quinta-feira, 30 de maio de 2024

Cair nas maos de Deu

 Pin de Jose Kinkas Carvalho em Kinkas | Frases bíblicas de motivação,  Frases motivacionais cristãs, Frases evangélicas

 

O texto bíblico que quero estudar com você hoje está em Hebreus 10:31 – “Horrenda coisa é cair nas mãos do Deus vivo”.

O que o escritor bíblico está querendo dizer com esta profecia? Quando isto vai acontecer? Por que é horrendo cair nas mãos do Senhor?

Antes de qualquer tentativa de explicação, vamos considerar um pouco sobre o caráter de Deus. A Bíblia O descreve assim: “Aquele que não ama não conhece a Deus; porque Deus é amor” (I João 4:8).

Creio que não exista melhor definição sobre Deus do que esta feita por João. Ele é amor e não há necessidade de dizer mais nada. Este é o caráter de Deus. Ele é amor por natureza. Ele ama por princípio e não por qualquer outra razão. O amor de Deus não se extingue por reações do ser humano. Ele ama independentemente de ser ou não amado. O amor de Deus é incompreensível à mente humana.

Há, porém, outro verso na Bíblia que revela algo mais sobre o caráter de Deus. Muitos não gostam ou preferem não falar sobre o assunto. Escuta aí: “Porque o Senhor se levantará como no monte de Perezim, e se irará, como no vale de Gibeão, para fazer a sua obra, a sua estranha obra, e para executar o seu ato, o seu estranho ato” (Isaías 28:21).

Um dia Deus vai se levantar para fazer uma obra que é completamente estranha ao caráter dEle. Vai se levantar e demonstrar amor para um grupo e, para outro, Ele se levanta para destruir e matar. Sem dúvida, esta é uma obra estranha tanto para Isaías quanto para nós outros.

O profeta Isaías tinha um conhecimento pleno do caráter do Deus que adorava. Sabia que Deus é amor, porém, não ignorava que um dia este Deus de amor fará uma obra estranha, que é destruir pecado e pecadores.

Sempre é importante frisar: todos os pecadores que forem destruídos, o serão por escolha própria. Deus oferece tempo e oportunidades para que todos se arrependam e se coloquem do lado dEle. Porém, chegará um dia em que os que preferiram viver uma vida de desobediência e rebeldia colherão os frutos daquilo que semearam, ou seja, a destruição eterna.

Quando a gente estuda esse assunto detalhadamente, entende que a destruição dos pecadores e do mal é um gesto de amor. Por amor aos que se colocaram ao lado dEle, como garantia de proteção e cuidado. O pecado e a dor nunca mais atingirão ninguém em lugar algum do Universo de Deus.

Eu creio que agora estamos preparados para entender a profecia feita por Paulo. “Horrenda coisa é cair nas mãos do Deus vivo”. O que ele queria dizer com essas palavras tão assustadoras?

Paulo está afirmando que um dia teremos que comparecer diante de Deus para um acerto de contas. É o Pai chamando os seus filhos para uma conversa séria, sem dissimulações. Deus vai arrancar toda a máscara de fingimento e hipocrisia. O juízo dEle é real e absoluto. Nenhum suborno alterará os seus propósitos; nem fama, nem riquezas e nem vantagens terrenas farão qualquer diferença no juízo celestial.

Veja que o escritor bíblico utiliza uma figura de linguagem muito usada em nossos dias, que é “cair nas mãos”. Esta expressão significa que mais cedo ou mais tarde você e eu vamos cair nas mãos do Deus vivo. Não é nas mãos de um deus de madeira ou de gesso. É nas mãos do Deus vivo, que nos conhece como ninguém.

Comparecer diante de Deus sozinho, apresentando as chamadas boas obras, que não tem valor nenhum (são como trapos de imundícia), deve ser terrível. A outra opção é ter um advogado, um bom advogado. Alguém que conheça a situação por todos os ângulos. E, melhor, que não cobre honorários. Na primeira carta de João 2:1, encontramos que “temos um advogado para com o Pai, Jesus Cristo, o Justo”.

Esse advogado deve ser contado hoje. Hoje é o melhor momento. Hoje Ele é o nosso advogado. Amanhã será nosso juiz. Ouça: “Conjuro-te, pois diante de Deus, e do Senhor Jesus Cristo, que há de julgar os vivos e os mortos, na Sua vinda e no Seu reino” (II Timóteo 4:1).

Chegará um momento em que o julgamento terá fim. Apocalipse 22:11, conta: “Quem é injusto, faça injustiça ainda; e quem está sujo, suje-se ainda; e quem é justo faça justiça ainda; e quem é santo, seja santificado ainda”. Ou seja, ninguém poderá mudar de posição ou de lado.

Hoje é o tempo da oportunidade. Hoje é o tempo de salvação. Vais aproveitar?

Creia em Deus para estar seguro. Creia nos profetas dEle para prosperar.

quarta-feira, 29 de maio de 2024

Por que Jesus entregou Maria para João cuidar?

 A humilhação da cruz – Revista Adventista

Primeiro é preciso ficar claro que a Bíblia menciona os irmãos de Jesus (Lucas 8:20) e inclusive cita nomes deles (Marcos 6:3)

A Bíblia ensina que Jesus Cristo realmente teve irmãos e irmãs?

 

Quem era os irmãos Jesus Cristo?

Um primeiro a se observar é que a Bíblia cita várias vezes os de Jesus. Por, em Atos 1:14, João 7:10, João 7:5, João 2:12.

Em texto mais detalhado têm menção de quatro irmãos e pelo menos duas irmãs de Jesus:

“Não é este o filho do carpinteiro? e não se chama sua mãe Maria, e seus irmãos, Tiago, e José, e Simão, e Judas? E não estão entre nós todas as suas irmãs? De onde lhe veio, pois, tudo isso?” – Mt 13:55-56

Com esses textos vemos claramente que Jesus tinha pelo menos que jesus tinha pelo menos seis irmãos. Mas como explicar essa questão da palavra “irmão” ser a mesma para “primo” no hebraico? Será que os textos mencionados falam de parentes próximos de Jesus e não irmãos de verdade?

Essa confusão da palavra “irmão” no hebraico é facilmente compreendida. No hebraico realmente existe uma possibilidade de usar a palavra hebraica “‘ach” para designar, por exemplo, um primo.

Mas a grande questão é o Novo Testamento, onde conta a história de Jesus Cristo, não é escrito em Hebraico, mas em grego.

No grego existe palavras diferentes para “irmão” e “primo”. Por exemplo, veja este texto:

“Aristarco, meu companheiro de prisão, envia saudações, bem como Marcos, primo de Barnabé”. (Colossenses 4,10)

Uma palavra grega no original para primo ali usada é “anepsios”.

Agora vejamos esse outro texto:

“Não é este o filho do carpinteiro? Não se se chama sua mãe Maria, e seus irmãos, Tiago, José, Simão e Judas?” (Mateus 13:55).

A palavra grega usada aqui é “adelphos”. Ou seja, observamos claramente que no texto original temos distintas palavras para “primo” e para “irmão”.

Quando o evangelista usa a palavra “adelphos” quer dizer irmão e não primo, pois se quisesse dizer que Thiago, José, Simão e Judas eram primos de Jesus usaria a palavra grega “anepsios

Mas podemos observar também que essa palavra grega “adelphos” é utilizada também para designar um irmão da mesma fé, por exemplo, neste texto:

“Paulo, prisioneiro de Cristo Jesus, e o irmão Timóteo, ao amado Filemom, também nosso colaborador” (Filemon 1:1).

Sabemos que o apóstolo Paulo não era irmão de sangue de Timóteo, mas irmão na mesma fé. Logo, será que as menções dos irmãos de Jesus se tratam de irmãos de fé e não de irmãos de sangue?

Resolvemos essa questão facilmente analisando os contextos e observando se estão falando de um ou de outro. Observe este texto: “Depois disto, desceu ele para Cafarnaum, com sua mãe, seus irmãos e seus discípulos; e ficaram ali não muitos dias” (João 2:12).

Observe que o texto diferencia claramente quem desceu com Jesus para Cafarnaum. Temos uma separação clara entre os irmãos (de sangue) e os discípulos (que poderiam ser irmãos de fé). O texto claramente os separa, deixando claro a intenção de João em mostrar que naquele momento a família de Jesus (sua mãe e seus irmãos) o acompanhavam.

Dessa forma, fica bastante claro que a Bíblia menciona sim, de maneira objetiva, que Jesus teve vários irmãos, pelo menos seis. De quatro deles sabemos o nome. Das irmãs, infelizmente, não sabemos nada, apenas a menção de que elas existiram.

O fato de Maria ter tido outros filhos não a desabona em nada, afinal, ela era casada com José e, como casados, e debaixo da cultura judaica que via os filhos como uma grande bênção do Senhor, é razoável que esse casal seguiu sua vida como qualquer outro casal normal, educando Jesus e seus irmãos como bons pais que eram.

 

Por que Jesus entregou Maria para João cuidar?

Dito isso, agora vamos entender qual a motivação de Jesus em confiar os cuidados de Maria, Sua mãe, para o apóstolo João, mesmo Ele tendo irmãos que pudessem fazer isso.

A Bíblia deixa claro que os irmãos de Jesus, inicialmente, não criam Nele, nem eram a favor do que Jesus fazia: “Pois nem mesmo os seus irmãos criam nele” (João 7:5).

Isso mostra que Jesus teve certa resistência dentro da Sua própria família. Esse fato nos leva a seguinte questão:

Se os irmãos de Jesus ainda não criam nele, por que iriam se expor na condenação de Jesus para serem vistos como família de alguém considerado como um malfeitor pelo império Romano, e que foi crucificado como um criminoso?

De fato, aqui pode estar a explicação deles não terem aparecido para apoiar a mãe ali junto a cruz, pois não são mencionados em nenhum dos relatos!

Além disso, vemos que até mesmo alguns dos discípulos de Jesus, que criam nele, foram dispersos por conta da prisão e posterior crucificação de Jesus!

Sendo assim, quem estava ali (na cena da crucificação) naquela hora para que Jesus, como um bom filho, pudesse confiar os cuidados de Sua mãe naquele momento de grande dor e sofrimento?

Sim, o apóstolo João, o discípulo mais próximo de Cristo: “Vendo Jesus sua mãe e junto a ela o discípulo amado, disse: Mulher, eis aí teu filho. Depois, disse ao discípulo: Eis aí tua mãe. Dessa hora em diante, o discípulo a tomou para casa” (João 19:26-27).

Tudo isso esclarece que aqui não temos qualquer indicação de que Jesus não tinha irmãos e por isso sua mãe precisou ser cuidada por um discípulo. Veja mais porquês:

Logo após a ressurreição observamos que os irmãos de Jesus têm uma mudança de postura. Já estão com a mãe seguindo a Cristo:

“Todos estes (os apóstolos) perseveravam unânimes em oração, com as mulheres, com Maria, mãe de Jesus, e com os irmãos dele” (Atos 1:14 – inclusão entre parênteses minha).

Fica muito claro que os cuidados do apóstolo João com Maria (no momento posterior a morte de Jesus) foram de natureza pontual, naquele momento específico, pois Maria já estava alguns dias depois com os filhos, (agora convertidos), servindo a Deus e sendo cuidada por eles!

Observamos também que o apóstolo João continua seu ministério e não temos mais qualquer menção de Maria, mãe de Jesus, na Bíblia.

O foco passa a ser o envio, a ordem de Cristo para a evangelização. Toda essa explicação nos mostra o carinho de Jesus pela Sua mãe, que teve um ministério abnegado e grandioso como serva do Senhor.

Mas também nos deixa claro que Maria, após o nascimento de Jesus, teve outros filhos e continuou sua vida servindo a Jesus, tendo a bênção de ver seus filhos, que antes não criam em Jesus, agora crendo e andando como servos Dele!

 


 Marco Antonio Lana (Teólogo Bíblico)

sábado, 18 de maio de 2024

Adão e Eva: Entenda o Que Pode Estar Facilitando Suas Qued

 Adão e Eva

A história de Adão e Eva e a serpente contêm diversos ensinamentos para o nosso dia-a-dia como cristãos e você com certeza não pode ficar sem entender cada uma dessas lições.

Talvez você tenha começado a ler a bíblia e ao se deparar com essa narrativa logo no comecinho já ficou com algumas dúvidas.

Eu estou aqui para ajudar você a não deixar de entender informações que podem ser valiosíssimas para sua caminhada cristã.

