(1) O verso completo da fala de Jesus é este: “Também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela” (Mateus 16:18). Primeiramente vamos definir o que é a igreja de Cristo. Muitos confundem a igreja de Jesus com os templos geográficos. Aqui temos um conceito interessante que nos ajuda a entender: (i) A igreja visível: É composta de todos os servos de Deus que estão vivos na terra, que são crentes em Cristo e são a igreja aqui neste mundo. Nela tem gente de todas as tribos, povos e raças. (ii) A igreja invisível: É composta por todos os crentes que já pisaram nesse mundo, mesmo os que já morreram e estão agora com o Pai.
(2) Portanto, nesse verso Jesus não está falando da igreja (templo de tijolos), esses podem ser destruídos, podem mudar de lugar, podem acabar. Mas, nesse contexto, Jesus está falando da segurança que a obra que Ele realizou dá aos crentes (que em conjunto formam a igreja do Senhor). Vamos analisar agora cada parte da expressão “as portas do inferno não prevalecerão contra ela”.
(3) Portas do inferno. É uma figura de linguagem que aponta para a morte, para a condenação. Jesus está falando aqui da Sua vitória sobre a morte. Sendo Ele um vitorioso, aqueles que O seguem também serão vitoriosos com Ele. Isso nos indica que apesar da morte física ser uma realidade que o pecado trouxe ao mundo, que os crentes podem até ser mortos por perseguições do maligno (como de fato acontece muitas vezes), temos que a obra realizada por Jesus vence a morte em todos os sentidos: “Fiel é esta palavra: Se já morremos com ele, também viveremos com ele; se perseveramos, também com ele reinaremos; se o negamos, ele, por sua vez, nos negará;” (2 Timóteo 2:11-12). Por isso, as portas do inferno (todo o poder da morte) não têm vitória definitiva contra os servos de Deus. Assim como Jesus, os servos do Senhor morrem fisicamente, mas não eternamente!
(4) Não prevalecerão contra ela. A igreja edificada por Cristo é vitoriosa. Não por méritos próprios, mas pelos méritos do Senhor Jesus! Ele a comprou com seu próprio sangue (Atos 20:28). Das mãos dele ninguém pode arrebatar os que fazem parte da igreja verdadeira (João 10:29). Ele entregou a si mesmo para quitar a dívida do pecado (Gálatas 1:4). Todas essas verdades apontam para a realidade de que a igreja fundamentada por Cristo, não pode ser derrotada nem pelo maligno, nem pela morte, nem por nada. Ainda que possa sofrer nesta terra, a igreja de Cristo triunfa com Ele na vitória que Ele teve! É por isso que Apocalipse narra a derrota final de todos os inimigos: “Então, a morte e o inferno foram lançados para dentro do lago de fogo. Esta é a segunda morte, o lago de fogo” (Apocalipse 20:14). Apocalipse 20:10 também narra a derrota final do diabo!
Nenhum comentário:
Postar um comentário