Os quatro cavaleiros do Apocalipse fazem parte de uma profecia sobre o fim dos tempos. Representam acontecimentos profetizados para acontecer antes do fim do mundo. Existem muitas interpretações diferentes sobre o cumprimento da profecia dos quatro cavaleiros do Apocalipse.
Na visão de João, descrita em Apocalipse 6, o Cordeiro (Jesus) tem um livro especial em sua mão, selado com sete selos. Quando ele abre cada selo, uma coisa acontece na terra. Os primeiros quatro selos enviam os quatro cavaleiros à terra.
Primeiro cavaleiro
O primeiro cavaleiro aparece montado em um cavalo branco, empunhando um arco. Ele tem uma coroa na cabeça, pronto para ser vencedor (Apocalipse 6:1-2). A coroa é símbolo da vitória e do poder; o arco era uma arma de longa distância, que provavelmente significa que a influência do cavaleiro terá grande alcance.
Algumas pessoas sugerem que o primeiro cavaleiro é Jesus, porque é um vencedor e vem montado em um cavalo branco, como em Apocalipse 19:11. Outras pensam que é o Anticristo, que se exaltará como um deus e terá grande poder sobre o mundo.
(1) Observamos na narrativa de João que o Cordeiro (Jesus) tem autoridade para abrir os sete selos que selam o livro (Apocalipse 5:5). Quando o Cordeiro abre o primeiro selo, um dos quatro seres viventes chama alguém, dizendo “vem” (Apocalipse 6:1). Então, temos a seguinte descrição: “Vi, então, e eis um cavalo branco e o seu cavaleiro com um arco; e foi-lhe dada uma coroa; e ele saiu vencendo e para vencer” (Apocalipse 6:2). Antes de buscarmos o entendimento sobre quem seria esse cavaleiro no cavalo branco, observe que ele tem um coroa, o que indica realeza, autoridade e o arco ilustra poder para vencer, já que ele sai vencendo e para vencer.
(2) Na sequência, os outros cavaleiros que vêm em seguida, trazem muita calamidade, como mortes, guerras, fomes, etc. São os cavaleiros que vêm sobre os cavalos vermelho, amarelo e preto. Explicado esse contexto, vejamos agora alguns pensamentos sobre quem seria aquele cavaleiro que vem com o cavalo branco:
(i) O cavaleiro do cavalo branco seria o anticristo? Aqueles que defendem essa posição avaliam que no livro de Apocalipse sempre temos duas realidades se contrapondo o tempo todo, como a mulher e a prostituta, Jerusalém e a Babilônia, o Cordeiro e a besta, etc. Sendo assim, pensam que temos aqui uma realidade encenada. Esse cavaleiro estaria “parecendo” Cristo, mas não era Ele. Ele seria aquele que junto com os outros três cavaleiros trariam muitos males à terra, sendo, portanto, do maligno. Teríamos nesse caso a realidade apontada pelo apóstolo Paulo: “E não é de admirar, porque o próprio Satanás se transforma em anjo de luz” (2 Coríntios 11:14).
(ii) O cavaleiro do cavalo branco seriam as conquistas militares? Teríamos aqui uma figura, por exemplo, do império Romano, que depois seria seguido por outros impérios (os outros cavalos coloridos) que trariam muita dor e calamidades ao mundo. A figura do cavalo branco, do arco, remete ao seu uso por reis vencedores, que os usavam para desfilar depois de suas conquistas. Isso indicaria que o diabo teria algumas vitórias em seus planos na terra.
(iii) O cavaleiro do cavalo branco seria a propagação do evangelho? Alguns pensam que temos aqui um simbolismo que aponta para o grande poder do evangelho, que se espalha pelo mundo todo. E depois, a hostilidade do mundo contra o evangelho, atrai uma série de juízos de Deus sobre as pessoas (os outros cavalos coloridos). A coroa representaria que o evangelho é do rei Jesus e o arco indicaria que o evangelho iria conquistar grandes vitórias em meio a muitas batalhas.
(iv) O cavaleiro do cavalo branco seria Jesus Cristo? Essa é a posição aceita pela maioria dos teólogos, principalmente porque Jesus é mencionado junto a um cavalo branco em Apocalipse 19:11, que diz: “Vi o céu aberto, e eis um cavalo branco. O seu cavaleiro se chama Fiel e Verdadeiro e julga e peleja com justiça”. Além disso, o branco sempre está associado com as coisas de Deus nas Escrituras. Soma-se a tudo isso que a presença de Jesus fazendo Sua obra sempre agita as forças do maligno (que seriam os outros cavalos, o amarelo, o preto e o vermelho citados depois), então, temos que esse cavaleiro se encaixa melhor como sendo o Senhor Jesus.
(3) Como podemos ver, esta é uma característica de alguns textos de Apocalipse: eles aceitam diversas opiniões que, até fazem sentido. Umas mais, outras menos! Sendo assim, cabe ao estudante da Bíblia conhecer essas opções de interpretação e refletir qual delas melhor se enquadra no contexto. E isso, sem brigas (que infelizmente tem sido muito comuns nas redes sociais).
Segundo cavaleiro
Quando o segundo selo é aberto, surge um cavaleiro com uma grande espada montado em um cavalo vermelho. Ele tem poder para tirar a paz e fazer com que as pessoas matem umas às outras (Apocalipse 6:3-4). A espada e a cor vermelha representam a morte sangrenta em luta armada.
O segundo cavaleiro parece ser uma representação da guerra. Jesus avisou que nos últimos tempos haveria guerras e rumores de guerras (Mateus 24:6).
Terceiro cavaleiro
O terceiro cavaleiro monta um cavalo preto e tem uma balança na mão. Quando aparece, uma voz diz o preço da comida nesse tempo (Apocalipse 6:5-6). Os preços para a comida são muito altos, o que significa que a comida será muito cara. A balança representa a compra e venda – trocas comerciais.
O terceiro cavaleiro normalmente é interpretado como a fome. Com preços tão altos, as pessoas comuns teriam dificuldades de alimentarem suas famílias. Também poderá representar crise econômica.
Quarto cavaleiro
O quarto cavalo é amarelo. Seu cavaleiro chama-se Morte e o Hades (Inferno) o segue de perto (Apocalipse 6:7-8). O amarelado do cavalo normalmente é associado à morte, porque se parece com a cor de um cadáver.
O quarto cavaleiro é o único que a Bíblia diz exatamente o que é: a morte. O último cavaleiro (ou os quatro cavaleiros juntos, dependendo de como interpretamos o texto) tem poder para matar um quarto da terra.
Quando vão aparecer os quatro cavaleiros do apocalipse?
Não sabemos quando os quatro cavaleiros vão aparecer. Alguns pensam que já apareceram ou vão aparecendo ao longo da história até culminar o fim; outras pensam que ainda vão aparecer, somente no fim. Mas, trata-se de uma verdade que só Deus sabe.
Nesse sentido, temos de ter humildade para aceitar que há interpretações complexas e alguns mistérios concernentes ao fim dos tempos. Não cabe a nós tentar determinar eventos nem fazer tratados definidos e fechados. Mesmo assim, há muitas especulações, pois há algumas figuras apocalípticas passíveis de serem interpretadas de maneiras diferentes.
Mas, de modo geral, precisamos levar em conta o gênero apocalíptico do livro, e que assim, os seus símbolos devem ser entendidos a partir desse estilo literário. Quanto ao que não é explicado com clareza pelo contexto bíblico, devemos ter muita cautela e discernimento ao tentar interpretá-lo.
O mais importante saber é que os quatro cavaleiros do Apocalipse vêm para trazer julgamento sobre o mundo, por causa do pecado. Um dia todos vamos enfrentar o julgamento de Deus. Por isso, precisamos da salvação que se encontra em Jesus Cristo.
Simbolismos no Apocalipse
Grande parte da linguagem utilizada no livro de Apocalipse é simbólica. A visão profética que o apóstolo João descreve é marcada por imagens e figuras difíceis de serem expressadas. Por isso, os números, cores, bestas, animais, estrelas, candeeiros, pedras preciosas e outros objetos são usados para representar pessoas, eventos ou verdades que serão manifestas no fim.
Todas essas referências devem ser lidas à luz de outros textos das Escrituras, que em alguns casos trazem explicações claras a seu respeito. Como, por exemplo: os quatro seres viventes (Apocalipse 4:6-8) também aparecem em Ezequiel 1:5-14, ou os animais: o leopardo, urso e leão (Apocalipse 13:2) que também são mencionados em Daniel 7.
No relato dos 4 Cavaleiros podemos interpretar alguns símbolos do apocalipse aparentemente claros, pelo seu contexto:
- Selo: secreto, chancela, garantia.
- Cordeiro: Jesus Cristo.
- Cavalo: força, velocidade.
- Coroa: reino, governo.
- Balança: comércio.
- Cavalo branco: vitória.
- Cavalo vermelho: guerra.
- Cavalo preto: fome.
- Cavalo amarelo: morte.
O que aprender com essas imagens apocalípticas?
Apesar de se tratar de um tema bastante complexo, os ensinos bíblicos acerca do fim devem encorajar aos cristãos na sua caminhada de fé, amor e obediência a Deus até o fim. Também servem de alerta para os descrentes, de como serão julgados e punidos no final dos tempos. O Senhor Jesus Cristo virá outra vez aqui, em poder e glória, para buscar o Seu povo amado e julgar vivos e mortos.
Nessas figuras mais específicas de Apocalipse 6:
- Os cavaleiros mostram-nos que Deus exercerá juízo sobre o mundo corrompido e afastado da graça de Jesus.
- Os cavalos são símbolos que revelam a força e o poder de Deus. No tempo determinado por Ele, os juízos serão aplicados de forma veloz, potente e certeira. Nesta guerra final, já consumada na cruz, o maligno e seus seguidores serão castigados pelos seus pecados. Haverá grande tribulação no cumprimento dessas profecias.
- Os selos falam da autenticidade do conteúdo revelado na Palavra de Deus. Os juízos de Deus são certos e dignos de toda aceitação.
- Cristo, o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo, é digno de toda confiança. Ele tem toda autoridade nos céus e na terra e é quem abre os selos. Ele exercerá juízo e justiça no cumprimento de todos os decretos de Deus.
Com
isso em mente, precisamos atempadamente aceitar a oferta de salvação e
perdão dados por Deus, em Jesus Cristo. Se você ainda não fez isso,
busque conhecer o plano de Deus para salvação, através da Bíblia
sagrada!
Marco Antonio Lana (Teólogo)
Nenhum comentário:
Postar um comentário