Leia até o final e descubra tudo o que você pode aprender sobre a história do primeiro casal, o pecado, as astutas ciladas do diabo, seu verdadeiro objetivo e o plano de salvação de Deus.

 

Cumpra com suas responsabilidades

Quando Deus criou todas as coisas ele as fez com tremenda perfeição. Até então ele só havia criado o homem e o tinha colocado no jardim do Éden. Adão tinha a missão de cuidar deste maravilhoso jardim.

Logo após isso ele já deu a sua lei para que o homem vivesse neste jardim:

E ordenou o Senhor Deus ao homem, dizendo: De toda a árvore do jardim comerás livremente,

Mas da árvore do conhecimento do bem e do mal, dela não comerás; porque no dia em que dela comeres, certamente morrerás. Gênesis 2:16,17

Logo em seguida, ao ver que o homem está só ele lhe cria uma auxiliadora a quem o próprio Adão deu o nome de Eva.

Primeira coisa que eu aprendo neste trecho é que tudo o que Deus dava ao homem vinha juntamente com uma responsabilidade.

Ele ganhou o jardim e a tarefa de cuidar do jardim. Ele ganhou uma esposa e a tarefa de cuidar dela ensinando, por exemplo, a respeito da arvore em que ela não poderia comer.

Eva ganhou um marido e a tarefa de auxiliar o marido em tudo.

Não se esqueça de que qualquer benção que você esteja pedindo a Deus você vai receber uma tarefa juntamente com ela.

Será que você já está fazendo seu dever com as coisas que Deus já lhe deu para estar pedindo outras a ele?

 

Conhecendo nosso inimigo

Ora, a serpente era mais astuta que todas as alimárias do campo que o SENHOR Deus tinha feito. […] Gênesis 3:1

Todo mundo sabe que satanás incorpora a serpente nesta história, mas como sabemos disso se o texto não cita seu nome? Por conta deste versículo:

Ele prendeu o dragão, a antiga serpente, que é o Diabo e Satanás, e amarrou-o por mil anos. Apocalipse 20:2

Uma vez perguntei a uma pessoa da minha igreja: por que o diabo ao invés de incorporar a serpente não incorporou logo o leão para devorar o casal no Éden?

Como ela não pode responder eu disse: é porque o diabo não tinha autorização para matar Adão e Eva, mas ele podia enganá-los.

Hoje em dia é assim também, o diabo tem como objetivo enganar as pessoas por meio das suas astutas ciladas como nos ensina este versículo de apocalipse:

E lançou-o no abismo, e ali o encerrou, e pôs selo sobre ele, para que não mais engane as nações, até que os mil anos se acabem. […] Apocalipse 20:3

É incrível saber que a humanidade detesta ser enganada quando faz compras na internet, por exemplo, mas é tão inocente quanto às armadilhas satânicas.

Fique esperto. O diabo não dorme em serviço.

Não diga frases clichês como: “Deus é mais” ou “o sangue de Jesus tem poder”. Isso todo mundo sabe, mas não impediu a serpente de enganar Eva. Entenda que a tarefa de não cair em tentações é sua.

 

Como o diabo nos ataca?

Em primeiro lugar ele atinge o nosso ponto fraco

Como Adão havia recebido uma ordem direta de Deus para não comer daquela árvore, o diabo preferiu enganar Eva que provavelmente aprendeu essa ordem com Adão.

Entenda que seu inimigo nunca vai tentar você com algo que não te atrai. Nessa hora você precisa se conhecer melhor.

O que atrai você? Amigos bebendo em um bar? Alguma droga? Pornografia? Dinheiro ilícito? Ídolos?

Seja o que for, saiba que seu inimigo está trabalhando para oferecer isso a você da forma mais fácil para você cair. Prepare-se espiritualmente para quando isso acontecer.

Neste caso, como o casal não tinha nenhuma natureza pecaminosa, o ponto mais fraco do casal era Eva porque, como já foi dito, ela não havia recebido a ordem direta de Deus, mas aprendeu com Adão.

Sabendo disso tome cuidado com sua família porque muitas vezes o inimigo destrói lares começando pelos mais vulneráveis, ou seja, os filhos.

