(1) A Bíblia nos orienta de forma clara sobre a questão de imagens: “Não farás para ti imagem de escultura, nem semelhança alguma do que há em cima nos céus, nem embaixo na terra, nem nas águas debaixo da terra” (Êxodo 20:4). O texto é claro quando ensina que a proibição é quanto a adoração de imagens de todo tipo: “Não as adorarás, nem lhes darás culto; porque eu sou o SENHOR, teu Deus, Deus zeloso, que visto a iniquidade dos pais nos filhos até à terceira e quarta geração daqueles que me aborrecem” (Êxodo 20:5). Portanto, não existe aqui uma proibição, por exemplo, de ter uma foto de uma pessoa para recordação. Mas, se diante dessa foto a pessoa se ajoelha, acende uma vela, ora fazendo pedidos para (e não pela) a pessoa da foto, então, se torna pecado de idolatria.
(2) Dito isto, vamos agora analisar a questão da forma como você usa as fotos. Penso que a primeira coisa a ficar claro é que ter a foto de uma pessoa não torna a sua oração “mais forte”, “mais poderosa” como alguns pregam erroneamente por aí. Se a foto é usada nesse sentido está errado. Da mesma forma, alguns utilizam objetos de uma pessoa para orar como se isso fizesse a oração ter “mais resultado”. Isso também está errado, é crendice, não é bíblico! Outros ainda menosprezam a onisciência de Deus, como se Deus não pudesse saber por quem estamos orando se não tiver uma foto da pessoa. Isso também é absurdo!
(3) Porém, na sua dúvida, percebi que você usa a foto somente de forma simbólica, como uma forma de apresentar a pessoa a Deus. Nesse sentido não vejo pecado. Não existe adoração direciona à pessoa da foto e nem a crença de que o poder está em apresentar a foto. Sendo assim, não vejo problemas em usar uma foto apenas de forma simbólica para orar por uma pessoa. É parecido com anotar o nome da pessoa e falar, apresentá-la diante de Deus!
(4) No entanto, avalie sempre a questão: Se isso tem causado problemas persistentes na sua comunidade, confusão na mente das pessoas, não vale a pena insistir nisso. Melhor ter paz e somente anotar o nome da pessoa e orar. Mas se a questão é apenas pontual, explique para a pessoa que você não está adorando a imagem, mas apenas usando ela de forma simbólica para clamar pela pessoa diante do Senhor, para apresentá-la diante de Deus. Feito dessa forma não estará pecando.
Nenhum comentário:
Postar um comentário