Marco Antônio Lana (Teólogo Bíblico)
Não é possível saber com certeza quantos arcanjos existem. Isso porque a Bíblia não fornece informações específicas sobre essa questão. Na verdade, com base no texto bíblico é possível saber com exatidão que existe pelo menos um arcanjo que recebe o nome Miguel.
1 - O que é um arcanjo?
Um arcanjo é um “anjo principal”, e a Bíblia menciona de forma nominal apenas um ser espiritual ocupando essa posição (Judas 1:9). Mas de fato há muito discussão sobre esse assunto entre os estudiosos. Alguns sugerem que apesar de a Bíblia não ser clara a respeito de quantos arcanjos existem, há indícios suficientes para se acreditar que há vários arcanjos. Já outros defendem que Miguel é realmente o único arcanjo existente.
Um arcanjo é um líder dos anjos. O único arcanjo cujo nome é revelado na Bíblia é o arcanjo Miguel. A Bíblia não diz quantos arcanjos existem.
O nome “arcanjo” aparece apenas duas vezes na Bíblia, em 1 Tessalonicenses 4,16 e Judas 1,9. Arcanjo significa líder de anjos e provavelmente significa um anjo com grande autoridade, que comanda outros anjos.
A Bíblia não fala diretamente sobre a função do arcanjo mas fala um pouco sobre o que o arcanjo Miguel faz:
· Lidera o exército dos anjos de Deus – Apocalipse 12:7
· Luta contra o diabo
· Dá apoio a outros anjos – Daniel 10:12-13
2 - Existem vários arcanjos?
Quem defende que existem vários arcanjos, se apoia em alguns detalhes que estão especialmente no livro do profeta Daniel, no Antigo Testamento. Em primeiro lugar, no texto de Daniel é feita uma referência a um grupo de sete anjos que estão diante do trono de Deus (Apocalipse 8,2).
Nessa passagem fica claro que provavelmente esses anjos ocupam uma posição distintiva entre os demais anjos. Então, algumas pessoas acreditam que talvez esses sete anjos sejam arcanjos. Se esse raciocínio estiver correto, então existem sete arcanjos. Por isso algumas tradições cristãs também contam Gabriel como um dos arcanjos, visto que no Novo Testamento ele é identificado como um anjo que assiste diante de Deus (Lucas 1,19).
Em segundo lugar, o mesmo livro do profeta Daniel se refere a Miguel como “um dos primeiros príncipes” (Daniel 10,13). Essa expressão é usada por muitos intérpretes como evidência de que há outros seres celestiais ocupando posições semelhantes à posição do arcanjo Miguel.
Em terceiro lugar, a palavra “arcanjo” só aparece originalmente na Bíblia em duas ocasiões, e somente no Novo Testamento. Em uma delas, o apóstolo Paulo usou a palavra “arcanjo”, mas não aplicou o artigo definido (1 Tessalonicenses 4:16). Por causa dessa ausência do artigo definido, alguns intérpretes dizem que Paulo escreveu sobre “um arcanjo”, e não sobre “o arcanjo”. Quem pensa assim argumenta que se existisse somente um arcanjo, o apóstolo teria aplicado o artigo definido para designá-lo.
Alguns círculos do cristianismo também afirmam de forma oficial que existem outros arcanjos além de Miguel. Por exemplo: o livro de Tobias, presente na Septuaginta e aceito pelas igrejas Católica e Ortodoxa, menciona um anjo chamado Rafael (Tobias 5-6). E dentro dessas tradições Rafael é identificado como um arcanjo ao lado de Miguel e Gabriel.
Alguns livros apócrifos — especialmente na literatura apocalíptica judaica — e escritos rabínicos, também falam sobre outros supostos arcanjos. É assim que Uriel, Baraquiel, Jegudiel, Fanuel e Salatiel são identificados por algumas pessoas também como arcanjos.
Curiosidades:
1. São os mais próximos aos humanos
Desde Pseudo-Dionisio, Padre da Igreja do século VI, está acostumado a se enumerar três hierarquias de anjos. Na primeira estão os Serafins, Querubins e Tronos. Depois vêm as Dominações, Virtudes e Potestades. Enquanto que na terceira hierarquia estão os Principados, Arcanjos e Anjos. Estes últimos são os que estão mais próximos às necessidades dos seres humanos.
2. São mensageiros de anúncios importantes
A palavra Arcanjo provém das palavras gregas “Arc” que significa “principal” e “anjo” que é “mensageiro de Deus”. Vejamos o que diz São Gregório Magno:
“Deveis saber que a palavra ‘Anjo’ designa uma função, não uma natureza. Na verdade, aqueles santos espíritos da pátria celeste são sempre espíritos, mas nem sempre se podem chamar Anjos. Só são Anjos quando exercem a função de mensageiros. Os que transmitem mensagens de menor importância chamam-se Anjos; os que transmitem mensagens de maior transcendência chamam-se Arcanjos.
3. Existem sete Arcanjos segundo a Bíblia
No livro do Tobias (12,15), São Rafael se apresenta como “um dos sete anjos que estão diante da glória do Senhor e têm acesso a sua presença”. Enquanto que no livro do Apocalipse (8,2), São João descreve: “vi os sete Anjos que estavam diante de Deus, e eles receberam sete trombetas”. Por estas duas citações bíblicas, afirma-se que são sete Arcanjos.
4. Somente conhecemos três nomes
A Bíblia Católica somente menciona o nome de três Arcanjos: Miguel, Rafael e Gabriel. Os outros nomes (Uriel, Barachiel ou Baraquiel, Jehudiel, Saeltiel) aparecem em livros apócrifos de Enoc, o quarto livro do Esdras e em literatura rabínica. Entretanto, a Igreja somente reconhece os três nomes que estão nas Sagradas Escrituras. Os outros podem servir como referência, mas não é doutrina.
5. Gabriel significa “a força de Deus”
No Antigo Testamento, São Gabriel Arcanjo aparece no livro sagrado de Daniel explicando ao profeta uma visão do carneiro e o cabrito (Det. 8), assim como instruindo-o nas coisas futuras (Det. 9,21-27). Nos Evangelhos, São Lucas (1,11-20) o menciona anunciando a Zacarias o nascimento de São João Batista e à Maria (Lucas 1,26-38) que conceberia e daria a luz Jesus.
São Gabriel Arcanjo é conhecido como o “anjo mensageiro”, representado com uma vara de perfumada açucena e é padroeiro das comunicações e dos comunicadores, pois através da Anunciação trouxe ao mundo a mais bela notícia.
6. Rafael em hebreu é “Deus cura”
O único livro sagrado que menciona a São Rafael Arcanjo é o de Tobias e figura em vários capítulos. Ali se lê que Deus envia este Arcanjo para que acompanhe a Tobias em uma viagem, na qual se casou com Sara.
Da mesma maneira, São Rafael indicou a Tobias como devolver a visão ao seu pai. Por esta razão é invocado para afastar doenças e conseguir terminar bem as viagens.
7. Miguel significa “Quem como Deus”
O nome do Arcanjo Miguel vem do hebreu “Mija-El” que significa “Quem como Deus ” e que, segundo a tradição, foi o grito de guerra em defesa dos direitos de Deus quando Lúcifer se opôs aos planos salvíficos e de amor do Criador.
A Igreja Católica teve sempre uma grande devoção ao Arcanjo São Miguel, especialmente a fim de pedir-lhe que nos liberte dos ataques do demônio e dos espíritos infernais. Costuma ser representado com a roupa de guerreiro ou soldado centurião pondo seu calcanhar sobre a cabeça do inimigo.
3 - Só há um arcanjo?
Quem defende que só existe um arcanjo, se baseia no fato de que a Bíblia realmente só menciona Miguel como arcanjo. Na verdade, a palavra “arcanjo” nunca aparece no texto bíblico em sua forma plural.
Sobre a possibilidade de Gabriel ser um arcanjo, quem acredita que não há outros arcanjos além de Miguel reconhece que, de fato, Gabriel é um anjo que ocupa uma posição de destaque no corpo de seres celestiais; mas também observa que Gabriel nunca é citado na Bíblia como um arcanjo.
Já com relação aos outros nomes de supostos arcanjos além de Miguel, os críticos da posição de que existem vários arcanjos apontam para o fato de que esses nomes não aparecem em nenhum livro que faz parte do Cânon Hebraico. Isso significa que jamais os livros do Antigo Testamento presentes na Bíblia hebraica, mencionam pelo nome qualquer outro arcanjo além de Miguel.
Pela informação que temos sobre o arcanjo Miguel, um arcanjo deve ser um anjo muito poderoso, enviado por Deus para missões mais difíceis (como lutar pessoalmente com o diabo).
Todos os anjos servem e louvam a Deus, ajudam os crentes e lutam contra as forças do diabo. Os anjos estão organizados e têm hierarquia de comando. Um arcanjo será um anjo alto na hierarquia, com grande responsabilidade.
CONCLUSÃO
A Bíblia não diz quantos arcanjos existem. As duas passagens onde a palavra “arcanjo” aparece falam apenas sobre um arcanjo. Por isso, só podemos ter a certeza que existe um arcanjo – Miguel.
Por outro lado, Daniel 10,13 indica que Miguel é um dos “príncipes supremos”, que provavelmente significa que existem outros anjos com a mesma posição de autoridade que ele. Por isso, é possível que existam outros arcanjos, mas a Bíblia não diz quantos são nem seus nomes.
Então em resumo, Miguel é o único arcanjo citado de forma direta na Bíblia. Isso não quer dizer, necessariamente, que não existam outros arcanjos, mas apenas indica que a Bíblia não entra nesse detalhe. Seja como for, se existirem outros arcanjos, o que parece claro é que Miguel é o mais proeminente entre todos eles.
Nenhum comentário:
Postar um comentário