Lemos em Gênesis 1:3 a expressão “haja luz”. Também lemos em João 1:4-5 o seguinte: “Nele estava a vida, e a vida era a luz dos homens. E a luz resplandece nas trevas…”.
Os dois livros narram a obra de Deus “No princípio”.
I – Em Gênesis está descrito o princípio da obra criadora e a luz criada ali pertence ao universo da obra criadora, por isso ela é temporal, finita – foi criada para acabar um dia. O termo grego para descrever essa luz é “OR”. E todas as coisas criadas ali estão debaixo da ordem do verbo limitador, do hebraico “Barah” – que significa: “criado do nada por um tempo determinado”.
Essa luz é a que resplandece no mundo e tira a escuridão que foi descrita no Gênesis 1:2 e faz separação entre a luz e a escuridão Gênesis 1:4 – porque não é possível que elas estejam juntas.
II – No Evangelho de João está descrito o princípio da obra redentora e encontramos outra luz. Essa luz que João descreve não existe referência ao momento de sua criação, porque ela é eterna e nunca terá fim.
O termo grego que designa essa luz é “PHÔS”.
Essa luz estava presente no momento da criação – conforme lemos nos versículos de João 1:1 a 4. Essa é a luz que resplandece no coração do homem e tira as trevas espirituais – João 1:4 – É a luz dos homens.
Ela tira a escuridão e traz a luz eterna. Novamente João fala em I João 1:5 – “E esta é a mensagem que dele ouvirmos, e vos anunciamos: que Deus é luz, e não há nele trevas nenhumas. ”
No momento em que essa luz começa a brilhar no coração do homem não há mais lugar para trevas, porque O Senhor fez separação entre aquele que anda em trevas e o que anda na luz.
Os dois livros narram a obra de Deus “No princípio”.
I – Em Gênesis está descrito o princípio da obra criadora e a luz criada ali pertence ao universo da obra criadora, por isso ela é temporal, finita – foi criada para acabar um dia. O termo grego para descrever essa luz é “OR”. E todas as coisas criadas ali estão debaixo da ordem do verbo limitador, do hebraico “Barah” – que significa: “criado do nada por um tempo determinado”.
Essa luz é a que resplandece no mundo e tira a escuridão que foi descrita no Gênesis 1:2 e faz separação entre a luz e a escuridão Gênesis 1:4 – porque não é possível que elas estejam juntas.
II – No Evangelho de João está descrito o princípio da obra redentora e encontramos outra luz. Essa luz que João descreve não existe referência ao momento de sua criação, porque ela é eterna e nunca terá fim.
O termo grego que designa essa luz é “PHÔS”.
Essa luz estava presente no momento da criação – conforme lemos nos versículos de João 1:1 a 4. Essa é a luz que resplandece no coração do homem e tira as trevas espirituais – João 1:4 – É a luz dos homens.
Ela tira a escuridão e traz a luz eterna. Novamente João fala em I João 1:5 – “E esta é a mensagem que dele ouvirmos, e vos anunciamos: que Deus é luz, e não há nele trevas nenhumas. ”
No momento em que essa luz começa a brilhar no coração do homem não há mais lugar para trevas, porque O Senhor fez separação entre aquele que anda em trevas e o que anda na luz.
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