1) Ore mesmo sem vontade
Muitas situações que acontecem podem tirar a nossa vontade de orar. Às vezes estamos tão cansados e exaustos com as tensões que estamos passando que nosso coração tem dificuldades de se aquietar e orar ao Senhor. Mas mesmo assim, ore. Jesus Cristo estava em um desses momentos. Lucas nos relatou que tamanha era a pressão sobre Jesus que ele suou gotas de sangue (Lucas 22:44). Mas mesmo em meio a tanta tensão, talvez até mesmo sem vontade de orar, Jesus sabia que conversar com o Pai em oração era o caminho certo a seguir. Foi o que Ele fez. Jesus orou ao Senhor. Não espere a vontade aparecer para orar. Ore de qualquer forma, ainda que sem vontade na presença de Deus. Deus sabe ouvir até mesmo quando estamos sem vontade na presença Dele nos esforçando para busca-Lo!
2) Planeje momentos de oração
Engana-se quem pensa que para que uma oração seja proveitosa ela deve ser longa ou cheia de palavras rebuscadas. Deus se alegra com orações simples e de coração. Tenha momentos em seu dia em que você para por alguns instantes e ora ao Senhor. Separe estes momentos. Você verá que a vontade de orar começará a se tornar uma necessidade. Comece, por exemplo, planejando três momentos do dia em que você se concentra e ora a Deus. Isso fará uma grande diferença e você sentirá cada vez mais vontade de ampliar esses momentos com o Pai. Quando fazemos planos específicos a chance de os cumprir é bem maior. Planeje seus momentos de oração.
3) Anote pedidos de oração em um papel
Nossa memória é muito ruim. E quando estamos passando por dificuldades e pressões costumamos ter uma memória ainda mais deficiente e fraca devido ao impacto emocional que vivemos. Uma boa estratégia é anotar pedidos de oração em um papel simples, que possa ser levado no bolso. Em seus momentos de oração que separou poderá sacar rapidamente esse papelzinho e orar ao Senhor pelos pedidos anotados e outros que lembrar.
(4) Ore mais pelo próximo
Costumamos ser muito egoístas em nossas orações. Pedimos muito para nós mesmos. Uma coisa que traz avivamento para nossa vontade de orar é começar a perceber as dificuldades do próximo e ver o quanto outras pessoas precisam de oração. Comece a notar quantas pessoas doentes, desempregadas, afastadas de Jesus ou enfrentando problemas graves e que precisam de oração estão ao seu redor! São muitas. Aprenda a começar a interceder por essas vidas. Isso vai ajudar a ver que seu problema não é o maior do mundo e te tornará mais grata a Deus e com mais vontade de orar.
(5) Faça sempre orações de gratidão
Geralmente uma pessoa que não ora é uma pessoa ingrata. A oração nos ajuda a nos conectar com Deus e sermos gratos a Ele. Procure parar por alguns instantes em seu dia e relembrar o que Deus tem feito em sua vida, ainda que seja uma vida de lutas. Comece a fazer mais orações de gratidão ao Pai por tudo que Ele tem feito. Isso será como um oxigênio para a sua vida de oração, pois um coração grato é um coração animado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário