Meia hora de silêncio no céu, qual o significado?
(1) O contexto sobre a abertura dos sete selos começa quando João visualiza na mão de Deus um livro escrito por dentro e por fora e selado (Apocalipse 5:1). Nessa visão ninguém se achava digno de abrir esse livro selado, o que levou o Apóstolo João a chorar copiosamente:
“e eu chorava muito, porque ninguém foi achado digno de abrir o livro, nem mesmo de olhar para ele” (Apocalipse 5:4).
Mas João é lembrado por um dos anciãos de que existe alguém digno de abrir esse livro, e esse alguém é o Senhor Jesus Cristo:
“Todavia, um dos anciãos me disse: Não chores; eis que o Leão da tribo de Judá, a Raiz de Davi, venceu para abrir o livro e os seus sete selos” (Apocalipse 5:5).
(2) A narrativa segue com Jesus abrindo cada um dos selos, que geram uma série de acontecimentos no mundo. Mas iremos focar neste estudo na abertura do último selo, que é o sétimo. Quando Jesus o abre, o texto nos narra o seguinte:
“Quando o Cordeiro abriu o sétimo selo, houve silêncio no céu cerca de meia hora” (Apocalipse 8:1). Por que o céu ficou silencioso por 30 minutos diante da abertura desse sétimo selo?
Temos aqui pelos menos duas interpretações muito interessantes sobre essa meia hora de silêncio no céu que passo a explicar na sequência:
(3) Em primeiro lugar, essa meia hora de silêncio seria o céu que está em êxtase diante do cumprimento da palavra de Deus, ou seja, da chegada da segunda vinda de Cristo!
Seria algo como um tempo de admiração, de expectativa, de atenção de todas as criaturas celestes de Deus diante do ponto mais importante da história que estava se desenrolando, que é a proximidade da segunda vinda de Jesus e seu Juízo final!
Em outra parte da Bíblia temos um registro semelhante sobre esse tipo de silêncio. Veja como o profeta fala sobre essa presença viva de Deus governando a história: “O SENHOR, porém, está no seu santo templo; cale-se diante dele toda a terra” (Habacuque 2:20).
Talvez tenhamos nesse silêncio de 30 minutos exatamente essa ideia! Todos se calam diante da presença viva de Deus e do desenrolar de Seu plano! Todos estão focados, observando o que está para acontecer!
(4) Uma segunda possibilidade interessante é que esse silêncio de 30 minutos no céu indica que os santos estavam orando a Deus, e as orações deles estavam sendo ouvidas e recebidas pelo Senhor, daí um silêncio total, representando algo importante que estava acontecendo:
“e da mão do anjo subiu à presença de Deus a fumaça do incenso, com as orações dos santos (Apocalipse 8:4).
Lembramos que aqui “santos” são os servos de Deus que estão intercedendo ao Senhor. O Senhor responde a essas orações, derramando juízo sobre a terra, isso é feito na sequência onde as 7 trombetas são tocadas.
É importante lembrar também que no Velho Testamento o incenso queimado do tabernáculo e no templo representavam as orações dos servos de Deus sendo aceitas na presença do Senhor e subindo até Ele (Salmos 141:2).
Qual das duas interpretações é a mais correta em sua opinião?
(5) Qualquer uma das interpretações nos indica algo fascinante: o céu está vivo, atento, os acontecimentos estão se desenrolando, o Dia da vinda de Cristo se aproxima e os servos do Senhor continuam confiando e orando a Deus, nosso Senhor todo poderoso!
Ele tem a história em Suas mãos e todos ficam emudecidos diante da Sua presença, diante do Seu poder e da Sua grandeza! Glórias sejam dadas ao Senhor Jesus Cristo!
Nenhum comentário:
Postar um comentário