quinta-feira, 14 de maio de 2020

"E AJUNTEI-OS PERTO DO RIO QUE VAI A AAVA"


Esdras 8,15 - “E ajuntei-os perto do rio que vai a Aava, e ficamos ali acampados três dias. Então atentei para o povo e para os sacerdotes, e não achei ali nenhum dos filhos de Levi.”

O rei Assuero ou Artaxerxes

Deu ordem para que aqueles que estivessem em seu reino e fossem do povo de Israel, ou sacerdotes, ou levitas, que quisessem, poderiam ir para Jerusalém juntamente com Esdras.

Porém quando Esdras reuniu o povo junto ao rio Aava descobriu que não havia entre ele nenhum levita. Então enviou alguns homens para buscar os levitas para servirem no templo em Jerusalém.

Um homem entendido, chamado Serebias, trouxe dezoito homens; Hasabias trouxe vinte e dos servidores do templo vieram duzentos e vinte. ("E Visto que a bondosa mão de nosso Deus estava sobre nós, eles nos enviaram Serebias, junto com 18 de seus filhos e parentes. Era um homem inteligente, descendente de Mali, descendente de Levi, filho de Israel. Também nos enviaram Hasabias, junto com Jesaías, dos descendentes de Merari, 20 de seus filhos e parentes, e 220 servidores do templo. Os servidores do templo eram assistentes dos levitas, um grupo de trabalhadores do templo instituído pelo rei Davi e por seus oficiais. Todos estavam registrados por nome." Esdras 8:18-20).

Percebemos também quando Ciro deu a mesma ordem, que apenas setenta e quatro (74) levitas se dispuseram a voltar para Jerusalém, em contraste com 4.289 sacerdotes ("Estes são os sacerdotes que regressaram do exílio: da família de Jedaías (da linhagem de Jesua), 973; da família de Imer, 1.052; da família de Pasur, 1.247; da família de Harim, 1.017. Estes são os levitas que regressaram do exílio: das famílias de Jesua e Cadmiel (descendentes de Hodavias), 74"Esdras 2,36-40).

Essa situação era preocupante

Os levitas deveriam desejar voltar para sua terra natal e também a restauração do templo e do serviço para o qual foram escolhidos nominalmente por Deus nos dias de Moisés.

Porém percebemos que eles preferiam ficar em Babilônia, e Esdras somente conseguiu um numero razoável de levitas porque enviou após eles para buscá-los.

  • O Senhor realiza uma obra grandiosa e maravilhosa em favor do homem. Esse é o assunto tratado nesse livro que estamos lendo.
  • Porém nem todos que foram chamados um dia estão hoje envolvidos nessa obra. Alguns conservam o nome de crentes (são levitas), mas seu coração se acomodou na Babilônia (religião sem Deus) e não querem se dar ao trabalho de uma reforma desde os seus fundamentos.
  • Nem todos os que se dizem cristãos estão envolvidos com o projeto de salvação de Deus, mas possuem outras ocupações seculares (políticas, culturais, artísticas, materiais etc) – como vemos na parábola da grande ceia em (Lucas 14,16-35).
  • Mesmo assim, percebemos que o Espírito Santo, por misericórdia, toma alguns pelas mãos e, nominalmente ('...e 220 servidores do templo. Os servidores do templo eram assistentes dos levitas, um grupo de trabalhadores do templo instituído pelo rei Davi e por seus oficiais. Todos estavam registrados por nome'. Esdras 8,20) os insere no contexto da vontade do Senhor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário