Duas criaturas são muito citadas nas escrituras sagradas e em vários outros livros. Estamos falando sobre Behemoth e o Leviatã. O nome do primeiro, Behemoth, significa “besta” ou “animal grande”. Já o nome do segundo, Leviatã, literalmente significa “animal que se enrola”, acreditando que o nome faça referência a uma raiz hebraica para “espiral”.
Bom, existem várias e várias histórias envolvendo essas duas criaturas, mas o que você sabe sobre esses monstros bíblicos? A gente separou para vocês fatos sobre esses dois monstros bíblicos que talvez você não saiba. Então, confiram agora a nossa matéria com as 8 coisas perturbadoras sobre Leviatã e Behemoth, os monstros bíblicos:
1 – Leviatã, uma figura do antigo testamento
Leviatã é uma figura que aparece no Antigo Testamento que está relacionada com Satanás. Já no Judaísmo, Deus criou dois leviatãs, uma fêmea e outro macho. Deus se arrependeu depois de ter criado essas duas criaturas, então ele escolheu matar a fêmea para que eles não pudessem procriar e assim causar o fim da humanidade.
2 – Citado em livros sagrados
No Talmud (uma coletânea de livros sagrados dos judeus), é citado um gigantesco peixe monstruoso que foi feito durante o quinto dia da criação. A sua morte é prevista e também é citado que a sua carne servirá para alimentar a honra de Deus.
3 – Leviatã no cristianismo
No cristianismo, no entanto, esse monstro bíblico está relacionado ao conceito de caos. Nas sagradas escrituras diz-se que Deus teve que destruir esta gigantesca besta para começar a moldar o mundo à vontade. Tal é a importância do Leviatã na Bíblia, que o nome tem sido dado à monstros marinhos de maneira genérica.
4 – Um dos príncipes do inferno
Além de ser um dos monstros marinhos bíblicos mais horríveis, Leviatã é considerado um dos quatro príncipes do inferno para a bíblia satânica, junto com Lúcifer, Belial e Satanás. Isso nos faz ter uma grande noção do conceito maligno dado a esse monstro.
5 – Behemoth no livro de Jó
Behemoth aparece no livro de Jó e, por suas descrições, os especialistas tendem a pensar que é um gigantesco hipopótamo ou mesmo um dinossauro. A palavra está sempre associada a uma besta de grande poder.
6 – A inspiração de Behemoth
Estudos bíblicos sugerem que esse monstro bíblico foi inspirado na antiga tradição egípcia de caçar crocodilos ou hipopótamos. A prática foi estendida naquele tempo e assim transmitiu a luta do homem contra animais selvagens, algo que decidiram contar na Bíblia de maneira exagerada.
7 – Fantasia ou criatura?
O livro de Jó, que é onde mais se detalha Behemoth, é considerado um livro didático e muitas das histórias contadas não são conhecidas e parecem vir da imaginação de Jó ou são reflexos da realidade. Depois de ver a descrição que faz deste monstro, o leitor pode afirmar a existência de dinossauros ou um animal enorme já extinto, embora, por outro lado, possa ser uma fantasia.
8 – Behemoth seria um dinossauro?
Talvez o Behemoth possa ser a primeira descrição de um dinossauro em toda a História. Isso porque em sua descrição conta que Behemoth tinha uma cauda como um cedro e que se movia livremente. Os cedros são árvores que podem chegar a cinquenta metros, portanto a fera que carregava essa cauda deveria ser gigantesca. Brontossauros ou Diplodoco, por exemplo, poderiam corresponder a tais descrições.
Nenhum comentário:
Postar um comentário