quinta-feira, 11 de fevereiro de 2021

O que significa que nem só de pão viverá o homem?

 


(1) A frase usada por Jesus para resistir às investidas do diabo na tentação no deserto (Mateus 4:4), foi retirada de Deuteronômio 8:3, que diz: “Ele te humilhou, e te deixou ter fome, e te sustentou com o maná, que tu não conhecias, nem teus pais o conheciam, para te dar a entender que não só de pão viverá o homem, mas de tudo o que procede da boca do SENHOR viverá o homem”. Nesse texto Moisés está relembrando o povo de Israel (os pais que ainda não haviam morrido e os filhos que entrariam na terra prometida), que passou 40 anos no deserto como punição do Senhor (Números 14:34), que tudo aquilo teve um propósito do Senhor e que Ele não abandonou Seu povo, antes, o Senhor os conduziu como sustentador e professor deles, para ensiná-los lições importantes que deveriam ser aprendidas como indivíduos e como nação. Quais os significados e lições de tudo isso?

(2) Não só de pão. O povo no deserto tinha escassez ampla de comida. Tudo era difícil ali. Mas Deus sabia das necessidades e providenciou o “pão do céu”, o maná que todo dia de manhã aparecia e podia ser colhido para o sustento deles. Deus não estava aqui menosprezando as necessidades físicas de alimento, mas mostrando que Ele, o Senhor, cuidava das necessidades deles! O Deus que sustenta mostra que tudo vem Dele, por isso, quando o ser humano dá as costas ao Senhor, está indo por um caminho grave de pecado! 



(3) Viverá o homem. Deus criou a biologia humana. Ele sabia da necessidade de alimento para a sobrevivência. Mas a vida do homem não é só alimento, coisas materiais. A vida do homem tem algo mais, tem outras esferas, tem outros aspectos que devem ser observados com carinho. Focar só no pão é um fracasso de vida, é minimizar outras coisas muito importantes! Deus queria mostrar isso a eles. O âmbito material era importante? Sim! Porém, nada floresce distante do Deus sustentador.


(4) Mas de tudo o que procede da boca do SENHOR viverá o homem. Isso significa que Deus quer que o homem seja um ser integral! O que procede da boca do Senhor é a vontade Dele para a vida de Seu povo. É tão importante quanto o pão que nos alimenta diariamente! Ter o pão e ignorar as palavras do Senhor equivale a estar indo na direção da morte espiritual. E Deus não quer isso para nós! O povo de Israel deveria reconhecer que a vontade do Senhor deveria ser observada e que o pão (maná) era resultado da bênção de Deus em prol de suas vidas! Deveria haver uma união entre fazer a vontade do Senhor e gozar de Suas bênçãos!


(5) Quando Jesus usou essa frase que analisamos acima, foi esta a tentação que Ele recebeu do diabo: “Então, o tentador, aproximando-se, lhe disse: Se és Filho de Deus, manda que estas pedras se transformem em pães” (Mateus 4:3). O diabo dando orientações para que Jesus quebrasse seu jejum não representava a vontade de Deus! O diabo nunca tem sugestões que nos levam para perto de Deus e, claro, Jesus sabia disso! Mas o diabo sabia que Jesus estava com muita fome! Por que não o tentar com pão? Jesus, porém, sabia que o pão viria mais tarde das mãos do próprio Deus e que fazer a vontade do Senhor era a maior necessidade da Sua vida! Assim, Ele venceu todas as tentações do inimigo. E o que ocorreu no final? “Com isto, o deixou o diabo, e eis que vieram anjos e o serviram” (Mateus 4:11). Dentro da vontade de Deus as nossas necessidades são satisfeitas da melhor forma possível, ainda que passemos por caminhos difíceis!

Nenhum comentário:

Postar um comentário