sexta-feira, 11 de outubro de 2013

JESUS CRISTO - LIÇÃO 12 - A RESSURREIÇÃO DE CRISTO.

JESUS CRISTO - LIÇÃO 12 – A RESSURREIÇÃO DE CRISTO.

 

“Não está aqui, porque ressurgiu, como ele disse. Vinde, vede o lugar onde jazia.” (Mt 28,6).


“Cristo Jesus é quem morreu, ou antes quem ressurgiu dentre os mortos, o qual está à direita de Deus, e também intercede por nós.” (Rm 8,34).

A ressurreição de Cristo ocupa o centro da história da redenção. Primeiro o NASCIMENTO de Cristo, segundo a MORTE de Cristo, segue-se a RESSURREIÇÃO, vem então a ASCENSÃO, e, finalmente, a PAROUSIA de Cristo.

Primeiro
Um berço
(Lc 2,1)
Segundo
Uma cruz
(Mt 27,37-38)
Terceiro
Um túmulo vazio
(Mt 28,1-10)
Quarta
Uma subida
(Hb 1,1)
Quinta
Uma trombeta
(1Ts 4,16)

A ressurreição de Cristo não foi simplesmente um retorno da morte, à semelhança da ressurreição de Lazaro – (Jo 11,1-44).

Se a ressurreição semelhasse a outras ressurreições que temos no Novo Testamento. Ele teria Se submetido à fraqueza e ao envelhecimento, e por fim teria morrido outra vez, exatamente como todos os outros. A ressurreição de Jesus tornou-se as primícias de um novo tipo de vida humana; uma vida na qual este corpo será aperfeiçoado, não estando mais sujeito à fraqueza, morte ou envelhecimento, mas tornando-se capaz  de viver diferentemente – (1Cor 15,20-23).

A ressurreição de Jesus não foi sua transformação para um corpo imaterial, mas sua aquisição de um “corpo espiritual” que podia materializar-se e desmaterializar-se à vontade – (Jo 20,19-24).

I – A IMPORTANCIA DA DOUTRINA DA RESSURREIÇÃO DE CRISTO.

Conforme Rm 10,9 – “Porque, se com a tua boca confessares a Jesus como Senhor, e em teu coração creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, será salvo.” – a ressurreição de Cristo é indispensável para a salvação. Portanto, vamos considerar alguns pontos essenciais que justificam a importância da doutrina na vida da Igreja.

1 – É a doutrina fundamental do cristianismo.

Há quem admita a necessidade da morte de Cristo, mas negue a importância da sua Ressurreição corporal. A importância vital da ressurreição física de Cristo fica evidenciada pela conexão fundamental desta doutrina com o cristianismo (1Cor 15,12-19). Aqui Paulo mostra que tudo depende da ressurreição corporal de Jesus.

2 – A importância da doutrina na aplicação da salvação.

A Bíblia diz que Deus elevou Jesus à sua própria direita, para que Ele fosse a cabeça de todas as coisas para a Igreja (Ef 1,19-23). Vamos olhar para Rm 6,5 – “Porque, se temos sido unidos a ele na semelhança da sua morte, certamente também o seremos na semelhança da sua ressurreição.” – para ver como Paulo aplica a ressurreição de Cristo à nossa salvação.

3 – A importância da doutrina como argumento para os milagres de Cristo.

Dr. Strong diz que, ao tentarmos provar os milagres da Bíblia, não deveríamos principiar com a jumenta de Balaão ou com Jonas e o grande peixe,mas sim com a ressurreição de Cristo, os outros milagres não apresentarão dificuldade alguma. Costumamos dizer que aceitação da ressurreição de Cristo e a conversão de Paulo são os dois pilares mais fortes da fé cristã.

II – FATOS HISTÓRIOCOS DA RESSURREIÇÃO DE CRISTO.

A ressurreição de Cristo foi um fato histórico. A teoria de que Jesus não chegou a morrer realmente, mas simplesmente caiu em um desmaio, do qual o ar frio do túmulo e as especiarias O reviveram, é uma blasfêmia e uma gritante perversão do claro significado das expressões bíblicas. Que Cristo havia realmente morrido é evidenciado pelos seguintes fatos:

1 – O centurião e os saldados o declararam morto – “mas vindo a Jesus, e vendo que já estava morto, não lhe quebraram as pernas.” (Jo 19,33).

2 – As mulheres vieram esperando ungir um corpo morto – “Ora, passado o sábado, Maria Madalena, Maria, mãe de Tiago, e Salomé, compraram aromas para irem ungi-lo.” (Mc 16,1).

3 – Sangue e água fluíram do corte em seu lado – “contudo um dos soldados lhe furou o lado com uma lança, e logo saiu sangue e água.” (Jo 19,34).

A respeito desse fato Evans – “Fisiologistas e médicos concordam que tal condição dos órgãos vitais, inclusive o coração, impede a possibilidade de um simples desmaio, e prova  a morte”.

O Próprio Cristo declarou – “fui morto, mas eis aqui estou vivo para todo o sempre! e tenho as chaves da morte e do inferno.” (Ap 1,18). No que acabamos de dizer, nada melhor do que o argumento do testemunho. Mulheres e homens que atestaram a ressurreição de Jesus.

Três coisas são necessárias para fazer com que um testemunho seja digno de confiança.

a)      As testemunhas têm que ser competentes, isto é, tem que ser testemunhas oculares..
b)      As testemunhas têm que ser em numero suficiente.
c)      As testemunhas têm que ter boa reputação – (1Cor 15,1-8).

III – LIÇÕES PRÁTICAS DA RESSURREIÇÃO DE CRISTO.

Não queremos que este assunto fique apenas no campo das especulações teológicas. O nosso propósito no estudo desta doutrina é que cada cristão apropria-se dela para a prática da sua vida cristã e da sua espiritualidade. Paulo diz – “Fomos, pois, sepultados com ele pelo batismo na morte, para que, como Cristo foi ressuscitado dentre os mortos pela glória do Pai, assim andemos nós também em novidade de vida.” (Rm 6,4). Vejamos as lições práticas que podemos tirar da ressurreição de Cristo para a nossa vida:

1 – A ressurreição de Cristo garante a ressurreição dos mortos – “Porque, se cremos que Jesus morreu e ressurgiu, assim também aos que dormem, Deus, mediante Jesus, os tornará a trazer juntamente com ele.” (1Ts 4,14).

2 -  A ressurreição de Cristo estimula a nossa esperança – “Logo, também os que dormiram em Cristo estão perdidos.” (1Cor 15,18).

3 – A ressurreição de Cristo é o alicerce de nossa fé e de nossa pregação – “E, se Cristo não foi ressuscitado, logo é vã a nossa pregação, e também é vã a vossa fé.” (1Cor 15,14).

4 – A ressurreição de Cristo assegura a nossa justificação e o perdão dos nossos pecados – “o qual foi entregue por causa das nossas transgressões, e ressuscitado para a nossa justificação.” (Rm 4,25); “Quem os condenará? Cristo Jesus é quem morreu, ou antes quem ressurgiu dentre os mortos, o qual está à direita de Deus, e também intercede por nós.” (Rm 8,34).

CONCLUINDO


O cristianismo está baseado no evangelho da ressurreição de Jesus de Nazaré, porque nesse acontecimento Deus vindicou  a reivindicação de Jesus de ser o representante primordial de seu reino vindouro. O cristianismo não poderia ter começado se a crucificação tivesse sido o fim absoluto de Jesus. A causa de Jesus teria perecido com Ele.

Ao ressuscitar Jesus dos mortos, Deus elevou a causa pela qual  Ele viveu e morreu ao mais alto poder da história da Salvação. A Igreja de Jesus Cristo entrou nesse ponto, com uma criação do Espírito, para anunciar a erupção escatológica na forma de vida  - vida nova e isenta de morte – que Jesus herdou por meio da ressurreição.


Nenhum comentário:

Postar um comentário