(1) Primeiramente, vamos conhecer os dois textos inteiros, de forma integral: (i) 2 Samuel 24:1: “Tornou a ira do SENHOR a acender-se contra os israelitas, e ele incitou a Davi contra eles, dizendo: Vai, levanta o censo de Israel e de Judá”. (ii) 1 Crônicas 21:1: “Então, Satanás se levantou contra Israel e incitou a Davi a levantar o censo de Israel”. Em uma leitura rápida, de fato, o leitor fica um tanto confuso com a diferença das narrativas, que narram a mesma situação, mas com informações conflituosas, por isso, devemos fazer algumas considerações para resolver esse mistério.
(2) Para compreender essa questão com profundidade, primeiro precisamos entender que não era da vontade do Senhor que Davi fizesse um censo. Davi parece se basear em algum tipo de orgulho, de alguma confiança no tamanho do exército que (achava) que tinha e não no Senhor Deus, que era o Senhor dos exércitos de Israel. Isso fica claro quando mais tarde o próprio Davi reconhece sua falha diante de Deus: “Então, disse Davi a Deus: Muito pequei em fazer tal coisa; porém, agora, peço-te que perdoes a iniquidade de teu servo, porque procedi mui loucamente” (1 Crônicas 21:8). Esse arrependimento de Davi também é registrado em 2 Samuel 24:10.
(3) Feitas essas observações, agora podemos mergulhar mais na aparente contradição dos dois textos. No texto de 2 Samuel 24:1, o autor parece querer mostrar a soberania de Deus sobre todos os acontecimentos. Em última análise, até os atos maus estão debaixo do poder de Deus e Deus pode permiti-los, como aqui, com propósitos de punição e ensino. Penso que quando o texto registra Deus dizendo “vai e faça o censo” esteja trazendo aquela ideia de “quer fazer, então faça e arque com as consequências”. Sendo assim, o autor de 2 Samuel quer mostrar como o Deus soberano conduz a história mesmo diante dos erros humanos.
(4) Já a explicação de 2 Crônicas 21:1, que mostra Satanás incitando Davi, parece querer explicar com mais detalhes o que ocorreu, mostrando que o diabo, que é o adversário, foi quem estava por trás disso tudo, mas com permissão de Deus. Uma história que nos ajuda a compreender esse tipo de situação é a de Jó, onde o diabo tem permissão de Deus para tirar coisas de Jó. Claro, tudo isso é muito misterioso para nós! Como Deus coordena tudo isso, sem ferir Sua Palavra? Os detalhes mais profundos disso tudo são encobertos a nós. Dessa forma, o autor de 2 Crônicas, que mostra Satanás incitando a Davi, quis mostrar em sua narrativa que o desejo de Davi de fazer um censo não estava alicerçado na vontade de Deus, mas na vontade do inimigo e Davi aceitou isso mesmo com todos os avisos que recebeu de que não era uma boa ideia!
(5) Por fim, o texto de Samuel parece querer mostrar que Deus permitiu que as coisas ocorressem daquela forma para derramar certo juízo sobre Davi e o povo. Seria como aquele pai que permite a um filho fazer determinada coisa, de tanta insistência do filho, mas o pai sabe que trará problemas a ele, mas deixa como uma forma de aprendizado e punição ao final, algo que ele precisa aprender! Já em Crônicas o autor parece querer mostrar o que ocorreu antes, ou seja, a carnalidade de Davi, juntamente com as tentações do inimigo, conduzindo suas decisões. Deus, no governo de tudo isso, permitindo e aplicando Suas lições, como soberano sobre tudo e todos como Ele é!
Nenhum comentário:
Postar um comentário