quinta-feira, 4 de junho de 2020

Você sabe qual é a diferença entre “hebreu”, “israelita” e “judeu”?


Hebreus, Israelitas ou Judeus? Entenda a Diferença. - YouTube


Qual é o significado do termo “hebreu”?

A primeira vez nos livros de Moisés (Torá, para os judeus; Pentateuco, para os cristãos) em que o termo “hebreu” aparece é no livro de Gênesis 14,13, referindo-se, exatamente, ao pai deste povo, Abraão. Vejamos.

‘Um dos homens de Ló, porém, conseguiu escapar e contou tudo a Abrão, o hebreu, que morava junto ao bosque de carvalhos pertencente a Manre, o amorreu. Manre e seus parentes, Escol e Aner, eram aliados de Abrão’.  (Gênesis 14,13)

Mas, o que quer dizer o termo “hebreu”

Os hebreus eram um povo de origem semita (os semitas compreendem dois importantes povos: os hebreus e os árabes), que se distinguiram de outros povos da antigüidade por sua crença religiosa. O termo hebreu significa "gente do outro lado do rio? Isto é, do rio Eufrates.


Qual é o significado do termo “israelita”?

O termo “israelita” é a versão em português do termo “filhos de Israel” que aparece várias vezes na Bíblia (para se ter uma idéia, 608 vezes em traduções como a Almeida). Assim, a melhor estratégia para entender o significado de israelita é procurar o significado de Israel

O nome “Israel”, que no hebraico significa “lutar com Deus”, foi atribuído a Jacó.

“Seu nome é Jacó, mas você não se chamará mais Jacó. De agora em diante, seu nome será Israel”. Assim, Deus deu a ele o nome de Israel. (Gênesis 35,10)

Mas, quem foi Jacó?

De acordo com Bíblia, a Tanakh (Escrituras judaicas) e o Corão (Escrituras islâmicas), Isaac foi o único filho de Abraão com Sara. Isaac, por sua vez, teve dois filhos com Rebeca, Jacó e Esau.

Enquanto a descendência de Esau formou os Edomitas, a descendência de Jacó gerou os israelitas (Lembras-se que Jacó teve o nome mudado para Israel?).

Assim, podemos dizer que Israelita é o povo descendente de Jacó. Jacó, juntamente com seu pai (Isaac) e avô (Abraão), são considerados os patriarcas dos filhos de Israel, os israelitas. O próprio Deus confirma isso, anos depois, a Moisés, quando diz:

"Eu sou o Deus de teu pai, o Deus de Abraão, o Deus de Isaque e o Deus de Jacó". (Êxodo 3,6a)

Para que possamos passar para a próxima etapa do nosso estudo, devemos nos lembrar entre 70 descendentes diretos (Êxodo 1,5) e além de uma filha que a Bíblia menciona expressamente (Gênesis 30,21), Jacó teve 12 filhos com 4 mulheres diferentes (Gênesis 49).


Qual é o significado do termo “judeu”?

Para chegar a resposta à esta pergunta, temos que primeiro entender que dos 12 filhos de Jacó foram que surgiram as 12 tribos de Israel.

Apenas para que você se lembre de quais eram as tribos, colocarei logo abaixo um mapa com as doze tribos de Israel por volta do ano 1100 a.C, conforme nos informa o livro de Josué:

Você pode notar que uma dessas tribos é a de Judá?

Exato! O termo “judeu” está ligado ao nome Judá, mas não quer dizer que ele se refira apenas ao povo desta tribo. O termo “judeu” se refere ao povo de todas as 12 tribos.


Vamos ver o porquê disso.


Conforme vimos, Judá era o nome de uma das doze tribos de Israel. Conforme vemos pelo livro de Ester, esta tribo foi predominante durante o período que antecedeu o retorno daquele povo à terra prometida, assim como durante os primeiros anos deste retorno, conforme os livros de Esdras e Neemias.


O fato que justifica o uso generalizado do termo judeu é que havia a predominância da tribo de Judá neste período, assim todo o povo das doze tribos passou a ser chamado de judeu.


Só para ser mais específico, permita-me dizer que, embora as primeiras aparições no nome “judeu” em muitas traduções das Escrituras só se dêem no livro de 2 Reis 16,6 (Nessa época, o rei de Edom recuperou a cidade de Elate para os edomitas. Expulsou o povo de Judá e colocou edomitas para morarem ali, onde estão até hoje.) e 2 Reis 25,25 (Mas, no sétimo mês desse mesmo ano, Ismael, filho de Netanias, filho de Elisama, que era da família real, foi com dez homens a Mispá e matou Gedalias. Também matou todos os judeus e babilônios que estavam com ele em Mispá.), no hebraico a tradução mais adequada seria “homens de Judá”. Apenas nos livros de Esdras, Neemias e Ester é que podemos dizer que há efetivamente a utilização deste termo no sentido de povo das doze tribos.


Digo isso para esclarecer que a utilização do termo “judeu” refere-se a um conjunto de pessoas que é maior do que o das pessoas da Tribo de Judá. Como esta tribo foi dominante no retorno do povo das doze tribos de Israel à terra prometida, todos eles ficaram conhecidos como judeus.


Conclusão

Vimos, portanto, que hebreu se origina de Abraão; que Israelita, de Jacó; e judeu, da tribo de Judá. Vimos ainda que, pelos argumentos que lemos, todos esses termos têm o mesmo objeto: referem-se ao povo escolhido por Deus, embora em épocas diferentes.


Os termos hebreus, israelitas e judeus são sinônimos próximos e são muitas vezes utilizados alternadamente. Todos os três termos se referem aos que têm descendentes de Abraão através de Isaque e Jacó. Os termos são usados ​​em sentido figurado algumas vezes no Novo Testamento, em referência à semente espiritual de Abraão. Quando se fala da nação carnal de Israel, o termo hebraico amarra as pessoas diretamente a Abraão; Israelitas relacionam-os com Jacó, ou Israel, e judeus nos lembra da terra natal deste povo e é usado para distinguir a raça de outras pessoas ou para contrastá-los com os outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário