CANTARES DE SALOMÃO 8,6-7 – CASAMENTO
“…6 – Põe-me como selo sobre o teu coração, como selo sobre o teu braço, porque o amor é forte como a morte, e duro como a sepultura o ciúme: as suas brasas são brasas de fogo, labaredas do Senhor. 7 – As muitas águas não poderiam apagar este amor nem os rios afogá-lo: ainda que alguém desse toda a fazenda de sua casa por este amor, certamente a desprezariam…”.
DESENVOLVIMENTO
Selo sobre o teu coração – Compromisso que não se revoga, sentimento, afeto irrevogáveis.
Selo sobre o teu braço – Companheirismo, o casamento é união (uma só carne), companheirismo é andar juntos, sofrer e sorrir juntos.
“…como a morte”- É definido. Ninguém pode com a morte. Deve ser tão real como a morte o é. Não acaba com a doença, a dor, a velhice, mas permanece. Não muda porque é o exemplo do amor de Jesus e a igreja, que não muda.
Amor – É forte (eterno), o vínculo do casamento é o amor (este é eterno) porque a expressão do amor é Jesus que é eterno, não acaba com a doença, a dor, a velhice, mas permanece dia após dia. É o exemplo do amor de Jesus e a Igreja que não muda. Fazer distinção deste amor. O amor mencionado aqui é genuíno. O amor de Deus. Quando Deus se revela ao homem ele conhece o amor forte… Porque venceu a morte. Foi revelado ao homem este amor. O amor revelado (de Deus) não se acaba.
Ninguém poderia apagar as muitas águas, os rios afogá-los, lutas.
Se alguém desse toda a sua fazenda não compraria, porque não é físico nem material, é espiritual, porque veio de Deus.
Duro como a sepultura – Deve ser tão real, tão verdadeiro como a morte o é.
Salomão mostra aqui, e compara este amor, com o amor de Jesus e a Igreja: Não acaba; Não tem preço; É forte; É como selo; É eterno.
“…as muitas águas não podem apagar…”- As lutas não podem vencer. Companheirismo é andar juntos, sofre juntos, sorrir juntos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário