“Meu irmão, eu já tenho muitos bens”, disse Esaú. “Guarde para você o que é seu.” Mas Jacó insistiu: “Não! Se obtive seu favor, peço que aceite meu presente. E que alívio é ver seu sorriso amigável! É como ver a face de Deus! Por favor, aceite o presente que eu lhe trouxe, pois Deus tem sido muito bondoso comigo. Tenho mais que suficiente”. Diante da insistência de Jacó, Esaú acabou aceitando o presente. - Gênesis 33,09-11
INTRODUÇÃO
O texto que acabamos de ler relata o encontro de dois irmãos gêmeos Esaú e Jacó. Logo novos os dois fizeram escolhas distintas: Esaú escolheu ser um varão caçador, diferentemente, Jacó escolheu ser um varão de casa.
Como nasceu primeiro a Esaú lhe era dado por direito a benção da primogenitura, o primogênito teria o governo da casa, todo ouro, prata e bronze, mas um dia ele voltava do campo faminto pois não achou nenhuma carne, então acabou vendendo sua primogenitura à Jacó por um prato de lentilha, com isso Jacó deteve a benção da primogenitura. (‘O primeiro a nascer era ruivo e coberto de pelos; por isso o chamaram de Esaú. Depois, nasceu o outro gêmeo, com a mão agarrada ao calcanhar de Esaú; por isso o chamaram de Jacó. Isaque tinha 60 anos quando os gêmeos nasceram. Os meninos cresceram. Esaú se tornou um caçador habilidoso que vivia ao ar livre, enquanto Jacó era mais pacato e preferia ficar em casa. Isaque amava Esaú porque gostava de comer a carne de caça que ele trazia, mas Rebeca amava Jacó. Certo dia, quando Jacó preparava um ensopado, Esaú chegou do deserto, exausto e faminto. “Estou faminto!”, disse ele a Jacó. “Dê-me um pouco desse ensopado vermelho!” (Por isso Esaú também ficou conhecido como Edom.) “Está bem”, respondeu Jacó. “Mas, em troca, dê-me seus direitos de filho mais velho.” “Estou morrendo de fome!”, disse Esaú. “De que me servem meus direitos de filho mais velho?” Mas Jacó disse: “Primeiro, jure que seus direitos de filho mais velho agora são meus”. Esaú fez um juramento e, desse modo, vendeu todos os seus direitos de filho mais velho a seu irmão, Jacó. Então Jacó deu a Esaú um pedaço de pão e o ensopado de lentilhas. Esaú comeu, levantou-se e foi embora. Assim, ele desprezou seu direito de filho mais velho’. - Gênesis 25,25-34)
DESENVOLVIMENTO
A Fome que Esaú teve vindo do campo tipifica o homem que sai da casa do Senhor e vai ao mundo buscar alimento, sendo que na verdade o mundo não tem nada para oferecer para alimentar a alma, mas somente coisas passageiras que alimentam a carne.
Esaú quando ia ao campo dependia da sorte para se alimentar, uma vez ele conseguia outra não, isso nos mostra que hoje o homem que vive no mundo é um verdadeiro perdido, pois vem buscando preenche sua alma com coisas passageiras, uma noite ele está numa festa, na outra ele está na cama com o coração aflito.
Diferente de Esaú, Jacó tinha o alimento, por quê? Nunca se distanciou na casa do pai. Isso nos mostra que aqueles que estão na casa do Pai, sempre tem suas almas preenchidas com a verdade, ou seja, nunca podemos perder o contato com o pai, não podemos deixar de ouvir sua voz e seus conselhos.
No dia que Isaque abençoou a Jacó no lugar de Esaú, se acendeu uma ira no coração de Esaú, na verdade Esaú nunca amou a benção da primogenitura, o campo estava em seu coração em primeiro lugar. (Gênesis 27,34-35). Hoje muitos estão vivendo no campo dos seus interesses, aventura, emoções, colocando tudo em primeiro lugar, menos valorizar a benção espiritual dada pelo pai.
No dia que Isaque abençoou a Jacó no lugar de Esaú, se acendeu uma ira no coração de Esaú, na verdade Esaú nunca amou a benção da primogenitura, o campo estava em seu coração em primeiro lugar. (Gênesis 27,34-35). Hoje muitos estão vivendo no campo dos seus interesses, aventura, emoções, colocando tudo em primeiro lugar, menos valorizar a benção espiritual dada pelo pai.
A luta com o Anjo
Jacó viveu anos distante de Esaú, certo dia um anjo lhe diz que era hora de voltar para casa de seus pais e prontamente Jacó pegou tudo que havia adquirido e partiu, não olhou para atrás. Em seu retorno no rio Jaboque, Ele trava uma luta com o anjo a noite toda, por certo estava esgotado, suas forças estavam desvaindo, mas sua determinação era maior, a sua necessidade falava, mas alto.
O anjo pediu a Jacó que lhe soltasse, mas ele disse: Não poderei soltar enquanto não me abençoar, então o anjo disse: Qual é seu nome, ele disse: Não se chamaras mais Jacó, mas sim Israel, porque lutaste com Deus e prevaleceste.
Irmãos, Jacó não pediu para ser posto seu nome de Jacó, suplantador, enganador, mas toda sua luta era para que dia tudo fosse diferente, mudado, a oportunidade estava diante dele, naquele lugar, um anjo da parte do Senhor estava ali. Nós não queríamos ser identificado pelo mundo como diferente, muitas das vezes incompreendidos, mas quando chegamos ao lugar da ministração dos anjos, passa a ser ambiente espiritual, para que ele transforme a sua vida: Enfermidade x Cura, Lar destruído x Restaurado, Jacó chamou aquele lugar de Peniel que significa 'Vi a face de Deus'.
Uma nova forma de andar
A partir do momento que Jacó o encontrou o anjo, passou a manquejar, Jacó fora tocado pelo anjo. Irmãos quando o homem tem um encontro com Deus ele passa andar de forma diferente, passa a viver em nova forma de vida, isto marca a vida do servo de Deus.
Muitos podem até deixar o Senhor, mas não podem alegar que não foram tocados pelo Espírito Santo, quando você luta pela bênção , podemos dizer ali vi a face Deus, o Senhor se revela de muitas formas ao homem. Jacó teria um segundo encontro, agora seria com Esaú, aquele que inspirava a morte, mas não seria o encontro de Esaú e Jacó, mas Esaú e Israel, aquele que luta com Deus e prevalece. Esaú não poderia encontrar Jacó porque haveria morte. Irmãos se você não mudar, não tiver uma transformação, a morte irá te afrontar.
O Ministério
No encontro, Esaú disse ao seu irmão, eu tenho bastante, Jacó disse: Tome peço-te que tomes o meu presente da minha mão. A mão nos fala do ministério desta Obra, porque os pastores têm experiência com o trabalho, com oração, jejum e madrugada. Aquilo que temos alcançados podemos transmitir a outros, o que está a nossa disposição é a SALVAÇÃO.
Jacó continua afirmando que Deus graciosamente me tem dado – Irmão só existe uma condição de oferecer, é quando temos tudo em abundância: Experiência com Deus, Salvação, etc. …Esaú disse: Eu tenho bastante, mas Jacó disse: “Eu tenho tudo”. As pessoas podem ter até o bastante em suas vidas financeiras, seus empreendimentos, mas o Servo tem tudo, alegria, esperança, Louvor, Benção e Salvação.
Maranata ora vem Senhor Jesus
Nenhum comentário:
Postar um comentário