.


Uma questão que poderia se levantar por curiosidade seria: por que Satanás se apoderou de uma serpente, e não de um crocodilo, por exemplo? O texto bíblico de Gênesis 3 e a ciência possuem a resposta.


Gênesis 3,1 diz que “a serpente era mais astuta que todas as alimárias do campo que o SENHOR Deus tinha feito”. Esse talvez seria o motivo de Satanás ter escolhido seletivamente a serpente.


As serpentes fazem parte de um grupo diverso de répteis. Elas são animais surpreendentes biologicamente falando: uma serpente consegue engolir presas maiores do que a boca, e se é capaz de fazer incríveis contorcionismos, devido o corpo ter centenas de vértebras. O crânio da cobra é uma modificação do crânio dos diápsidos (lagartos), onde a articulação mandibular permite uma grande abertura da boca, uma vez que os maxilares das serpentes não são fundidos. A variedade de serpentes (ou Ofídios) é impressionante: existem serpentes aquáticas, tropicais, em regiões frias, arborícolas, cavernícolas, enfim... as serpentes, devido á excelente adaptação que adquiriram, conseguiram dominar quase todos os ambientes.


Só essa pequena análise basta para justificar o porquê de Satanás se apoderar de uma serpente.

A MALDIÇÃO MODIFICOU A SUA ESTRUTURA?


Analisando a narrativa de Gênesis 3, vemos que os primeiros seres humanos e antepassados da humanidade, Adão e Eva, foram advertidos por Deus de que, se comessem do fruto da árvore do conhecimento do bem e do mal, certamente morreriam, o que fizeram tendo sido instigados pela serpente, tendo Eva aceitado a instigação primeiro e oferecido a fruta a Adão, que aceitou. Como resultado, então, a malícia começa a se manifestar em seus corações: cobrem-se imediatamente, envergonhados por estarem nus. Se escondem de Deus também. Ele, ao encontrá-los, pergunta porque se escondiam, quem lhes havia dito que estavam nus, e se eles o haviam desobedecido, quanto à árvore. Eles confessam o pecado, mas, covardemente, tentam justifica-lo, jogando a culpa um no outro. Após a confissão de Adão e Eva, Deus amaldiçoa a serpente (Satanás), por ser a causadora de todo este infortúnio. Essa maldição se encontra em Gênesis 3, 14:


"Porquanto fizeste isso, maldita serás mais que toda besta e mais que todos os animais do campo; sobre o teu ventre andarás e pó comerás todos os dias da tua vida."


Muitos cristãos afirmam, baseado no versículo acima, que antes a serpente não rastejava, que só começou a rastejar graças á maldição. Estes abrem duas hipóteses com relação á diferenciação que a serpente do Éden possuía com relação ás espécies modernas antes do pecado original.


Uma delas é a de que antigamente a serpente possuía asas. Existiria essa possibilidade? Ou melhor, a Bíblia fala isso? O fato é que não há em nenhum momento a afirmação ou descrição na Bíblia de que a serpente antes da maldição possuía asas; a “serpente alada” faz parte da mitologia de muitos povos como hindus, gregos, aztecas, maias, etc. O dragão citado em apocalipse é chamado de "A antiga serpente", mas isso quer dizer que o dragão representa Satanás, e não que a serpente em sua forma original era alada.


Ainda também existe a questão científica. Segundo a ciência existiria a possibilidade de uma serpente ter tido asas e voar? Temos que entender que para voar, não basta só ter asas. Algumas leis da aerodinâmica devem ser obedecidas, em virtude de uma coisa chamada “Lei da gravidade” descrita por Newton, segundo a qual, existe uma força de atração entre os corpos cuja intensidade é diretamente proporcional ao produto de suas massas e inversamente proporcional ao quadrado da distância que os separa. Portanto, além de asas, é preciso que todo o corpo possua uma estrutura aerodinâmica. Os pingüins, por exemplo, tem asas mas não voam, assim como os avestruzes e inúmeras outras espécies de aves que, não obstante até mesmo tem asas, contudo, seus corpos, anatomia e disposição de seus músculos não oferecem ao indivíduo portador de asas a menor condição para voar...


Com os répteis voadores que realmente existiram no passado, como os pterossauros, a regra continuava a mesma. O maior deles, o Quetzalcoatlus, mesmo tendo 12 metros de envergadura alar, possuía ossos ocos (para superar a lei da gravidade), tal qual as aves, e uma estrutura aerodinâmica perfeita, além de asas que se formavam de forma similar á dos morcegos modernos.


Entretanto, uma serpente possui o corpo esguio, sem ossos leves, o que é o oposto de uma estrutura aerodinâmica. Além do mais, onde seriam e como seriam as suas asas? O fato é que não existe qualquer estrutura no corpo da serpente que indica que esta possuía asas e voava. Mas e o que dizer da a serpente planadora (Chrysopelea paradisi)? Como o nome diz, esta espécie plana, não voa, e mesmo assim usa esse recurso para "saltar" de uma árvore para a outra. A presença de asas atrapalharia, e não ajudaria a serpente planadora em suas manobras. E mesmo que os dragões cuspidores de fogo tenham existido (a Bíblia no livro de Jó dá margem para a existência desse bicho e estudos recentes na paleontologia também estão abrindo essa possibilidade) eles certamente devem ter tido uma estrutura aerodinâmica, diferente da serpente. (retirado de informações de Syel Ragm Ivo)


A outra hipótese é a de que, antes da maldição, a serpente possuía pernas. Essa afirmação é de certo modo plausível e ao mesmo tempo também não é. Isso porque as serpentes modernas possuem, realmente, "patas vestigiais". Muitos criacionistas afirmam que isso é o que sobrou das pernas que, antes, a serpente possuía. Entretanto, levando em conta o registro fóssil, a história "muda de cara".

De acordo com a paleontologia, os primeiros ofídios apareceram em meados da Era Mesozoica, há 100 milhões de anos atrás, e além de possuírem hábitos aquáticos, possuíam pernas. Na verdade, o estudo da transformação biológica que as gerações de ofídios sofreram durante o período da Criação, no início, foi cheio de controvérsias entre os paleontólogos, mas hoje tem-se um panorama mais sólido da questão.


Um antepassado provável dos ofídios parecia realmente uma cobra com patas e seu nome científico era Tanystropheus. A classificação anteriormente dada a essa espécie era como pertencente ao grupo dos ofídios, porém estudos mais minuciosos provaram que a criatura era um Prolacertiforme, mas a posição genealógica da espécie não muda em muita coisa, pois os prolacertiformes foram, até onde as evidências mostram, antepassados diretos de cobras e lagartos.


Algumas cobras da Era dos Dinossauros possuíam diminutas patas, como o Pachyrhachis. Já no Eoceno a coisa muda, pois a Giganthophis, ou Anaconda gigante, não possuía pernas e seus fósseis datam dessa época...Ou seja, as cobras modernas surgiram no 6º dia de acordo com os fósseis, porém antes de Adão. E mesmo que existissem fósseis de cobras com patas no registro Cenozóico (6º dia), existe um fato que não se pode ignorar: tanto o extinto Tanystropheus como o também extinto Pachyrhachis eram animais rastejantes.


Mas então no que realmente a serpente foi afetada com a maldição? O que a Bíblia quer dizer em Gênesis 3?


Assim como a questão das asas, a Bíblia não diz em específico que o animal usado para tentar Eva havia tido pernas e que depois as perdeu. Mesmo que as palavras de Gênesis 3:14 possam levar alguns a pensar que esse tenha sido o caso, não precisamos concluir que, antes dessa maldição, as serpentes eram diferentes das de hoje fisicamente falando. Por que não?


