sábado, 3 de julho de 2021

Fiz-me fraco para com os fracos? Paulo era fingido? Qual o significado?




(1) A primeira coisa que temos que determinar aqui é quem são esses fracos. De acordo com o contexto que encontramos em 1 Cor 8,1-13, podemos identificar ali que esses fracos são pessoas que ainda não têm uma fé amadurecida, pessoas que ainda têm uma consciência fraca sobre as coisas de Deus e, inclusive, pessoas ainda incrédulas. 


Inclusive, no trato para com essas pessoas, com relação a elas ainda não terem uma fé ainda madura, Paulo disse: 


“E, por isso, se a comida serve de escândalo a meu irmão, nunca mais comerei carne, para que não venha a escandalizá-lo” (1 Coríntios 8:13).


Observe que Paulo está dizendo aqui que aqueles que já têm certo conhecimento devem considerar suas ações para abençoar os fracos (os que ainda não têm uma fé amadurecida). 


(2) Mais à frente Paulo diz: “Fiz-me fraco para com os fracos, com o fim de ganhar os fracos. Fiz-me tudo para com todos, com o fim de, por todos os modos, salvar alguns” (1 Coríntios 9:22).


Diferente do que pode parecer em uma leitura descuidada, Paulo não está aqui dizendo que ele usava de fingimento para evangelizas as pessoas e nem que fingia ser o que não era para poder de alguma forma persuadir essas pessoas. O foco aqui é totalmente outro. Vejamos: 


Fiz-me fraco para com os fracos: uma estratégia para abençoar vidas


(3) Fiz-me fracos para com os fracos significa que Paulo não se colocava no meio daqueles que ainda não eram maduros no conhecimento das coisas de Deus se portando como alguém superior, arrogante, como alguém que apontava o dedo para eles, os julgava e os censurava.


Significa que Paulo sabia conversar com essas pessoas no nível de compreensão delas. Ele sabia se adaptar ao público que o ouvia e por isso tinha sucesso quando passava sua mensagem.


Isso fazia com que as pessoas recebessem a mensagem do evangelho de uma forma mais aberta. Ele sabia dialogar com os mestres da lei e também com aqueles que eram gentios e nunca tinham tido qualquer contato com as leis de Deus.


(4) Quando ele diz “fiz-me tudo para com todos” está demonstrando sua busca em trabalhar com qualquer tipo de pessoa, buscando sempre achar um terreno em comum onde pudesse impactar vidas e se comunicar na linguagem que elas pudessem entender claramente.


Um claro exemplo dessa postura foi a passagem de Paulo por Atenas: 


”porque, passando e observando os objetos de vosso culto, encontrei também um altar no qual está inscrito: AO DEUS DESCONHECIDO. Pois esse que adorais sem conhecer é precisamente aquele que eu vos anuncio” (Atos 17:23).


Observe que Paulo, apesar de ter ficado chocado com a idolatria daquele lugar, foi sábio na forma de passar a mensagem a eles, obtendo espaço para argumentar, coisa que não conseguiria caso chegasse, por exemplo, com uma mensagem ofensiva e violenta, destruindo os deuses em que eles criam ou menosprezando-os.


Esse é um bom exemplo do significado de “fiz-me fraco para com os fracos”. 


(5) Assim, concluímos que fiz-me fraco para com os fracos é a aplicação da sabedoria de Deus na missão de evangelizar e se comunicar com um mundo caído.


É focar no objetivo final e construir pontes de comunicação com as pessoas, pontes essas que irão ajudar na transmissão da mensagem do evangelho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário