quarta-feira, 30 de maio de 2012

DOUTRINA DO ESPIRITO SANTO - LIÇAO 02 – OS SIMBOLOS DO ESPÍRITO SANTO.


O Espírito Santo de Deus, o Senhor, o Doador da vida, que pairava sobra as águas na criação e falava na História através dos profetas, foi derramado sobre os discípulos de Cristo no dia do Pentecostes para cumprir o Seu novo papel como Paracleto.

Paracleto -  significa basicamente um advogado que aceita nossa causa, ou um aliado que luta ao nosso lado; alguém que fortalece e encoraja. Jesus, o Paracleto original, continua Seu ministério até hoje através da obra do Segundo Paracleto.

Como “Jesus Cristo ontem e hoje é o mesmo e o será para sempre”, assim o Espírito Santo. E desde o Pentecostes o Espírito continua fazendo o que Jesus prometeu fazer. Ainda bem! Se o Espírito estivesse cessado de fazer estas coisas, a Igreja teria acabado muito tempo atrás. A vida do crente em todos os seus aspectos – intelectual e ético, devocional e relacional, despertada para a adoração e comissionada para testemunho – é sobrenatural. Somente o espírito pode iniciar e sustenta-la. Graças a Deus, a Igreja continua a viver e crescer, porque o ministério do Espírito não tem falhado, e nunca vai falhar.

As escrituras usam vários símbolos para representar o Espírito Santo e nos ajudar a compreender melhor Sua Pessoa e Sua Obra:

  1. O vento
  2. A pomba
  3. O óleo
  4. O fogo
  5. Águas vivas
  6. O selo

I.            O VENTO OU A RESPIRAÇÃO.

  1. O uso do símbolo do vento.

Em muitas línguas, a palavra para espírito, respiração, e vento é a mesma. Na língua hebraica em que foi escrito o 1.º Testamento, há duas palavras para respiração – nephesh que significa respiração lenta; e ruah que significa respiração profunda, e que dá idéia de violência ou poder. Esta última é usada em Ex 10,19 - "O Senhor fez soprar do ocidente um vento fortíssimo que levou os gafanhotos e os precipitou no mar Vermelho, sem que ficasse um só em todo o território do Egito". Nota-se que a característica da palavra ruah é poder. E esta é a palavra usada no 1.º Testamento para o Espírito. O espírito do Senhor age com o poder de um vento forte – o homem não O pode resistir.

Ezequiel profetiza e diz - "Profetiza ao espírito, disse-me o Senhor, profetiza, filho do homem, e dirige-te ao espírito: eis o que diz o Senhor Javé: vem, espírito, dos quatro cantos do céu, sopra sobre esses mortos para que revivam". (Ez 37,9). Jesus, falando da obra regeneradora do Espírito, diz - "O vento sopra onde quer; ouves-lhe o ruído, mas não sabes de onde vem, nem para onde vai. Assim acontece com aquele que nasceu do Espírito". (Jo 3,8). Depois, quando Jesus enviou seus discípulos para a obra, soprou sobre eles e disse-lhes - "Depois dessas palavras, soprou sobre eles dizendo-lhes: Recebei o Espírito Santo". (Jo 20,22). Quando o espírito desceu no dia de pentecostes, foi acompanhado pelo “Som, como se soprasse um vento impetuoso, e encheu toda a casa onde estavam sentados.” (At,2.2).



  1. O significado do símbolo do vento.

a)       O Espírito é soberano, invisível e inescrutável – tal como o vento atua imprevisivelmente e invisivelmente, mas é percebido em seus efeitos, assim também o Espírito opera e controla a vida dos filhos de Deus - "pois todos os que são conduzidos pelo Espírito de Deus são filhos de Deus". (Rm 8,14) .
b)       O Espírito é uma força vivificadora – quando Ezequiel teve a visão dos ossos secos, ele assistiu o poder vivificador de Deus, que transformou os ossos secos em  seres vivos (Ez 37,8-10). Veja também Ap. 11,11.

II.          A POMBA.

  1. O uso do símbolo da pomba.

Quando Jesus estava sendo batizado por João Batista - "e o Espírito Santo desceu sobre ele em forma corpórea, como uma pomba; e veio do céu uma voz: Tu és o meu Filho bem-amado; em ti ponho minha afeição". (Lc 3,22). Desde então  a pomba se tornou o símbolo universal do Espírito.

Algumas pessoas acham que a pomba, solta três vez por Noé da arca, é também um símbolo do Espírito (Gn 8,8-12).

  1. O significado do símbolo da pomba.

a)       Representa amor, graça e pureza – Sl 68,13 – “Deitados entre redis, sois como as asas da pomba cobertas de prata, com as suas penas de ouro amarelo”. – refere-se ao brilho de suas asas, quando se levantam a voar, Ct 1,15 - "- Como és formosa, amiga minha! Como és bela! Teus olhos são como pombas". – aos seus belos olhos, Is 38,14 - "Como a andorinha, dou gritos agudos e gemo como a pomba. Meus olhos se cansam de olhar para o alto. Senhor, estou em agonia, socorrei-me". – a sua voz gemente e Ct 2,14 - "Minha pomba, oculta nas fendas do rochedo, e nos abrigos das rochas escarpadas, mostra-me o teu rosto, faze-me ouvir a tua voz. Tua voz é tão doce, e delicado teu rosto!" ; 5,12 – “Seus olhos são como pombas à beira dos regatos, banhando-se no leite, pousada nas praias.”; 6,9 – “Seus olhos são como pombas à beira dos regatos, banhando-se no leite, pousada nas praias.” – as suas disposições graciosas e gentis.
b)       Representa simplicidade – na literatura judaica, Israel é representado como pomba (devido a sua simplicidade) entre os gentios que aparecem como serpentes (devido à sua sagacidade em praticar o mal). Veja Os 7,11 e Mt 10,16.

III.        ÓLEO OU AZEITE.

  1. O uso do símbolo do óleo.

O 2.º Testamento se refere constantemente à unção do Espírito. Jesus atribuiu a Si mesmo a palavra de Isaias –  "O Espírito do Senhor está sobre mim, porque me ungiu; e enviou-me para anunciar a boa nova aos pobres, para sarar os contritos de coração," (Lc 4,18). O próprio termo Messias quer dizer ungido – "Vós sabeis como Deus ungiu a Jesus de Nazaré com o Espírito Santo e com o poder, como ele andou fazendo o bem e curando todos os oprimidos do demônio, porque Deus estava com ele". (At 10,38).

No 1.º Testamento óleo foi usado para ungir sacerdotes, profetas e reis. Também o azeite puro foi usado para manter a luz acesa continuamente no templo, onde Deus era adorado e a pessoa e obra de Cristo simbolizadas – “Ordenarás aos israelitas que tragam para o candelabro, óleo puro de olivas esmagadas, a fim de manter acesa a lâmpada continuamente. Na tenda de reunião, diante do véu que oculta a arca da aliança, Aarão e seus filhos prepararão esse óleo para que ele se queime desde a tarde até pela manhã em presença do Senhor. Essa é uma lei perpétua para os israelitas e suas gerações vindouras.” – Ex 27,20-21.

  1. O significado do símbolo do óleo.

a)       O Espírito unge com poder para o serviço do Senhor – quando Samuel ungiu Davi, lemos que - "Samuel tomou o corno de óleo e ungiu-o no meio dos seus irmãos. E, a partir daquele momento, o Espírito do Senhor apoderou-se de Davi. Samuel, porém, retomou o caminho de Ramá". (1Sm 16,13). E ele foi capacitado para exercer sua função como rei. Assim o Espírito dá a preparação indispensável para a obra do Senhor. Foi isso que aconteceu com Jesus – "Vós sabeis como Deus ungiu a Jesus de Nazaré com o Espírito Santo e com o poder, como ele andou fazendo o bem e curando todos os oprimidos do demônio, porque Deus estava com ele". (At 10,38).
b)       O Espírito ilumina e glorifica a Cristo – o óleo que as virgens colocaram nas suas lâmpadas representava o Espírito sem o Qual ninguém pertence a Cristo - "As prudentes, todavia, levaram de reserva vasos de óleo junto com as lâmpadas". (Mt 25,4) ; "Vós, porém, não viveis segundo a carne, mas segundo o Espírito, se realmente o espírito de Deus habita em vós. Se alguém não possui o Espírito de Cristo, este não é dele". (Rm 8,9). É o Espírito que ilumina o nosso coração.
c)        O Espírito é a fonte e renovação constante da luz do óleo divino – Zacarias tinha a visão do candelabro e o vazo de azeite e no fim vieram estas palavras do Senhor – “Não pelo poder, nem pela violência, mas sim pelo meu Espírito” – Zc 4,2-6.
d)       A unção do Espírito traz alegria - "Amaste a justiça e odiaste a iniqüidade. Por isso, ó Deus, o teu Deus te ungiu com óleo de alegria, mais que aos teus companheiros (Sl 44,7s);" (Hb 1,9).

IV.         O FOGO.

  1. O uso do símbolo do fogo.

No dia de Pentecostes, línguas como de fogo pousaram sobre cada un dos discípulos, e todos ficaram cheios do Espírito – “Apareceu-lhes então uma espécie de línguas de fogo que se repartiram e pousaram sobre cada um deles. Ficaram todos cheios do Espírito Santo e começaram a falar em línguas, conforme o Espírito Santo lhes concedia que falassem.” – At. 2,3-4. João Batista, falando de Jesus, disse - "ele tomou a palavra, dizendo a todos: Eu vos batizo na água, mas eis que vem outro mais poderoso do que eu, a quem não sou digno de lhe desatar a correia das sandálias; ele vos batizará no Espírito Santo e no fogo". (Lc 3,16).

  1. O significado do símbolo do fogo.

a)    O fogo do Espírito purificado – o Espírito convence do pecado e do juízo, e queima tudo dentro de nós que não está em conformidade com a vontade de Deus.
b)    O fogo do Espírito julga – em Lc 3,16-17 notamos que “a sua pá ele a tem na mão para limpar completamente a sua eira e recolher o trigo no seu celeiro; porém queimará palha em fogo inextinguível”. Veja também as palavras de Paulo – “A obra de cada um aparecerá. O dia (do julgamento) demonstrá-lo-á. Será descoberto pelo fogo; o fogo provará o que vale o trabalho de cada um. Se a construção resistir, o construtor receberá a recompensa. Se pegar fogo, arcará com os danos. Ele será salvo, porém passando de alguma maneira através do fogo.” 1Cor 3,13-15. Por isso “não apagueis o Espírito”.

V.           ÁGUAS VIVAS.

  1. O uso do símbolo das águas vivas.

Jesus usou este símbolo quando disse - "Quem crê em mim, como diz a Escritura: Do seu interior manarão rios de água viva (Zc 14,8; Is 58,11)". (Jo 7,38). E João acrescenta - "Dizia isso, referindo-se ao Espírito que haviam de receber os que cressem nele, pois ainda não fora dado o Espírito, visto que Jesus ainda não tinha sido glorificado". (Jo 7,39). Jesus fez a mesma referência  à mulher samaritana - "mas o que beber da água que eu lhe der jamais terá sede. Mas a água que eu lhe der virá a ser nele fonte de água, que jorrará até a vida eterna". (Jo 4,14). Isaias também disse - "Porque derramarei água sobre o solo sequioso, fá-la-ei correr sobre a terra árida, derramarei meu espírito sobre tua posteridade, e minha bênção sobre teus rebentos". (Is 44,3).

  1. O significado do símbolo das águas vivas.

a)    O Espírito refresca e satisfaz o sedento – o Espírito produz vida onde antes havia terra seca. É o mesmo Espírito que produz uma vida frutífera e derrama bênçãos sem medida sobre nós.

VI.         O SELO.

  1. O uso do símbolo do selo.

Quando cremos, somos selados com o Santo Espírito para o dia da redenção - "Ele nos marcou com o seu selo e deu aos nossos corações o penhor do Espírito". (2Cor 1,22); "Nele também vós, depois de terdes ouvido a palavra da verdade, o Evangelho de vossa salvação no qual tendes crido, fostes selados com o Espírito Santo que fora prometido," (Ef 1,13); "Não contristeis o Espírito Santo de Deus, com o qual estais selados para o dia da Redenção". (Ef 4,30).

  1. O significado do símbolo do selo.

a)       O selo com o Espírito fala de propriedade – o gado, e até mesmo os escravos, são marcados com um selo pelos seus donos, a fim de indicar a quem pertenciam. Deus colocou o Seu Espírito dentro do seu povo a fim de marca-lo como Sua propriedade exclusiva.
b)       O selo com o Espírito fala de segurança –  a Bíblia tem várias ilustrações deste uso. Quando o rei Dario selou a entrada da cova dos leões. Daniel não tinha condições de sair - "Trouxeram uma pedra, que foi rolada sobre a abertura da cova; o rei lacrou-a com seu sinete e com o dos grandes, a fim de que nada fosse modificado em relação a Daniel". (Dn 6,18). No tempo em que Ester era rainha, o rei usou seu anel para selar suas cartas e documentos. Uma vez feito isso, ninguém podia alterar o conteúdo. Pilatos fez a mesma coisa quando ordenou os soldados a guardar “o  sepulcro como vos vem parecer”. E eles selaram a pedra do túmulo.

Þ    Que coisa maravilhosa! Quando somos selados com o Espírito, somos separados para Deus e recebemos uma marca que nos identifica como a propriedade exclusiva de Deus e por isso somos seguros em Cristo. Aleluia!


Marco Antonio Lana (Teologo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário