(1) A primeira coisa que iremos aprender é a origem dessa palavra. Rhema é uma palavra grega e seu significado mais técnico é “aquilo que é ou foi proferido por viva voz, algo falado, palavra”. Ela é usada tanto para descrever uma palavra dita pelo Senhor Deus: “Então, Pedro se lembrou da palavra (rhema) que Jesus lhe dissera: Antes que o galo cante, tu me negarás três vezes. E, saindo dali, chorou amargamente” (Mateus 26:75 – Acréscimo meu entre parênteses). E é também utilizada para palavras que homens comuns dizem, veja este outro exemplo: “Digo-vos que de toda palavra (rhema) frívola que proferirem os homens, dela darão conta no Dia do Juízo” (Mateus 12:36 – Acréscimo meu entre parênteses)
(2) Agora que sabemos com detalhes a origem dessa palavra, vamos examinar porque pregadores oram pedindo uma palavra “rhema” de Deus sobre a vida dos crentes. Esse tipo de pedido geralmente se baseia no texto de Mateus 4:4, que diz: “Jesus, porém, respondeu: Está escrito: Não só de pão viverá o homem, mas de toda palavra (rhema) que procede da boca de Deus”. Como podemos observar na resposta de Jesus à tentação do diabo, temos um foco muito grande na palavra do Senhor, na forma como o homem deve valorizar essa palavra e como deve pautar sua vida com base nela.
(3) Sendo assim, com o tempo a palavra grega “rhema” começou a ser muito usada com o sentido de “uma palavra vinda do Senhor”, “uma palavra especial vinda da boca do Senhor para nos abençoar”. Então, quando um pregador pede uma palavra “rhema” está fazendo uma oração pedindo que Deus fale com o povo de forma profunda, que Deus ensine Sua vontade, que o Senhor faça Sua palavra penetrar nos corações com força e poder. É algo positivo e não temos nada contrário à Bíblia nesse tipo de pedido, pelo contrário, é uma grande bênção quando o povo busca a Palavra do Senhor!
Nenhum comentário:
Postar um comentário