(1) A primeira coisa importante a se observar é o que significa a expressão “roupa de homem” e “veste peculiar à mulher” empregadas no texto. É pouco provável que signifique um tipo específico de roupa, pois, se assim fosse, a Lei deveria descrever com maiores detalhes que roupas eram essas que causavam “abominação” no Senhor, quando homens e mulheres as usavam de forma trocada. Mas não temos essa informação na Bíblia. O verso deixa isso em aberto, pois não está tratando de moda, mas de outras coisas muito mais graves.
(2) É muito mais provável que o texto esteja falando sobre os papeis do homem e da mulher dentro da criação de Deus. Deus criou homem e mulher com papeis distintos e complementares. Homens querendo ser mulheres e mulheres querendo ser homens não era algo que agradava a Deus, pois era um desvirtuamento dos papeis criados por Ele para cada um.
(3) O foco do texto certamente é algum tipo de “travestismo” onde o homem queria intencionalmente ser uma mulher e a mulher ser um homem e, assim, usavam as vestes como um sinal desse comportamento inadequado, para se mostrar. Vemos igualmente na lei de Moisés, que relações homossexuais eram chamadas de abominação (Levítico 18:22). Esse tipo de “travestismo”, então, se enquadra nesse mesmo grupo de comportamentos. Então, nesse verso que estamos discutindo, essa troca de “roupas” intencional para se parecer com o sexo oposto, também é chamada de abominação. Um indício muito claro de que realmente esse uso de vestes trocadas seja um indicativo de homens que queriam estar no papel de mulher e o contrário também. Essa é a interpretação que me parece mais sensata dentro texto bíblico.
(4) Aos que defendem que esse texto proíba, por exemplo, a mulher usar calça jeans, ficam algumas importantes perguntas que não estão no texto bíblico: Quais são as vestes de mulher e quais são as vestes de homem? Quem define o que é uma roupa de homem e o que é uma roupa de mulher? No caso da “polêmica” calça jeans, quem definiu que ela é uma roupa de homem, já que existem cortes específicos para mulheres? Nos tempos de Jesus, por exemplo, era muito comum que homens e mulheres usassem uma peça chamada túnica. Elas tinham algumas diferenças entre as que mulheres e homens usavam, porém, eram todas túnicas. Temos alguma repreensão de Jesus quanto a isso? Não!
(5) Assim, em minha opinião, fica bem evidente que o texto de Deuteronômio 22:5 não tem a intenção de falar de moda e regular o tipo de veste que homens e mulheres devem usar, mas de orientar que Deus não se agrada da inversão dos papeis sexuais de cada um. É evidente que homens e mulheres devem procurar se portar cada qual em seu papel, avaliando com sabedoria o tipo de roupa que devem ou não usar como vestimenta para que esse papel não fique comprometido diante de Deus e dos homens. A cultura também é algo importante a ser observado com sabedoria. O que não podemos é dizer que o texto analisado dá carta branca para que pessoas definam o que pode ou não pode. A decência e a sabedoria devem sempre pautar cada um. Assim, uma mulher pode estar decentemente trajada com uma calça, ao mesmo tempo que uma outra poderá estar escandalosamente trajada com uma saia. Por isso, é preciso que todos tenham bom critério e sabedoria na escolha das roupas!
Nenhum comentário:
Postar um comentário