As
Escrituras são claras quanto a Moisés ter escrito o Pentateuco, os primeiros
cinco livros do Antigo Testamento (Dt 4.14; 5.1-2; 1Rs 2.3; 8.9; 2Rs 14.6; Ed
7.6; Ne 1.7; 8.1; Sl 103.7; Dn 9.13; 2Cr 23.18; 25.4; Ml 4.4; Mt 19.7–8; 22.24;
At 3.22; 7.37-38; Rm 10.19; 1Co 9.9; Hb 9.19; Ap 15.3). Manter a autoria
mosaica do Pentateuco, no entanto, levanta uma questão interessante: quem
escreveu sobre a morte e sepultamento de Moisés em Deuteronômio 34?
Ao
longo dos séculos, estudiosos e comentaristas bíblicos divergiram sobre quem
teria escrito Deuteronômio 34. Por exemplo, a tradição judaica cita Josué. Em
seu comentário sobre Deuteronômio, João Calvino reconhece a “provável
conjectura dos antigos” de que Josué escreveu Deuteronômio 34, mas admite que
Eleazar, o sacerdote, também é um provável candidato. John Gill diz que Josué
poderia ser o autor e ainda admite que Eleazar, Samuel e Esdras também poderiam
ser.
Comentaristas
mais recentes — tais como Eugene Merrill, Edward J. Woods e Dan Block —
simplesmente não identificam o autor.
Possivelmente Moisés?
Não
seria descomedido pensar que Moisés foi quem escreveu o relato de sua própria
morte e sepultamento, especialmente por Deus ter revelado sua palavra e suas
obras à Moisés (“Deus revelou os seus planos à Moisés e deixou que o povo de
Israel visse os seus feitos poderosos”. - Sl 103.7). Há outros exemplos nas Escrituras
que fornecem alguma credibilidade à ideia de que Moisés pressentiu sua morte
eminente e a descreveu.
Isto
seria consistente com a revelação por Deus de eventos futuros em outras
ocasiões. Deus revelou seu plano de destruir Sodoma e Gomorra a Abraão (Gn
18.17-33). Deus revelou a Ezequiel, em tempo real, que Nabucodonosor estava em
uma encruzilhada, buscando nos oráculos qual caminho seguir (Ez 21.18-23). Em
Ezequiel 8, Deus revela a Ezequiel — enquanto este estava exilado perto do rio
Eufrates — o que estava acontecendo no templo em Jerusalém. Mateus 16.21 indica
que Jesus sabia o que iria acontecer com ele — sofrimento, crucificação e
ressurreição — em Jerusalém. Portanto, Deus poderia ter revelado a Moisés o que
aconteceria em seus últimos dias. Afinal, Deus revelou a ele o que aconteceu
antes de seu nascimento (Gn 1:1 – Êx 1.22).
No
entanto, é mais provável que alguma outra pessoa tenha escrito Deuteronômio 34
e há indicações, nas Escrituras e na tradição judaica, quanto à provável
identidade do autor.
Eleazar?
O
filho de Arão e seu sucessor como sumo sacerdote, Eleazar, é muitas vezes
citado como um possível autor de Deuteronômio 34. Ele desempenhou um papel
importante na vida de Israel durante os ministérios de Moisés e Josué. Ele foi
nomeado o chefe da tribo de Levi (Nm 3.32) e foi encarregado de supervisionar
os deveres do santuário (Nm 4.16). No deserto, Eleazar foi encarregado de
inventariar os despojos de guerra após a batalha de Israel contra Midiã (Nm
31). Ele também auxiliou Moisés e Josué na distribuição das terras para as
tribos de Israel (Nm 34.17; Js 14.1).
Além
disso, Eleazar era um levita. Os levitas eram encarregados do cuidado da lei
(Dt 31.9, 26) e de ensiná-la (Nm 31.21; Dt 33.10; 2Cr 17.9; 35.3). A posição de
Eleazar como sumo sacerdote e seu serviço ao lado de Moisés e Josué, podem ter
dado a ele as qualificações para atualizar Deuteronômio após a morte de Moisés.
Esdras?
Esdras
é descrito como um escriba digno, que era “versado na Lei de Moisés” e que
“tinha disposto o coração para buscar a Lei do SENHOR e para a cumprir” (Es
7.6, 10). Esdras foi o responsável por restaurar a adoração fiel entre os
remanescentes que retornaram do exílio.
