As narrativas bíblicas estão recheadas de criaturas místicas e metáforas complexas. Existe uma infinitude de seres sobrenaturais que, além de enriquecerem as histórias sagradas, nos proporcionam um saber mais profundo sobre os ensinamentos cristãos. É possível encontrar gigantes, animais híbridos, parábolas e narrativas heroicas que transcendem o campo do real. Uma das histórias mais inquietantes está ligada ao gigantes que são filhos de anjos caídos com mulheres de carne e osso. Gênesis 6 e Números 13 (pré-dilúvio e pós-dilúvio) listam o termo “Nefilim”, que tem sido o centro da discussão por muitos anos. Neste ponto, a identidade dos Nefilins e dos filhos de Deus ainda está sendo debatida nos círculos cristãos. Existe uma visão anti-bíblica, inclusive, de que esses gigantes são alienígenas espaciais. Naturalmente, a maioria dos criacionistas rejeita corretamente essa visão por várias razões. Quer conhecer mais sobre estas criaturas? Acompanhe a lista que preparamos com 7 coisas que você não sabia sobre os Nefilins, os gigantes citados na Bíblia.
Com ajuda proveniente dos estudos bíblicos, alguns acreditam que os anjos caídos procriaram com mulheres. O resultado foi o surgimento da espécie “Nefilins”, os misteriosos “gigantes”. Há a crença essas criaturas são frutos malignos da relação ímpia entre seres celestiais e mundanos.
1- Homens de fama sim, mas eram de fato gigantes?
Há muito debate quanto à identidade dos “filhos de Deus”. Estudiosos alegam que os eles eram anjos caídos (demônios), os quais se relacionaram com fêmeas humanas e/ou habitaram os corpos de machos humanos para então se relacionar com mulheres. Essa união deu origem aos Nefilins, os quais eram “os valentes que houve na antiguidade, os homens de fama” (Gênesis 6:4). A Bíblia nunca os mencionou como gigantes, mesmo que esta ideia tenha sido disseminado entre os estudiosos devido aos relatos de Enoque.
2- Prevenção
Por que os demônios fariam tal coisa? A Bíblia não nos dá uma resposta específica. Os demônios são perversos e, por isso, nada que façam deve nos surpreender. Quanto à uma motivação, a melhor hipótese é a de que os anjos caídos estavam tentando poluir a linha sanguínea humana para prevenir que o Messias viesse (Gênesis 3:15).
3- Disseminadores de maldade
O que eram os Nefilins? De acordo com as lendas hebraicas, eles eram uma raça de gigantes que faziam atos de maldade. Seu grande tamanho e poder, provavelmente, vieram de uma mistura de “DNA” demoníaco e humano. Os Nefilins não eram alienígenas, mas sim seres físicos e reais, produzidos da união entre os filhos de Deus e as filhas do homem (Gênesis 6:1-4).
4- Nefilins causaram o dilúvio bíblico
Os gigantes foram uma das razões principais para o grande Dilúvio da época de Noé. Logo depois que eles são mencionados, os textos bíblicos refletem sobre o aumento da maldade na Terra. “E viu o Senhor que a maldade do homem se multiplicara sobre a Terra e que toda a imaginação dos pensamentos de seu coração era só má continuamente. Então arrependeu-se o Senhor de haver feito o homem sobre a Terra e pesou-lhe em seu coração. E disse o Senhor: destruirei o homem que criei sobre a face da Terra. Desde o homem até ao animal, até ao réptil, e até à ave dos céus; porque me arrependo de os haver feito” (Gênesis 6:5-7).
Segundo a Bíblia, Deus fez cair sobre toda a Terra um grande dilúvio, matando a tudo e a todos (incluindo os Nefilins). Com a exceção, é claro, de Noé, sua família e os animais que estavam na arca.
5- Quatro versões
Durante séculos, estudiosos do judaísmo e do cristianismo apresentaram diferentes visões sobre quem eram os Nefilins. A primeira visão é a de que os anjos caídos tinham relações com as “filhas dos homens”, o que resultou em uma parte humana, parte sobrenatural – os Nefilins. A segunda posição é de que demônios ou anjos caídos possuíam homens, então tinham relações com as mulheres. Uma terceira posição, chamada de visão setita, é realizada por alguns estudiosos. A Visão Setita define os “filhos de Deus” como descendentes de Seth (irmão de Abel e Caim). Por último, uma opinião mantida pela minoria é a de que os “filhos de Deus ” eram simplesmente homens degenerados.
6- Enoque confirmou que os Nefilins eram gigantes?
O Livro de Enoque descreve anjos casando-se com mulheres na Terra e provendo filhos gigantescos. No entanto, Enoque não é considerado como testemunha das palavras sagradas. Judeus e cristãos primitivos consideravam-no impreciso, mesmo com respingos de “verdade”. Essa é uma das coisas que você não sabia sobre os Nefilins, os gigantes citados na Bíblia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário