Dizer que a terra era sem forma e vazia significa uma indicação do estado da criação num determinado estágio dentro do processo criativo de Deus. Essa expressão está registrada nas primeiras linhas do livro de Gênesis. Nos dois primeiros versículos lemos: “No princípio, criou Deus os céus e a terra. A terra, porém, estava sem forma e vazia; havia trevas sobre a face do abismo, e o Espírito de Deus pairava por sobre as águas” (Gênesis 1:1,2).
Mas a expressão “a terra era sem forma e vazia” é alvo de alguns debates entre os estudiosos. Como resultado disso, surgiram muitas interpretações acerca de seu correto significado. Dentre todas as interpretações, duas delas são as mais conhecidas e aceitas. Vejamos abaixo quais são elas.
A terra era sem forma e vazia porque algo aconteceu
Essa interpretação diz que a expressão “a terra era sem forma e vazia” indica algum tipo de pré-criação de Deus além da que é descrita na sequência do texto de Gênesis. A ideia básica dessa teoria é a de que os versículos 1 e 2 do primeiro capítulo de Gênesis falam de uma criação primária que foi destruída por algum evento não informado.
Então segundo essa teoria, os dois primeiros versículos de Gênesis supostamente falam de dois atos criativos de Deus separados por um intervalo de tempo. Isso significa que tudo o que é descrito a partir do versículo 3, pode ter sido criado por Deus depois de milhares ou mesmo milhões de anos após a criação inicial do céu e da terra registrada nos primeiros dois versículos.
Mas o que teria tornado a terra sem forma e vazia? Geralmente quem adota essa teoria prefere dizer que talvez a criação inicial tenha se tornado desolada por causa da queda de Satanás. Essa teoria também é apontada por muitos como sendo a que melhor se encaixa às teses da ciência moderna. De acordo com essa interpretação não há qualquer problema em afirmar que o universo tenha bilhões de anos.
Mas essa interpretação precisa lidar com grandes problemas. Em primeiro lugar, em nenhuma parte da Bíblia é dito qualquer coisa acerca de uma suposta criação inicial. Em segundo lugar, a Bíblia não revela exatamente quando ocorreu a queda de Satanás; nem mesmo afirma que esse evento destruiu a terra criada por Deus. Também é difícil responder por que exatamente uma rebelião entre os seres angelicais no contexto espiritual teria desolado o mundo material.
Em terceiro lugar, essa teoria também depende de uma tradução alternativa do texto hebraico. Então a expressão “a terra era (ou estava) sem forma e vazia” precisa ser traduzida como “a terra veio a ser (ou se tornou) sem forma e vazia”. Essa tradução realmente é muito pouco provável dentro do contexto de Gênesis 1.
A terra era sem forma e vazia porque Deus a estava criando
Essa interpretação defende que a expressão “a terra era sem forma e vazia” refere-se ao estado da criação ainda em formação. Em outras palavras, essa frase indica um certo ponto em que a criação ainda estava incompleta e desordenada. Saiba mais sobre como foi a criação do mundo.
Portanto, entende-se que os primeiros dois versículos de Gênesis 1 faz uma referência ampla da criação de Deus em seu estado inicial. Já
os versículos subsequentes desenvolvem com maiores detalhes todo o
processo criativo do Senhor. Esse mesmo padrão se repete em outras
partes do livro de Gênesis.
Um exemplo disto é o próprio capítulo 2; ele trata de forma mais
específica a criação do homem registrada sem tantos detalhes do capítulo
1 (cf. Gênesis 1:26-31).
Dessa forma, é bem possível que ao dizer que “a terra era sem forma e vazia”, o escritor de Gênesis tinha em mente o primeiro estágio dos atos criativos de Deus. Isto se harmoniza com a sequência do texto. Após dizer que “a terra estava sem forma e vazia”, o escritor bíblico diz que “havia trevas sobre a face do abismo”. Ele também revela que o “Espírito de Deus pairava por sobre as águas”. Com isso o escritor de Gênesis enfatiza que Deus criou todas as coisas do nada. Ele também indica que num primeiro momento da criação, a matéria, o espaço e o tempo estavam ainda informe; e o Espírito de Deus agiu ativamente colocando ordem no caos. Ele deu forma ao cosmos e tornou a terra apropriada para abrigar a vida.
Nenhum comentário:
Postar um comentário