Como
parte de seu trabalho de restauração, a tradição judaica atribui duas ações que
dizem respeito ao nosso tema. Primeiro, ele foi responsável pela atualização da
linguagem da Bíblia hebraica. Segundo, no Talmud de Jerusalém e da Babilônia,
os rabinos indicam que Esdras completou a atualização, coleta e organização dos
livros do Antigo Testamento. Além disso, 2 Macabeus 2.13 sugere que Esdras
tinha uma grande biblioteca à sua disposição para realizar sua obra no cânon do
Antigo Testamento. Dada a atividade literária de Esdras e os recursos
disponíveis, ele poderia ter sido responsável por fechar o Pentateuco com a
descrição da morte e o enterro de Moisés.
Samuel?
Samuel
é um dos principais candidatos a autor de Deuteronômio 34, dada a sua posição
diante do Senhor (1Sm 2,21; 3.19) e também seu papel como profeta. Os profetas
do Antigo Testamento foram inspirados por Deus (1Pe 1.10-12; 2Pe 1.20–21) e
muitos escreveram suas profecias (Isaías, Ezequiel, Joel, Miquéias, etc.).
No
entanto, de acordo com a divisão da Bíblia hebraica, existem mais livros
proféticos. Os livros que consideramos como históricos (Josué, Juízes, 1 e 2
Samuel, 1 e 2 Reis) também são considerados proféticos. Isto significa que
estes livros não são apenas um registro histórico de Israel; são uma “história
sagrada” escrita por um profeta para registrar os atos de Deus entre seu povo
da aliança (1Cr 29.29). Portanto, o profeta Samuel escreveu as histórias
sagradas de Juízes e dos livros de Samuel até sua morte. Alguns acrescentariam
o livro de Josué à lista de livros que Samuel escreveu. As Escrituras também
evidenciam a atividade literária de Samuel em 1 Samuel 10.25 e 1 Crônicas
29.29. Portanto, Samuel como profeta, teria autoridade divina para completar Deuteronômio.
E isso explicaria a declaração encontrada em Deuteronômio 34.10: “Nunca mais se
levantou em Israel profeta algum como Moisés.”
As Evidências Apontam
para Josué
No
entanto, Josué parece ser o candidato mais provável para a autoria de
Deuteronômio 34. A maioria dos comentaristas e tradições judaicas concordam com
isso. John Peter Lange diz que fica claro, a partir do mandato a Josué em Js
1.8 (compare com Dt 4.2; 13.1), que ele meditava e punha em prática a Palavra
de Deus.
Josué
foi ajudante de Moisés desde a sua juventude e provavelmente aprendeu a amar a
Palavra de Deus enquanto servia a Moisés (Nm 11.28; ver também Êx 33.11). As
Escrituras também evidenciam a atividade literária de Josué em Deuteronômio
31.19 e Josué 24.26.
Embora
Deus possa ter comunicado o relato da morte e sepultamento de Moisés a qualquer
um dos homens listados acima, uma simples leitura de Deuteronômio 34 parece
indicar Josué como o autor mais provável.
Isto Realmente Importa?
Ainda
que tenhamos um certo grau de certeza quanto a autoria de Deuteronômio 34, em
última análise, não temos certeza de quem o escreveu. Muitos seguem os sábios
conselhos de Calvino e deixam “a questão sem muita importância indefinida”.
Portanto, quando um pastor pregar sobre Deuteronômio 34, pode dar sua opinião
sobre quem é o seu autor, visto que há vários candidatos. No entanto, o pastor
deve apenas sugerir sua opinião.
Ao
instruir sua congregação sobre a inspiração das Escrituras e sobre os autores
dos 66 livros da Bíblia, o pastor pode apontar que tal sugestão de um autor
diferente de Moisés para Deuteronômio 34, não compromete nem a autoria mosaica
do Pentateuco nem a inspiração das Escrituras. Novamente, as Escrituras incluem
indicações de adições e atualizações divinamente autorizadas. Por exemplo,
Provérbios 25.1 fala dos servos do rei Ezequias que compilaram alguns
provérbios de Salomão.
Embora
Davi tenha sido o autor de muitos salmos fica claro que alguma outra pessoa os
colocou na sequência que temos hoje, por exemplo, o saltério é dividido em
cinco livros, muitos contendo salmos de outros autores. Êxodo 13.17 menciona o
“caminho da terra dos filisteus”, uma atualização do nome de um lugar mais
antigo, já que os filisteus não viviam naquela área na época do êxodo.
E
Samuel não poderia ter escrito 2 Samuel, visto que já havia morrido portanto, é
provável que Natã ou Gade tenham terminado sua obra (1Cr 29.29).
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