Em especial porque o verdadeiro alvo da condenação de Deus era Satanás — o espírito invisível que fez mau uso daquele animal inferior. A Bíblia chama Satanás de “pai da mentira” e “a antiga serpente”, como já vimos. Essas expressões pelo visto se referem ao fato de Satanás ter usado um animal visível, a serpente, como seu porta-voz para induzir Eva a desobedecer à ordem de Deus(João 8:44; Apocalipse 20:2).


Deus criou as serpentes e, aparentemente, Adão tinha dado esse nome a elas antes desse ato enganador de Satanás. Não se pode culpar a serpente irracional que falou com Eva. Aquele animal não tinha condições de saber que Satanás o manipulava ou de entender o julgamento de Deus contra os desobedientes.

UMA PROFECIA DE MUITO TEMPO ATRÁS


Então, por que Deus falou do rebaixamento físico da serpente? O comportamento típico da serpente no seu ambiente natural, rastejando em seu ventre, simbolizava muito bem a condição rebaixada de Satanás. Tendo antes usufruído uma posição elevada como um dos anjos de Deus, ele foi relegado a uma condição rebaixada (a Bíblia afirma ainda em 2 Pedro 2:4 que Satanás e os demais anjos caídos foram lançados no "tártaro", ou inferno).


A questão da afirmação "pó comerás todos os dias da sua vida" exprime também a condição do Opressor.

Vejam bem: serpentes realmente rastejam, mas... elas não comem pó! Agora observemos esta afirmação sob o prisma espiritual: Satanás é o pai da mentira (João 8:44) e tem o poder da morte (Hebreus 2:14)... podemos considerar que os pecadores e seus pecados são uma espécie de alimento para ele. Observe que, em muitas citações da Bíblia, o pó está relacionado á morte física (leia Eclesiastes 3,20 e Gênesis 3,17-19). Fazendo uma analogia, a serpente (Satanás) realmente passou a alimentar-se de "pó"!



Além disso, assim como uma serpente literal pode ferir o calcanhar de uma pessoa, Satanás, em seu estado rebaixado, "machucaria o calcanhar" do “descendente” de Deus (Gênesis 3:15).


Esse versículo às vezes é chamado de “O Primeiro Evangelho” porque prediz a vinda dAquele que nasceria da semente de mulher e “pisaria na cabeça” da semente da serpente, enquanto que a semente da serpente conseguiria apenas “ferir o calcanhar”. E temos aqui uma referência sobre a vinda do Messias, o prometido libertador (Jesus Cristo), que lutará com o diabo. Ele veio da semente da mulher. A semente do homem não é mencionada, somente a da mulher, o que tem implicações na nascimento de Cristo a partir de uma virgem. O diabo “feriu o calcanhar” de Jesus quando Jesus foi morto na cruz. Mas Jesus “feriu a cabeça” de Satanás, um golpe fatal, renascendo da morte, vencendo o pecado, a morte, o inferno e... A sepultura.


Essa "maldição", como podemos ver, trata-se de uma das primeiras profecias relatadas na Bíblia, Assim, ao amaldiçoar aquela serpente visível, Deus ilustrava apropriadamente o rebaixamento e, por fim, a destruição da invisível “antiga serpente”: Satanás.

CONCLUSÃO


Não há dúvidas de que realmente foi satanás que indiziu Adão e Eva a desobedecerem a Deus, por meio de um ofídio indefinido.
Contudo, é de extrema importância que venhamos nos lembrar de que, ainda hoje, o mesmo ser que se apoderou de uma serpente continua a enganar muitos na atualidade, por meio de falsos ensinos, por exemplo. Não é a toa que a Bíblia muitas vezes o chama de "Vil tentador" ou de "Enganador". Que possamos, então, ter discernimento e conseguir resistir ás tentações que o inimigo das nossas almas coloca em desfile á nossa frente. Mas é claro, sempre ter em mente também que "maior é o que está em nós do que o que está no mundo". O poder de Satanás não pode com o de Deus, pode ter certeza!

POR - MARCO ANTONIO LANA - BACHAREL EM TEOLOGIA

Nenhum comentário:

Postar um comentário