Em segundo lugar ele mente quanto ao que Deus disse

Ao ser perguntado pela serpente Eva responde que a única árvore que não poderia comer é a que está no meio do jardim. Nisso a serpente lança o dardo:

Então a serpente disse à mulher: Certamente não morrereis. Porque Deus sabe que no dia em que dele comerdes se abrirão os vossos olhos, e sereis como Deus, sabendo o bem e o mal. Gênesis 3:4,5

Só com esse argumento você percebe que ele mente de duas formas:

Em primeiro lugar o diabo mente quanto às consequências. Como se ele dissesse que pecar não traz consequência alguma. Que não há juiz algum no céu e o que você faz não trará juízo nenhum.

É claro que pra fazer isso ele precisa mentir como está escrito:

[…] Ele foi homicida desde o princípio, e não se firmou na verdade, porque não há verdade nele. Quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso, e pai da mentira. João 8:44

Em segundo lugar o diabo mente dizendo que o pecado na verdade traz benefícios. Ele conta que se Eva e Adão comesse do fruto eles seriam como Deus, conhecedores do bem e do mal.

Presta atenção em todas as vezes que você caiu em uma tentação. Provavelmente antes de cair você pensou que o “benefício” do pecado parece ser maior que as suas consequências.

Entenda que sempre que você pensar assim às chances de você cair serão ainda maiores.

Vencemos as mentiras com a palavra da verdade

Outra coisa que nos faz cair em tentações é o fato de entendermos pouco a palavra de Deus.

Não se deixe iludir pelos prazeres do pecado. Eles são passageiros e frustrantes.

O verdadeiro prazer está em receber as bênçãos que Deus dá aos filhos obedientes. Acredite nisso.

 

O pecado de Adão e Eva

E viu a mulher que aquela árvore era boa para se comer, e agradável aos olhos, e árvore desejável para dar entendimento; tomou do seu fruto, e comeu, e deu também a seu marido, e ele comeu com ela. Gênesis 3:6

Ao dar ouvidos à serpente Eva começa a ver a árvore com outros olhos e de fato acreditou quando a serpente disse que ela teria conhecimento como Deus tinha.

Adão não estava presente nesse momento (como está escrito em 1Tm 2:14), mas ao receber o fruto ele não pergunta de onde ela tirou o fruto.

Você percebe então que não foi só Eva que errou. Adão a deixa sozinha e vulnerável.

Quantos casamentos não terminam quando o casal tem como costume ficar distante um do outro não é mesmo?

É triste ver que alguns casais não têm mais o prazer nem de sentar junto nos bancos da igreja.

Isso também acontece quando os pais estão distantes dos filhos. É tudo que o diabo está esperando. Não dê essa chance a ele. Fique perto de quem você ama o máximo que puder.

Além de deixa-la sozinha, ao receber o fruto ele não tem cuidado algum ao alimentar-se dele.

Pensa agora nos sermões que você escuta na sua igreja, no youtube ou até mesmo nos livros que lê ou em artigos de blog como este.

De onde eles vieram? Qual foi a inspiração desta palavra que você tem se alimentado? É bíblica?

Precisamos fazer como os irmãos de Beréia que conferiam na bíblia para ver se a pregação de Paulo e Silas vinha de uma fonte segura (Atos 17:11)

 

Ofertas mundanas

Eva caiu nos 3 tipos de oferta mundana que João menciona neste verso:

Porque tudo o que há no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não são do Pai, mas do mundo. 1 João 2:16 

  • Concupiscência da carne – E viu a mulher que aquela árvore era boa para se comer.
  •  Concupiscência dos olhos – e agradável aos olhos.
  •  Soberba da vida – árvore desejável para dar entendimento.

É isso que o mundo oferece para nos desviarmos da vontade de Deus. Esteja atento, pois o pecado sempre vem com esses adjetivos como se fosse bom, agradável e desejável; mas o que ele gera no final é a morte.

 

Efeitos imediatos após a queda de Adão e Eva

  • Vergonha

Então foram abertos os olhos de ambos, e conheceram que estavam nus; e coseram folhas de figueira, e fizeram para si aventais. Gênesis 3:7

Ao comerem o fruto proibido o casal sentiu vergonha da sua nudez. Apesar de eles estarem sozinhos e de se tratar de um casal, eles sentiram a necessidade de vestir uma roupa mesmo assim.

Esse é o resultado do pecado em nossas vidas. Sentimos vergonha, constrangimento e medo.

 

  • Natureza corrompida

Além de sentir vergonha, após a queda a natureza do homem se corrompe.

A sua inocência foi tirada e agora o pecado marca a raça humana de modo que não à possibilidade de um ser humano nascer de outro sem ter o pecado como parte da sua nova natureza corrompida e não mais perfeita como Deus havia feito.

Ninguém nasce salvo. A bíblia diz que todos pecaram e estão destituídos da glória de Deus (Rm 3:23).

Sabendo disso, não esqueça você que é pai ou mãe que você precisa desenvolver a salvação dos seus filhos.

Evangelize o seu filho até que ele de fato se converta, por que se tem uma coisa triste dentro das igrejas é saber que tantos crentes possuem filhos perdidos em casa ou as vezes congregando com seus pais.

 

  • Medo de Deus

E chamou o Senhor Deus a Adão, e disse-lhe: Onde estás? Gênesis 3:9

Deu tempo de Adão e Eva pecarem e fazer para si aventais, até que Deus aparecesse no jardim.

Adão provavelmente era acostumado a encontrar Deus imediatamente ao ouvir a voz dele, porém, dessa vez ele escolhe se esconder e vai para longe da sua presença.

É isso que acontece com alguns cristãos. Principalmente quando cometem grandes pecados. Elas preferem sair da igreja ao invés de ir a Deus clamar por misericórdia.

Medo da presença de Deus é sinal claro de uma vida de pecado como acontecerá nos últimos dias segundo escreveu João:

E diziam aos montes e aos rochedos: Caí sobre nós, e escondei-nos do rosto daquele que está assentado sobre o trono, e da ira do Cordeiro; Apocalipse 6:16

Se você tiver passando por uma situação assim, prefira clamar a misericórdia de Deus. Não deixe de ir à igreja. É lá que ele vai falar com você e ti orientar novamente para um bom caminho. Deus perdoa aqueles que reconhecem suas mazelas e clamam por sua misericórdia.

Não ir para igreja porque pecou é como não ir ao hospital por vergonha de estar doente.

 

  • Colocar a culpa nos outros

E Deus disse: Quem te mostrou que estavas nu? Comeste tu da árvore de que te ordenei que não comesses? Gênesis 3:11

Ao descobrir a falha do homem Deus começa dialogar com ele como se estivesse dando uma oportunidade para ele se arrepender e confessar sua culpa.

Então disse Adão: A mulher que me deste por companheira, ela me deu da árvore, e comi. Gênesis 3:12

Ao invés de admitir seu pecado, Adão coloca a culpa na mulher. E, além disso, ele culpa a Deus quando diz “a mulher que tu me deste”.

[…] E disse a mulher: A serpente me enganou, e eu comi. Gênesis 3:13

Nesse versículo Eva é semelhante às pessoas que culpam o diabo por seus próprios pecados. É como aquelas pessoas que culpam quem as tentou ao invés de admitir sua fraqueza diante da tentação.

É isso que muitos de nós fazemos quando vivemos uma vida de pecado colocamos a culpa em outro ao invés de assumir com humildade que errou. Culpamos as pessoas, Deus e o diabo menos a nós mesmos.

Isso já é fruto de uma natureza sem humildade diferente da natureza de Cristo que assumiu toda culpa que não tinha naquela cruz.

Perceba que toda vez que você age assim você se parece ainda menos com Cristo. Assume que errou. Admita que você é pecador se este for seu caso. Só desta forma Deus vai te perdoar.

 

Juízo divino e o objetivo de Satanás

Este diálogo do criador com suas criaturas também mostram o juízo de Deus sobre Adão e Eva. É o acerto de contas. É uma espécie de juízo final.

Fim do mundo

Um dia eu e você também vamos prestar contas de tudo o que fizemos como nos ensina Daniel:

Eu continuei olhando, até que foram postos uns tronos, e um ancião de dias se assentou; a sua veste era branca como a neve, e o cabelo da sua cabeça como a pura lã; e seu trono era de chamas de fogo, e as suas rodas de fogo ardente.

Um rio de fogo manava e saía de diante dele; milhares de milhares o serviam, e milhões de milhões assistiam diante dele; assentou-se o juízo, e abriram-se os livros. Daniel 7:9,10

A maior mentira do diabo é nos fazer pensar que nossos pecados ficarão impunes.

Ele quer que acreditemos que não exista um juiz perfeito em justiça nos céus. Ele quer que nós nos rebelemos contra nosso criador assim como ele fez com os anjos no céu (Ap 12:4).

Este é seu objetivo. Provocar uma rebelião aqui na terra assim como ele fez no céu. Sabendo disso, como você vai olhar para o pecado daqui por diante? Vai colaborar?

 

 

Castigo divino

·         Castigo sobre as serpentes

Então o Senhor Deus disse à serpente: Porquanto fizeste isto, maldita serás mais que toda a fera, e mais que todos os animais do campo; sobre o teu ventre andarás, e pó comerás todos os dias da tua vida. Gênesis 3:14

Sabe aquela história de quem se envolve no crime também é preso mesmo que não tenha cometido o crime? Isso também acontece aqui. A serpente, ou seja, o animal em si sofre o castigo de Deus por ter sido incorporada por satanás.

É possível que antes disto as serpentes tinham patas ou asas ou algo deste tipo porque somente após esse episódio é que elas começam a se arrastar pela terra.

 

·         Castigo sobre satanás

E porei inimizade entre ti e a mulher, e entre a tua semente e a sua semente; esta te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar. Gênesis 3:15

Aqui já temos uma primeira menção do que vão acontecer no futuro entre a igreja (mulher), sua semente (Cristo) e satanás. Aqui já está proclamada uma perseguição de satanás contra a igreja de Cristo.

Também está profetizado que Cristo pisará a cabeça de satanás demonstrando assim sua superioridade sobre o inimigo de nossas almas.

Satanás já foi derrotado quando Cristo foi pregado naquela cruz. Ele não pode mais nos acusar, pois o preço pela nossa culpa já foi pago. Basta apenas que creiamos que o sacrifício de Cristo é suficiente para nossa salvação.

Se você crê nisto Deus te fará vitorioso sobre qualquer cilada do inimigo e não te condenará no juízo final.

Eu já escrevi um artigo sobre o evangelho de Jesus Cristo. Caso tenha interesse em se aprofundar neste assunto clique no link: O que é evangelho? – Se Não foi Este Evangelho que Você Aprendeu Você Pode Ainda Estar Perdido

 

·         Castigo sobre a mulher

E à mulher disse: Multiplicarei grandemente a tua dor, e a tua conceição; com dor darás à luz filhos; e o teu desejo será para o teu marido, e ele te dominará. Gênesis 3:16

Se você é mulher e já teve filho sabe o sofrimento que é dar a luz a uma criança. Se você não teve filhos, no dia que sentir esta dor lembre-se daquilo que aconteceu no Éden. Lembre-se que não há pecado que fique impune.

Outra consequência é em relação ao papel da mulher no casamento. A submissão da mulher à liderança do homem que era algo tranquilo agora passa a ser algo difícil e não mais natural como era antes da queda.

Vós, mulheres, sujeitai-vos a vossos maridos, como ao Senhor; Efésios 5:22

O apóstolo Paulo repete este ensinamento porque sabe que isso não é mais natural. Se você é mulher tenha humildade de se submeter ao seu marido.

É só assim que você estará de acordo com aquilo que Deus ensina na sua palavra. Não seja teimosa como Eva foi.

 

·         Castigo sobre a terra

E a Adão disse: Porquanto destes ouvidos à voz de tua mulher, e comeste da árvore de que te ordenei, dizendo: Não comerás dela, maldita é a terra por causa de ti; […] Gênesis 3:17

Por conta do pecado de Adão toda terra foi amaldiçoada, pois ele era o responsável por ela.

Toda natureza foi afetada pelo pecado do homem de modo que fica nítido o poder que o pecado tem. Inclusive o mesmo afetará toda vida animal do planeta terra, a vida dos filhos de Adão e Eva e toda humanidade a partir daí.

Quando você cai tudo aquilo que está sob seu cuidado é comprometido. É por isso que muitas famílias se perdem. O pecado dos pais e a sua negligência quanto ao cuidado dos filhos fazem com que seu casamento e projetos familiares fracassem.

Não esqueça disso principalmente você que tem família ou que deseja ter uma.

 

·         Castigo sobre o homem

[…] com dor comerás dela todos os dias da tua vida. Gênesis 3:17

Desde o éden, a obrigação de prover sustento para a família é do homem. Como punição do seu pecado o homem não terá mais um prazer completo no seu trabalho.

Pode ver que mesmo as pessoas que são mais bem sucedidas financeiramente têm como parte disso passar por situações desagradáveis e desgastantes no trabalho.

Apenas no céu o trabalho será um prazer. Claro que isso não é desculpa para não irmos atrás dos nossos sonhos, mas não espere alegria e satisfação completa trabalhando aqui na terra.

 

·         Consequência final: a morte

No suor do teu rosto comerás o teu pão, até que te tornes à terra; porque dela foste tomado; porquanto és pó e em pó te tornarás. Gênesis 3:19

A última consequência de nossas mazelas é a morte. A serpente mentiu que o casal não morreria ao comer do fruto. Eles foram enganados e hoje em dia a serpente continua enganando pessoas.

Tem gente que pensa que por Cristo morrer na cruz, todos estão salvos. Bastando apenas nos vivermos uma vida arrastada até que ele venha.

Não caia nessa cilada. Nem todos são salvos, na verdade, a maioria não é.

Muitos estão enganados achando que cristianismo é uma vida de aparências com diversos pecados ocultos onde não há desejo nenhum de renunciá-los. Não esqueça o que Paulo nos ensina no verso seguinte:

Mortificai, pois, os vossos membros, que estão sobre a terra: a fornicação, a impureza, a afeição desordenada, a vil concupiscência, e a avareza, que é idolatria; Pelas quais coisas vem a ira de Deus sobre os filhos da desobediência; Colossenses 3:5,6

O salvo não é uma pessoa que parou de pecar, mas sim uma pessoa que parou de gostar de pecar. Por conta disso ele fará de tudo para abandonar todos os seus pecados.

 

O plano de salvação

O Senhor Deus vestiu Adão e Eva com peles de animais. Gênesis 3:21

Adão e Eva fizeram roupas para cobrir sua nudez. Apesar disso Deus mata um animal e com sua pele faz roupas melhores para os dois manifestando assim a sua graça, o seu favor imerecido.

É como se o homem quisesse tentar cobrir suas próprias culpas, mas Deus intervisse e o mostrasse que para se livrar desta vergonha ele precisaria depender do seu Criador.

Deus cobriu a culpa do casal matando um animal simbolizando desde já o sacrifício de Cristo naquela cruz.

Eu e você não precisamos mais andar envergonhados, sozinhos e tristes. Deus Pai já providenciou seu Filho como sacrifício perfeito.

Não viva com remorso do passado. Arrependimento é diferente de remorso. Apenas se arrependa e creia naquele sacrifício e seja livre dessa culpa para sempre, amém.

O que dá pra aprender com Adão e Eva resumidamente?

Em poucas palavras com a história de Adão e Eva resumida, o que eu não devo fazer?

·         Não seja um marido ausente, uma esposa ausente ou filho que não tem prazer de andar com seus pais. A serpente se aproveita das distâncias das pessoas entre elas mesmas e Deus.

·         Não deixe de estudar a palavra para não acabar acreditando nas mentiras de satanás. Hoje ele não usa uma serpente, mas vai usar seu amigo, colega de trabalho, sua vizinha ou qualquer pessoa que não se interesse pela vontade de Deus.

·         Não facilite sua queda. A árvore sempre esteve no meio do jardim. Eva, porém, após ouvir a serpente começou a ver a árvore de forma diferente e a desejou antes de possuí-la. Não fique próximo de coisas ou pessoas que podem te levar ao pecado.

·         Se cair, não evite os irmãos e à igreja. Seja humilde e peça ajuda.

·         Ao falar com Deus não culpe ninguém, nem mesmo o diabo. Admita toda culpa com humildade. É desta forma que ele verá sinceridade no seu coração e te perdoará.

·         Não esqueça que o salário do pecado é a morte e que um dia você será julgado por Deus. Deus é amor, mas é justiça também. Sabendo que você será julgado você não pode aceitar o pecado na sua vida como algo normal de jeito nenhum.

·         Se caso você não for cristão eu convido você a buscar a Cristo de todo coração orando, estudando sua palavra e procurando uma igreja bíblica para congregar.