domingo, 18 de abril de 2021

Mateus 4:1 - Então Jesus foi conduzido pelo Espírito ao deserto, para ser tentado pelo diabo.

 





Mateus 4:1

Então Jesus foi conduzido pelo Espírito ao deserto, para ser tentado pelo diabo.


1) Este tempo de prova mostra que Jesus era realmente o Filho de Deus, capaz de superar a Satanás e suas tentações. Uma pessoa não pode demonstrar obediência verdadeira se não ter a oportunidade de ser desobediente. Em Deut. 8:2, Deus guiou ao Israel para o deserto para afligi-los e prová-los. Queria ver como reagiam e se estavam dispostos a lhe obedecer. Também nós seremos provados. Sabendo que a prova virá, devêssemos estar alertas e preparados para enfrentá-la. Terá que tomar em conta Mat 26:41: "a carne é fraca". Suas convicções são boas se resistirem sob pressão!


2) Satanás tentou a Eva no jardim, e aqui prova ao Jesus no deserto. Satanás é um anjo cansado. Existe seriamente, não é simbólico, e constantemente está lutando contra os que obedecem e seguem a Deus. As tentações de Satanás são reais. O quer que façamos as coisas a sua maneira ou a nossa, mas não como Deus quer. Jesus um dia vai reinar sobre toda a criação, mas Satanás queria que Jesus se proclamasse rei prematuramente. Se Jesus o fazia, sua missão na terra, morrer por nossos pecados e nos dar a oportunidade de ter vida eterna, arruinava-se. Quando as tentações parecem ser duras, ou quando pensar que podem ser racionalizadas, pense que o diabo poderia estar procurando estorvar o propósito de Deus para sua vida.


3) Esta tentação de Satanás serve para nos mostrar que Jesus era humano e proporcionou ao Jesus a oportunidade de reafirmar o plano de Deus para seu ministério. Também nos dá um exemplo a seguir quando somos tentados. A tentação do Jesus foi importante porque demonstra sua ausência de pecado. Foi tentado e não cedeu à tentação.


4) Satanás tentou ao Jesus, mas Jesus nunca pecou. Poderíamos nos sentir sujos depois de uma tentação; entretanto, a tentação em si não é pecado. Pecamos quando cedemos e desobedecemos a Deus. nos recordá-lo ajudará a nos manter afastados da tentação.


5) Jesus não foi tentado no templo nem em seu batismo, a não ser no deserto; estava cansado, solitário e faminto, e portanto muito vulnerável. Satanás, com freqüência, nos prova quando somos vulneráveis: quando estamos cansados, solitários, enfrentando decisões importantes ou incerteza. Mas Satanás gosta também de nos tentar por meio de nossas virtudes, no momento em que somos suscetíveis ao orgulho (veja-a nota de Luc 4:3ss). Devemos estar em guarda em todo momento contra seus ataques.


6) As tentações de Satanás se enfocam em três coisas: 

(a) desejos físicos, 

(b) posses e poder, e 

(c) orgulho (em 1Jo 2:15-16 achará uma lista similar). 


Mas Jesus não cedeu. Hb 4:15-16 diz que Jesus foi tentado como nós o somos, mas que O não cedeu nem uma vez e não pecou. Sabe por experiência própria o que estamos experimentando. A deseja e tem todo poder para nos ajudar em nossas dificuldades. Quando for tentado, volte-se para O em busca de fortaleza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário