segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

PERSONAGEM BÍBLICO - RÚBEN


 

Rúben (português europeu) ou Rubem (português brasileiro) (em hebraico: רְאוּבֵן, hebraico moderno Rəʾuven hebraico tiberiano Rəʾûēn) era o primogênito dos 12 filhos de Jacó, neto de Isaac. Sua mãe era a esposa menos favorecida de Jacó, Léia, que chamou o menino de Rubem porque, segundo ela mesma disse, “Jeová tem olhado para a minha miséria, sendo que agora meu esposo começará a amar-me”. (Gên 29,30-32; 35,23; 46,8; Êx 1,1-2; 1Cr 2,1).

Em resultado do contínuo favor que Jeová mostrou a sua mãe, Rubem e seus cinco irmãos germanos (Simeão, Levi, Judá, Issacar e Zebulão) constituíram metade dos cabeças tribais originais de Israel; os outros seis (José, Benjamim, Dã, Naftali, Gade e Aser) eram meios-irmãos de Rubem. — Gên 35,23-26.

Algumas das boas qualidades de Rubem revelaram-se quando persuadiu seus nove irmãos a lançar José num poço seco, em vez de matá-lo, sendo o objetivo de Rubem retornar em secreto e tirá-lo do poço. (Gên 37,18-30) Mais de 20 anos depois, quando estes mesmos irmãos arrazoaram que as acusações de espionagem levantadas contra eles, no Egito, se deviam a terem maltratado José, Rubem lembrou aos demais que ele não tinha participado no complô contra a vida de José. (Gên 42,9-14.21-22) Também, quando Jacó se recusou a permitir que Benjamim acompanhasse seus irmãos na segunda viagem ao Egito, foi Rubem quem ofereceu os seus próprios dois filhos como garantia, dizendo: “Podem ser mortos por ti se [eu] não to trouxer [isto é, Benjamim] de volta.” — Gên 42,37.

Como primogênito de Jacó, Rubem gozava naturalmente dos direitos do filho primogênito da família. Como tal, tinha direito de receber duas parcelas dos bens deixados por Jacó, seu pai. A questão, pouco antes da morte de Jacó, quando ele abençoou seus filhos, era: entraria Rubem no gozo desses direitos de primogênito?

Também, o patriarca Jacó, como cabeça da família, havia atuado como sacerdote de Jeová para toda a família e oferecido sacrifícios no altar familiar, bem como tinha liderado em orar e dar instrução religiosa. Como pai, agira também como o governador de toda a família e de todos os seus servos, gado e propriedades. Seriam essas responsabilidades repassadas a Rubem? As respostas encontramos em Gên 49,3-4.

“Rubem, tu és meu primogênito, minha força e o princípio de meu vigor, o mais excelente em alteza e o mais excelente em poder. Impetuoso como a água, não serás o mais excelente, porquanto subiste ao leito de teu pai. Então o contaminaste; subiu à minha cama.”

Rubem deveria ter recebido a bênção mais importante porque ele era o primogênito. Porém ele contaminou o leito de seu pai quando ele “dormiu com Bila, concubina de seu pai” (Gên 35,22). Por isso, ele perdeu os direitos de primogênito e sua descendência tornou-se um povo pastor de ovelhas, habitando a leste do Rio Jordão (Nm 32,1-33).








SIGNIFICADO


  • Significado: Vês um filho de Deus.
  • Origem: Hebráico





PONTOS FORTES E EXITOS

·         Salvou a vida de José conversando com os outros irmãos sobre assassinato;
·         Demonstrou grande amor por seu pai ao oferecer os próprios filhos como garantia de que a vida de Benjamim estaria salvo.





FRAQUESAS E ERROS

  • Cedia rapidamente a pressões de grupo.
  • Não protegeu José de seus irmãos diretamente, embora tivesse autoridade para fazê-lo, como filho mais velho;
  • Dormiu com uma das esposas de seu pai





LIÇOES DE VIDA

  • A integridade em público ou em particular precisa ser a mesma, se não uma destruirá a outra;
  • A punição para o pecado pode não ser imediata, mas é certa






INFORMAÇOES ESSENCIAIS

  • Local: Canaã;
  • Ocupação: pastor de ovelhas;
  • Familiares;
v  Pais: Jacó e Léia;
v  Irmãos: Simeão, Levi, Judá, Issacar, Zebulom, Diná (única irmã), José, Benjamim, Gade, Aser, Dã, Naftali.






VERSICULOS - CHAVE


“Rubem, tu és o meu primogênito, minha força, primícias do meu vigor. Notável em dignidade e notável em poder. Transbordante como a água, não terás o primeiro lugar, porque subiste ao leito de teu pai, e desse modo maculaste o meu leito.” Gn 49,3-4.




SUA HISTORIA É EMCONTRADA EM:



  • Gn 29-50


Nenhum comentário:

Postar um comentário