sexta-feira, 22 de outubro de 2021

O apóstolo Paulo foi batizado por imersão ou por aspersão?

(1) O apóstolo Paulo, ainda se chamava Saulo quando resolveu ir até a cidade de Damasco para prender seguidores de Jesus Cristo que estavam espalhando suas doutrinas por diversas cidades (Atos 9.1-2).

 

(2) No caminho, Saulo viu uma luz brilhante que o derrubou. Uma voz ecoou dessa luz e se identificou como sendo Jesus Cristo, a quem Saulo estava perseguindo. Jesus disse a Saulo que entrasse na cidade, pois ali saberia o que fazer. Levantando-se não podia enxergar nada. Ficou, então, três dias sem enxergar, nos quais nada comeu e nada bebeu, ficando em um jejum total (Atos 9.3-9).

 

(3) Jesus aparece em uma visão a um de Seus discípulos chamado Ananias e o manda ir até a casa de um tal de Judas, que ficava em uma rua chamada Direita, onde encontraria Saulo de Tarso. Ananias, a principio, resiste devido à fama de perseguidor de cristãos de Saulo, porém, Deus revela a ele que o tal Saulo, perseguidor da igreja, foi escolhido por Ele para ser um missionário (Atos 9.10-16).

 

(4) Ananias vai até a casa onde estava Saulo e diz a ele tudo quanto o Senhor havia ordenado. Nesse momento Saulo volta a enxergar (Atos 9.17-18).

 

(5) Agora vem o detalhe interessante sobre o batismo de Paulo: “Imediatamente, lhe caíram dos olhos como que umas escamas, e tornou a ver. A seguir, levantou-se e foi batizado.” (Atos 9.18). Considerando o contexto, Paulo estava na casa de Judas, na rua chamada Direita (que passava pelo centro da cidade de Damasco), sem comer e sem beber a três dias.

 

Parece evidente que o batismo de Paulo foi realizado ali mesmo. Na sequência relatada no texto, ele tornou a ver, estava possivelmente deitado nessa hora. Em seguida se levantou e foi batizado. Considerando que o texto não menciona que houve um deslocamento até um lugar onde houvesse a possibilidade de batizar alguém por imersão e considerando que Paulo estava enfraquecido pelo seu jejum prolongado, parece bem difícil defender que o batismo de Paulo tenha sido feito por imersão em uma casa que ficava em uma rua no centro de Damasco ou que ele tenha se deslocado para algum outro lugar para ser batizado por imersão (coisa que o texto não menciona).

 

Parece mais sensato entender que Ananias lançou mão de alguma água armazenada no próprio local e fez o batismo de Paulo ali mesmo, derramando-a sobre ele, sem maiores complicações.

 

(6) Colocados os argumentos, é hora de você leitor responde a questão: Paulo foi batizado por aspersão ou imersão? Se foi por aspersão, então temos o exemplo de alguém que não foi batizado por imersão, o que torna essa prática também correta biblicamente. Porém, se você acha que não foi por aspersão, então aguardo ansioso uma boa explicação a respeito do tipo de batismo a que Paulo foi submetido (com as devidas bases bíblicas, é claro).

Nenhum comentário:

Postar um comentário