A FORMAÇÃO DA IGREJA - GÊNESIS 2: 24
O Projeto de Salvação do homem, é apresentado na Palavra de várias formas e através de vários atos de Deus, através dos séculos. A criação do homem e da mulher, e o propósito de Deus para eles, nos mostram de forma maravilhosa como este Projeto iria se cumprir na vida do Senhor Jesus e sua Igreja.
No Éden, Deus viu que Adão estava só, e formou a Mulher a partir de uma costela retirada do seu corpo, depois de fazê-lo cair em um sono pesado – ele não sentiu dor nesse processo.
Quando Adão despertou do sono, Eva foi trazida a ele, que se alegrou quando a viu, e exclamou: “esta é osso dos meus ossos, e carne da minha carne…”
A mulher foi criada para ser a ajudadora do homem, que no tempo determinado, deixaria a casa de seu pai para se unir a ela, a fim de viverem em comunhão, em amor, em fidelidade, formando os dois uma só carne.
Tudo isso aponta para o Senhor Jesus que um dia deixou a sua Glória e a Casa do Pai, para cumprir o Projeto de Salvação da humanidade, revelado desde o princípio da criação.
Jesus estava na eternidade e o Pai o fez sair de sua casa para morrer aqui, na cruz do Calvário. Neste processo, Jesus, ao contrário de Adão, sofreu muito, e sentiu muita dor. Ele caiu em profundo sono – sua morte – mas ao despertar – sua ressurreição – pode contemplar com alegria a sua igreja, a qual foi formada através do seu sacrifício.
A mulher do fluxo de sangue
“E disse Jesus: Quem é que me tocou? E, negando todos, disse Pedro e os que estavam com ele: Mestre, a multidão te aperta e te oprime, e dizes: Quem é que me tocou? E disse Jesus: Alguém me tocou, porque bem conheci que de mim saiu virtude. Então, vendo a mulher que não podia ocultar-se, aproximou-se tremendo e, prostrando-se ante ele, declarou-lhe diante de todo o povo a causa por que lhe havia tocado, e como logo sarara.”
Lucas 8:45-47
Na história daquela mulher, podemos enxergar um paralelo profético entre a sua história e a história da igreja gentílica, como igreja fiel, como igreja que será arrebatada.
Alguns detalhes naquele encontro nos mostram a trajetória da Igreja. Para muitos, um encontro ocasional, mas tudo estava preparado no projeto de Deus porque era profético.
a) Jesus não ia para ela, ia a Jairo.
No caminho, houve um encontro. A bênção veio para Israel, mas os seus não o receberam, e a graça de Deus nos alcançou como igreja gentílica. Assim o Senhor nos encontrou.
b) Ninguém viu aquele milagre, só Jesus viu.
Há 2 igrejas. Uma igreja que todos veem, outra que só Jesus vê.
Qual a igreja que todos veem? A comunidade. O que enxergamos são comunidades, denominações. A multidão.
Qual a igreja que só Jesus vê? A igreja fiel. Os fiéis, os salvos, só Ele conhece.
Ninguém viu o milagre daquela mulher. Para todos ali, era tudo igual. Para o mundo, é tudo a mesma coisa, todos evangélicos, todas as coisas iguais. Para Jesus, não!
“Alguém me tocou!”
Há um povo Dele. Que só Ele conhece que só Ele vê.
Ninguém vê sua luta. Ninguém vê quando você acorda de madrugada. Ninguém vê o que você passa pelo Evangelho. Ninguém vê o dia difícil que você passa e chega na igreja, põe o paletó e vai pregar dizendo: “O Senhor tem cuidado de nós.”
MAS O SENHOR VÊ!
c) Aquela mulher ficou oculta por um tempo, ninguém viu o que aconteceu com ela, mas depois ela apareceu e todos viram.
A igreja de Jesus só Ele vê. Ninguém sabe quem será arrebatado, quem tem Salvação. Uma igreja oculta.
Quando todos igreja vai surgir para o mundo? No Arrebatamento. Ali todos verão quem eram os fiéis.
d) A Salvação não é uma experiência exterior, quem vem desta vida. Salvação vem da Eternidade, de Jesus
“…alguém me tocou porque de mim saíu poder…”
De mim: Do céu, do que é celestial, do que é além da Razão.
e) Só o poder de Deus faz o crente ser fiel
Ninguém é fiel porque é forte, mas porque de Jesus saiu poder.
Porque a igreja primitiva venceu as perseguições? Porque estava revestida do poder de Deus. Só o poder de Deus faz o crente suportar nesta hora.
Após aquele milagre, Jesus prosseguiu para Jairo. Jairo é um tipo de Israel. Deus ainda tem um plano para Israel após a grande tribulação, em que Ele virá com a igreja já arrebatada.
Os fiéis, o Senhor vê. O fiél não é sustentado por palavras humanas, por emoção, ou por qualquer outra coisa. O fiel é sustentado pelo poder de Deus.
O CORPO DE CRISTO
I Coríntios 12: 12
Na sua infinita sabedoria, Deus escolheu o CORPO como ilustração para designar a IGREJA – O CORPO DE CRISTO. Esta é a comparação mais perfeita que o ESPÍRITO SANTO revelou para nos fazer entender o funcionamento harmonioso da Igreja, e a ação interdependente dos seus membros.
DESENVOLVIMENTO
O homem foi feito segundo a imagem e semelhança de Deus. A Igreja como Corpo de JESUS, é a expressão mais clara da sua perfeição e formosura. Ela só é identificada como Corpo de Cristo se manifestar em todos os seus membros a natureza do Senhor Jesus. O próprio Senhor Jesus é a cabeça do Corpo, pois Ele é o Ungido de Deus, e a unção é feita sobre a cabeça.
Salmo 133 – Oh quão BOM e quão SUAVE é que os irmãos vivam em UNIÃO…
- BOM – o Pai (não há Bom, senão Deus)
- SUAVE – o Filho (meu jugo é suave)
- UNIÃO – o Espírito Santo (o vínculo da paz)
O cérebro, que é o Comando Central, está na cabeça. É dela que partem as ordens que vão dirigir e governar o corpo. Os membros não agem por conta própria nem são independentes, eles estão ligados à cabeça e obedecem às suas ordens.
O corpo possui um Sistema Nervoso autônomo, que atua independentemente da vontade humana. Sua função é levar e transmitir todos os comandos que partem da cabeça (cérebro) para os membros do corpo, ou conduzir as impressões sentidas por estes até o cérebro.
A vida do corpo está no Sangue, pois o sangue é vida. O sangue é o Espírito Santo que circula por todo o corpo. Ele leva aquilo que produz vida, aquilo que é bom e útil (oxigênio e alimento) à manutenção da vida a cada parte do corpo, e retira aquilo que é prejudicial e danoso ao corpo (CO2, toxinas, organismos causadores de enfermidades, etc.).
Existe um tipo de célula no sangue que é responsável pela detecção de organismos estranhos ao corpo (toxinas, vírus e bactérias). Quando isso acontece, estas células mandam uma mensagem ao cérebro, através do sistema nervoso, acionando o Sistema Imunológico do corpo para que venha em defesa da área afetada, lutando contra a invasão dos corpos estranhos – pecado e dificuldades.
CONCLUSÃO
Todo pecado que o homem comete, é fora do corpo, mas o que peca contra o Corpo afeta a Justiça e o Juízo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário