Marco Antonio Lana (Teólogo - Biblista)
Um propósito com Deus deve ser feito apenas por devoção ou gratidão a Deus. Não serve como uma forma de negociar com Deus. Antes de fazer um propósito com Deus, analise bem suas intenções.
Na prática, fazer um propósito com Deus é a mesma coisa que fazer uma promessa. Você se compromete a fazer algo. A Bíblia avisa que isso não é brincadeira. É melhor não prometer do que prometer e não cumprir (Eclesiastes 5:4-5). Tome cuidado ao fazer um propósito com Deus.
Qual é o propósito do propósito?
Essa é a primeira pergunta que você deve fazer: por que quero fazer esse propósito com Deus?
Você poderá fazer um propósito para se dedicar mais a Deus ou às coisas de Deus. O tempo do propósito servirá então para você se aproximar mais de Deus e aprofundar seu relacionamento com Ele. Um propósito desses também pode ajudar a ouvir melhor a voz de Deus. Um exemplo é o propósito de fazer um jejum.
Outro tipo de propósito que você pode fazer é por gratidão. Algumas pessoas fazem um propósito com Deus para agradecer por algo que Ele fez. Isso é uma forma de dar glória a Deus por Sua bondade (Salmos 116:17-19).
Mas um propósito com Deus não serve como negócio. Deus não dá bênçãos por você prometer algo em volta. Você não pode comprar a bênção. Deus dá de graça, como Ele quer. Ele não tem nenhuma obrigação de lhe dar alguma coisa quando você faz um propósito com Ele. Se você fizer um propósito com Deus, deve ser por amor e dedicação a Ele, não como troca comercial.
Como fazer o propósito com Deus
Depois de analisar por que você quer fazer o propósito, você precisa pensar no que você vai fazer. Essa é outra coisa com que você precisa tomar muito cuidado. Deus não quer que você se machuque ou faça mal a outra pessoa.
Analise sua situação e decida se sua ideia é possível e segura. Não prometa fazer algo que está fora de seu alcance, como doar mais dinheiro do que você tem ou fazer um jejum mais prolongado do que seu corpo aguenta. Faça um propósito que você sabe que consegue cumprir.
Decida como você vai fazer seu propósito com Deus e cumpra! Mas, se você descobrir que seu propósito não é bom ou sentir de Deus que não deve continuar, pare. Não faça algo que vai lhe prejudicar.
Fiz um propósito com Deus que não consigo cumprir. O que faço?
Peça perdão a Deus por ter feito um propósito insensato. Deus sempre perdoa quem se arrepende (1 João 1:9). Ele não lhe vai obrigar a fazer algo que você não consegue. Mas isso não significa que você pode fazer continuamente propósitos com Deus de maneira irresponsável. Da próxima vez, pense melhor sobre o propósito antes de se comprometer.
Nenhum comentário:
Postar um comentário